Pular para o conteúdo

08/06/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 08 de junho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.678


IBGE: Os resultados da produção animal no 1º trimestre de 2022

No 1º trimestre de 2022, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 5,90 bilhões de litros, equivalente à redução de 10,3% em relação ao 1° trimestre de 2021, e decréscimo de 9,3% em comparação com o trimestre imediatamente anterior. No Gráfico 1 é possível perceber um comportamento cíclico no setor leiteiro, em que os 1° trimestres regularmente apresentam queda de produção em relação ao último período de cada ano. Porém, a diferença entre o produto captado entre o 4º e o 1º trimestres é a maior registrada na série histórica da Pesquisa, iniciada em 1997. Janeiro foi o mês de maior captação, com 2,08 bilhões de litros, 11,3% a menos do que o registrado no mesmo mês do ano anterior. O segmento foi impactado pelos altos custos de produção, tanto na alimentação dos animais, quanto da energia elétrica e combustíveis, combinados
com a dificuldade no repasse destes devido à demanda enfraquecida. A ocorrência de secas na Região Sul também contribuiu para pior qualidade das pastagens e queda na oferta de grãos, influenciando na redução da produção.A Região Sudeste apresentou a maior proporção na captação de leite cru, 38,4% do total, seguida pelas Regiões Sul (38,1%), Centro-Oeste (11,5%), Nordeste (8,3%) e Norte (3,7%).  

No comparativo do 1º trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021, o decréscimo de 678,01 milhões de litros de leite captados em nível nacional é proveniente de reduções registradas em 19 das 26 UFs participantes da Pesquisa Trimestral do Leite. Em nível de Unidades da Federação, as variações negativas mais significativas ocorreram em: Goiás (-160,15 milhões de litros), Minas Gerais (-158,73 milhões de litros), Rio Grande do Sul (-100,77 milhões de litros), Paraná (-73,06 milhões de litros), São Paulo (-64,26 milhões de litros) e Santa Catarina (-57,71 milhões de litros). Em compensação, os acréscimos mais relevantes ocorreram em Sergipe (+20,07 milhões de litros), Ceará (+11,44 milhões de litros) e Pernambuco (+9,94 milhões de litros). Minas Gerais continuou liderando o ranking de aquisição de leite, com 25,5% da captação nacional, seguida por Paraná (13,8%) e Rio Grande do Sul (12,5%). 

Fonte: IBGE

 

Mapa apresenta programa para redução da emissão de carbono no agro
 
Na segunda-feira (06/06), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes no Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
 
O objetivo do programa, que será lançado em breve pelo Mapa, é estimular as reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos agropecuários, por meio do uso de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária.
 
Baseado em três eixos (mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono), o Programa irá reconhecer os produtores rurais brasileiros pelo trabalho que já vêm realizando para garantir a sustentabilidade dos produtos. “Se essas ações já são consagradas na agropecuária brasileira, por que os produtores não podem ser remunerados por isso? Por que não podemos ter a confiança dos nossos consumidores, sabendo que aquele produto que eles vêem no mercado tem todo um trabalho científico brasileiro o subsidiando?”, explicou a coordenadora-geral de de Produção Animal do Mapa, Marcella Teixeira.
 
De Brasília, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou da abertura do evento por videoconferência, falando sobre a importância de garantir a segurança alimentar com sustentabilidade. “O Brasil é uma potência agroambiental. Com programas extremamente importantes, o Brasil é peça chave neste contexto. Outro ponto é a segurança alimentar, que precisa estar acompanhada de projetos e processos que garantam a sustentabilidade. Por isso esse evento é muito importante”, disse o ministro.
 
A diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Fabiana Villa Alves, também representou o Mapa falando sobre a Agenda de Metano na Agropecuária. Em 2021, o Brasil foi uma das nações que aderiram ao compromisso global para redução das emissões de metano durante a COP 26, em Glasgow.
 
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Fernando Camargo, explicou que a agropecuária é parte da solução e não do problema das mudanças climáticas. “A agropecuária brasileira tem tecnologias e o nosso Programa ABC+: Agricultura de baixa emissão de Carbono, para mitigar gases de efeito estufa e, mais do que isso, remover carbono da atmosfera e fixar no solo”, disse.
 
O evento contou com a presença de autoridades públicas, acadêmicos, especialistas do setor privado, produtores e representantes da sociedade civil. 
 
Plano ABC+
O Plano ABC+ é a segunda etapa do Plano ABC, que foi realizado entre 2010 e 2020, e trouxe resultados para além do previsto, mitigando cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente em uma área de 52 milhões de hectares, superada em 46,5% em relação à meta estabelecida. Com base em comprovações científicas, a atuação do ABC+ foi ampliada para reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas até 2030 a partir de oito tecnologias: recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, sistemas de integração, florestas plantadas, sistemas irrigados, bioinsumos, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva.  Para avançar na conservação do meio ambiente enquanto produz, o foco é uma abordagem integrada da paisagem das áreas produtivas, o que consiste em olhar a propriedade não apenas como produtora de alimentos, mas levando em consideração toda a sua paisagem ao redor de forma sistêmica com o cumprimento ao Código Florestal; a saúde do solo; a conservação de água e de toda a biodiversidade. Assim, a abordagem integrada ainda possibilita a valoração econômica dos serviços ambientais gerados pelos ecossistemas durante a produção agropecuária e também se presta ao equacionamento do ambiente rural, especialmente em relação ao ordenamento do território. Os valores estabelecidos como meta para esta década são adicionais aos já atingidos pelo ABC, que devem ser mantidos. (Mapa)
 
  
Piracanjuba Health e Nutrition apresenta novidades no Ganepão 2022
 
Piracanjuba - Nos dias 8 e 9 de junho, a Piracanjuba Health & Nutrition é presença confirmada no Ganepão 2022, um encontro exclusivo dos profissionais de nutrição, que acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
 
Além da linha excellence e do Leite Piracanjuba A2 de caixinha, apresentados ao mercado no mês passado, o estande também reforçará as opções da marca com a linha Zero Lactose, os produtos Piracanjuba Whey e Whey + Protein e o Imunoday.
 
Para levar informações relevantes aos participantes, os médicos Tulio Konstantyner e Fernanda Luísa Ceragioli Oliveira ministrarão simpósio exclusivo no evento, a convite da Piracanjuba. Com o tema "Micronutrientes na primeira infância: recomendações e manejo de casos clínicos", os especialistas apresentarão evidências científicas sobre a importância da alimentação para o desenvolvimento infantil. “O público do Ganepão tem grande valor para a Piracanjuba, afinal nosso portfólio conta com produtos de qualidade, que atendem diferentes necessidades dos consumidores. Inclusive, acabamos de entrar no mercado infantil, com a marca excellence, e será uma oportunidade de apresentar a linha para os profissionais presentes”, comenta a Gerente de Marketing, Lisiane Campos.
 
Considerado um dos maiores congressos de nutrição da América Latina, a organização do evento optou pelo formato híbrido para contemplar o público, portanto, além dos encontros presenciais nos dias 8 e 9 de junho o evento continuará sua programação, na versão on-line, nos dias 10 e 11 de junho.
 
Últimos lançamentos
Quem passar pelo estande da empresa vai poder conhecer o primeiro Leite A2 de caixinha do mercado, proveniente de vacas com genética diferenciada e de fácil digestibilidade.  “Extraído de vacas com genótipo A2A2, o Piracanjuba A2 não causa desconforto abdominal em função da ausência do peptídeo BCM-7 (betacasomorfina-7) na proteína do leite. O lançamento possui a mesma composição nutricional do leite convencional, ou seja, ambos são fontes ricas em proteína e cálcio” esclarece Lisiane. O Leite Piracanjuba A2 é ultrapasteurizado (UHT) e tem validade de 5 meses.
 
Outra novidade apresentada recentemente e que poderá ser conferida no evento é a linha Piracanjuba excellence, que contempla a bebida pronta para consumo Piracanjuba excellence e o Composto Piracanjuba excellence. Indicada para a idade pré-escolar, a bebida é segura e prática para alimentar as crianças em qualquer local. Possui 23 vitaminas e minerais, e oferece variados benefícios, afinal, é nutricionalmente equilibrada, com presença dos minerais ferro e zinco (quelato), que facilitam a absorção pelo organismo.
 
Vendido em embalagem reciclável e estéril Tetra Pak 200 ml, o produto dispensa diluição e uso de utensílios. “A bebida é uma ótima alternativa para os momentos fora de casa, afinal, proporciona praticidade e segurança para complementar a alimentação, com menor risco de contaminação, já que dispensa o uso de água para dissolução”, explica a Gerente.
 
Já o Composto Piracanjuba excellence conta com 23 vitaminas e minerais, é rico em Vitaminas A, B1, B2, B6, B12, K, Niacina, Ácido Fólico, Biotina e Colina, que fornecem energia e contribuem com o desenvolvimento e crescimento das crianças; e fonte de Minerais: Cálcio, Zinco, Ferro, Fósforo, Cobre, Selênio, Magnésio, Manganês e Iodo, que ajudam na defesa e crescimento.
 
Os últimos lançamentos Piracanjuba já estão disponíveis no canal farma e nos maiores e-commerces nacionais. Em breve, também poderão ser encontrados nas grandes redes de supermercado. (Assessoria De Imprensa Piracanjuba)

Jogo Rápido 

Consulta Pública - Regulamento da Inspeção de Produtos de Origem Vegetal
Foi lançada consulta pública referente ao Regulamento da Inspeção de Produtos de Origem Vegetal que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, na forma do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. Submete à Consulta Pública a Minuta do Regulamento da Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, na forma do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. Início: 24/05/2022 Término: 22/08/2022. Acesse a Portaria SDA n° 578, de 13 de maio de 2022 clicando aqui. (MAPA)
 

 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *