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27/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  27 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.489


Estudo aponta mudanças no comportamento de consumo do brasileiro
 
A viagem dos sonhos, os planos de casamento, o happy hour com os amigos e tantos outros projetos que tiveram que ficar parados por conta da pandemia dão indícios de retorno. Consumo em bares, cinemas, parques, combustíveis, pedágios e até multas de trânsito voltaram a crescer, conforme aponta o terceiro relatório de Análise do Comportamento de Consumo do Itaú Unibanco, relativo ao segundo trimestre deste ano. Outros segmentos como o de viagens e hotelaria também estão em aquecimento, indicando que o brasileiro está retomando a rotina, em modo “novo normal”. Com os aprendizados de convívio neste contexto, a vacinação em curso e a flexibilização das medidas de isolamento social, o comércio se mostra em recuperação.
 
O turismo, que teve queda de 90% no faturamento no pior momento da pandemia, está entre os ramos que iniciam esse processo de retorno, com crescimento de 257,3% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. As companhias aéreas e o setor hoteleiro, considerando hotéis, motéis e pousadas, foram os que mais se destacaram e registraram um aumento três vezes maior do que no ano anterior, com crescimento de 237,1% e 255,8% respectivamente. Apesar deste desempenho, é importante ressaltar que o consumo no setor ainda está abaixo dos patamares pré-pandemia. Também chama a atenção o setor de casamentos. Se em 2020 os planos dos noivos foram frustrados, em 2021 as pessoas estão saindo do isolamento para o altar. A celebração voltou a ser destaque no segundo trimestre de 2021, mesmo que de forma adaptada às novas condições sanitárias.
 
As agências matrimoniais e buffets tiveram crescimento de 97,4% no faturamento, na comparação com o mesmo intervalo de 2020. Mas, na comparação com 2019, houve queda de 51% – cenário que pode indicar represamento da demanda devido às restrições do isolamento social que, em certa medida, ainda vigoram. Com a volta das cerimônias, segmentos como aluguéis de roupa e joalherias foram impactados positivamente e tiveram crescimento de 214,9% e 129,9%, respectivamente.
 
Mais lazer e bem-estar
As pessoas se cuidaram e se divertiram mais no período visado pelo estudo. O consumo relacionado às atividades de bem-estar, como spas, centros estéticos, massagistas e manicure, tiveram aumento de 90,7% no segundo trimestre, ante igual intervalo de 2020. Os bares, tão prejudicados pela pandemia, voltaram a ver as suas mesas mais animadas e tiveram crescimento de 153,5%, sinalizando aceleração do setor. Destaque também para o segmento de lazer, considerando clubes, cinema, teatro, boliche, sinuca, além de parques e escolas de dança. Nesse setor, houve crescimento de 176,6% no faturamento, no segundo trimestre de 2021, na comparação com igual período de 2020. Outro segmento que indica retomada é o de locomoção e transporte (transporte de passageiros, postos de combustíveis, recarga de cartões como o Bilhete Único, multas de trânsito, estacionamentos e pedágios), que apresentou aumento de 98,4% no segundo trimestre deste ano, com relação ao ano anterior. Mais uma constatação está relacionada aos serviços de mudança, que tiveram salto de 67,1% – o que sugere que as pessoas estão buscando residências com mais espaço e/ou conforto, para um home office mais agradável.
 
Datas especiais
No feriado de Tiradentes, os dados indicam que as pessoas buscaram mais lazer. O grande destaque foi para o setor de hotéis, motéis e pousadas, com crescimento de 381,5% na comparação com a semana da data no ano anterior, e o aluguel de automóveis, que teve aumento de 142,1%. No Dia das Mães deste ano, a maioria dos filhos e maridos optou por presentear com itens de docerias e floriculturas.
 
Estes setores viram seu faturamento crescer 126,7% e 64,8%, respectivamente, nas compras realizadas no dia da celebração, em comparação à mesma data do ano anterior. Já no Dia dos Namorados, que este ano caiu em um sábado, restaurantes apontaram aumento de 142% e lojas de presentes e joalherias um crescimento de 45,6%.
 
Compras no ambiente físico voltam a crescer
Com o relaxamento das medidas de isolamento social, as compras realizadas fisicamente no segundo trimestre do ano voltaram a crescer e representaram 78,9% das transações, contra 21,1% no online. Na comparação com igual intervalo do ano anterior, houve um crescimento de 47,2% nas compras efetuadas no ambiente físico, e 43,2% no online – em faturamento. No ambiente físico, os segmentos que apresentaram maior crescimento no segundo trimestre de 2021 foram os atacadistas – com um aumento de 35,4% ante 2020 e lojas de materiais de construção – com elevação de 31,6% na comparação com 2020.
 
Vestuário e lojas de departamento apontaram recuperação neste período do estudo. Enquanto vestuário teve queda de 67,6% em 2020 ante 2019, na comparação de 2020 com 2021 apresentou crescimento de 162,1%. Por sua vez, as lojas de departamento, que tiveram decréscimo de 33,7% em 2020 com relação a 2019, apontaram aumento de 40,2% na comparação de 2021 ante 2020.
 
Itens de saúde, bem-estar e pet lideram na internet
Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos físicos, as compras online entraram na rotina de muitos brasileiros e se mantêm em um patamar significativo: 21,1% das aquisições foram realizadas nesta modalidade. O valor transacionado no consumo online no segundo trimestre de 2021 teve um crescimento de 43,2%, na comparação com igual período de 2020. Dentre as compras online, no segundo trimestre de 2021 sobressaem os setores de saúde, bem-estar e veterinários: o crescimento foi de 97,3% na comparação com igual período de 2020.
 
Já em relação ao mesmo intervalo de 2020 ante 2019, o aumento foi de 55,6%. Além de alimentação, que apontou um salto: de 38,2% ante 2020 e de 516,7% na comparação do segundo trimestre de 2020 com mesmo intervalo de 2019. Ainda no online, outro destaque positivo da análise vai para os segmentos de turismo e transportes, que, apesar de não terem voltado aos patamares pré-pandemia, mostram recuperação.
 
O setor de turismo, que apresentou queda de 85,2% em 2020 ante 2019, apontou crescimento de 269,1% em 2021 com relação ao segundo trimestre de 2020. E o de locomoção e transportes, que teve diminuição de 58,9% em 2020 na comparação com igual período de 2019, mostrou aumento de 92% em 2021 ante 2020. O crescimento de jovens da geração Z (nascidos entre 2000 e 2010) que adotaram a modalidade online no segundo trimestre de 2021, na comparação com igual período de 2020, foi de 177,3% (54,1% homens; 45,9%, mulheres). Destaque também para a geração X, com aumento de 34% (52,1% mulheres; 47,9% homens). As mulheres foram as que mais se digitalizaram e transacionaram no online, considerando todas as gerações. O aumento mais significativo foi na geração Z: garotas nessa faixa etária aumentaram em 180% os seus gastos no online; e os garotos, 175%. (Fonte: Newtrade)
 

Parque Assis Brasil inicia venda de ingressos para 44ª Expointer

O Parque de Exposições Assis Brasil abriu, na noite desta quinta-feira (26), a comercialização on-line dos ingressos para a 44ª Expointer. A feira ocorre de 4 a 12 de setembro, em Esteio. O interessado deve acessar o site oficial da Expointer – expointer.rs.gov.br – e entrar na seção “Ingressos aqui”. A partir disso, basta clicar em “Compre aqui” para ser direcionado à plataforma de venda dos bilhetes de pedestre e de estacionamento. A comercialização ficará ativa até o último dia do evento. Será disponibilizado o limite de 15 mil ingressos de visitantes por dia.

Cada pessoa ou empresa poderá adquirir até 10 bilhetes por dia de feira. Todos os ingressos terão que estar vinculados a um CPF. Empreendimentos que desejarem adquirir um número maior de acessos deverão contatar a empresa contratada para a gestão da bilheteria – Impacto Vento Norte Produções Técnicas – por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponível na plataforma. Depois de comprar os ingressos com CNPJ, a empresa precisará solicitar que cada colaborador insira o CPF e demais dados na plataforma para gerar os acessos ao parque.

O pagamento pode ser feito com cartão, Pix ou boleto, com opção de parcelamento. Se escolher boleto, no dia útil seguinte à efetuação do pagamento, a pessoa deve voltar ao site para inserir seus dados e gerar o QR Code que será usado para a entrada na feira.

Este processo é concluído após o visitante preencher um questionário, respondendo nome, sexo, data de nascimento, município de residência, telefone e e-mail. Terá que informar ainda se já fez uma ou duas doses da vacina contra Covid-19, embora a vacinação não seja obrigatória para a participação no evento. Para confirmar a compra, terá que assinalar a declaração de que cumprirá todos os protocolos sanitários previstos e que não comparecerá à feira se tiver apresentado sintomas gripais ou tido contato com casos suspeitos em até 10 dias antes do evento.

O QR code gerado na compra on-line terá que ser apresentado nos portões de acesso a pedestre (2) e de estacionamento (15). Além do QR code, para entrar no evento a pessoa deverá usar máscara e terá sua temperatura verificada nas tendas de triagem. Os portões do parque ficarão abertos das 8h às 19h30.

Valores

Os bilhetes terão o valor de R$ 13 e R$ 6 (meia-entrada para idosos e estudantes). Estacionamento de visitante custará R$ 32 ao dia e camping para expositores de animais R$ 280 (valor referente a todo o período). O pagamento do estacionamento não dá direito ao ingresso do motorista. A vaga de estacionamento precisa ser gerada na plataforma on-line ou no posto de atendimento do local.

O cancelamento da compra do ingresso tem que ser feito 24 horas antes do dia de acesso ao parque para ressarcimento. (Expointer)

A próxima semana terá pouca umidade e temperaturas amenas na maior parte do RS

O Boletim Integrado Agrometeorológico nº 34/2021, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, prevê pouca chuva e temperaturas amenas para o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (27), o predomínio de uma massa de ar seco e frio manterá as temperaturas baixas ao amanhecer, com sol e poucas nuvens em todas as regiões. No sábado (28) e domingo (29), o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, e somente no setor Nordeste a circulação de umidade do mar para o continente deve provocar chuvas fracas e isoladas.

Entre a segunda (30/8) e a quarta-feira (01/9) o tempo firme vai predominar, com temperaturas próximas de 30 °C na maioria das regiões.

Os volumes previstos serão baixos e inferiores a 10 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Somente no Planalto, Região Metropolitana, Serra do Nordeste e no Litoral Norte os totais deverão oscilar entre 15 e 35 mm.

Veja aqui a situação das culturas de trigo, milho e fumo: Boletim Integrado Agrometeorológico nº 34/2021. (SEAPDR)


Jogo Rápido

Secretário-executivo do Sindilat fala sobre valor de referência do leite em entrevista ao Canal Rural

Em entrevista ao Canal Rural nesta semana, o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, abordou o aumento no valor de referência do leite para agosto no Rio Grande do Sul, que atingiu R$ 1,7159. Confira a entrevista completa: https://www.canalrural.com.br/noticias/leite-chega-a-r-17-em-ano-de-safra-contida-no-rs/. (Canal Rural)


 

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