Pular para o conteúdo

29/07/2021

Newsletter Sindilat_RS

 

Porto Alegre,  29 de julho de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.467


Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 29 de julho de 2021 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de junho de 2021 e a projeção dos valores de referência para o mês de julho de 2021. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)


ESPECIAL GEADAS/CEPEA: PESQUISADORES DO CEPEA AVALIAM IMPACTOS DAS GEADAS

De modo geral, as geadas afetam a alimentação do rebanho. O fenômeno causa o crestamento (queima da parte vegetativa) das pastagens, além de diminuir consideravelmente a qualidade da alimentação volumosa, que já vinha limitada devido ao tempo seco.
 
Após as geadas registradas em grande parte do Brasil nas últimas semanas, pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avaliam no texto a seguir os possíveis impactos causados pelas baixas temperaturas. Confira:
 
MILHO: As preocupações com o clima nas regiões produtoras de milho no Brasil têm impulsionado as cotações do cereal, visto que as recentes geadas e as previsões de nova frente fria podem reduzir o potencial produtivo das lavouras. Neste contexto, vendedores brasileiros estão reticentes em negociar a preços menores, reduzindo a liquidez interna. Além disso, no Brasil, produtores voltam as atenções à colheita da segunda safra 2020/21, que segue atrasada em relação à temporada anterior em todas as regiões produtoras. Assim, agricultores priorizam as entregas dos lotes negociados antecipadamente, aguardando o avanço da colheita para contabilizar as possíveis perdas de produtividade.
 
LEITE: De modo geral, as geadas afetam a alimentação do rebanho. O fenômeno causa o crestamento (queima da parte vegetativa) das pastagens, além de diminuir consideravelmente a qualidade da alimentação volumosa, que já vinha limitada devido ao tempo seco. Vale mencionar que as geadas também provocam danos à aveia, forragem de inverno bastante utilizada no Sul do Brasil nesta época e muito importante para manter os níveis de produção do leite. Com a alimentação volumosa prejudicada, a atividade fica mais dependente do concentrado, que também vem registrando custos altos – o milho vem se valorizando devido aos danos provocados pelo clima adverso. Esse cenário deve afetar o volume de produção do leite nos próximos períodos. (Edairy)
 
 
 
 
 
Reconhecer a importância dos lácteos é vital, disse o presidente da IDF
O presidente da Federação Internacional de Lácteos (IDF), Piercristiano Brazzale, enfatizou o papel vital dos laticínios nas dietas saudáveis e sustentáveis antes da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que está sendo realizada na Itália entre 26 e 28 de julho de 2021.

A Pré-Cúpula da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU definirá o cenário para o evento global culminante em setembro, reunindo diversos atores de todo o mundo para alavancar o poder dos sistemas alimentares para gerar progresso em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
Todos os atores dos sistemas alimentares e os líderes mundiais devem se concentrar no desafio de fornecer alimentos nutritivos a milhões de pessoas famintas em todo o mundo, incluindo crianças cujo desenvolvimento e futuro dependem da segurança nutricional.
 
A Pré-Cúpula, o pré-evento da Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, visa apresentar as mais recentes abordagens científicas e baseadas em evidências para a transformação dos sistemas alimentares em todo o mundo, lançar um conjunto de novos compromissos por meio de coalizões de ação e mobilizar novos financiamentos e parcerias.
 
Tudo isso será alcançado promovendo o engajamento diversificado de todos os quadrantes para descobrir a mais ampla gama de soluções e ter o máximo impacto, juntos. A IDF e seus membros estão ativamente envolvidos no processo.
Reconhecendo o papel vital do setor de lácteos
 
O leite é uma parte importante de dietas saudáveis e balanceadas, e a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU oferece a oportunidade perfeita para espalhar a palavra. É uma oportunidade para o setor de laticínios global e a IDF promoverem sua contribuiçãO para combater a fome e todas as formas de desnutrição; para mostrar as ações do nosso setor em todos os aspectos da sustentabilidade; para apoiar a importância da ciência e da inovação, bem como o papel significativo da segurança alimentar.
 
Participando do evento em nome do setor global de lácteos como um delegado do setor privado, o presidente da IDF, Piercristiano Brazzale, disse:
 
“O setor de laticínios apoia esforços para melhorar os sistemas alimentares para nutrir a crescente população mundial com dietas saudáveis produzidas de forma sustentável. Estou ansioso para contribuir com a discussão que estabelecerá as bases para uma Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU baseada na ciência, inclusiva, equilibrada e produtiva, que reconheça o importante papel dos alimentos de origem animal nas dietas.”
 
Lançando novas ações ousadas para alimentos
É vital, de acordo com o Sr. Brazzale, que avaliemos completamente os muitos benefícios dos alimentos de origem animal, como laticínios, ao considerar futuras dietas.
 
“Para atender às necessidades de nutrientes e proteínas de uma crescente população global sem sobrecarregar o planeta, os animais e as plantas não devem ser vistos como entidades concorrentes, mas sim como fontes de alimentos simbióticos que fornecem diferentes benefícios nutricionais e ambientais. Os alimentos lácteos são nutricionalmente benéficos, ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e culturalmente aceitáveis. Os laticínios precisam fazer parte das novas ações e estratégias ousadas para o cumprimento dos ODS. ”
A contribuição vital dos lácteos em todas as trilhas de ação
A pré-cúpula oferece uma oportunidade de chamar a atenção para o leite e aumentar a conscientização sobre o papel dos laticínios em dietas saudáveis, produção de alimentos responsável e apoio aos meios de subsistência e às comunidades.
 
Isso é apoiado por dados da FAO que mostram que o sustento de mais de um bilhão de pessoas é apoiado pelo setor de laticínios e que os laticínios são consumidos por mais de seis bilhões de pessoas em todo o mundo. Os programas de leite escolar implementados em todo o mundo tem alimentado mais de 160 milhões de crianças por vários anos.
 
A IDF está apoiando sessões afiliadas sobre: Elevando a Ambição Climática para o Setor Agrícola Global: Uma Abordagem do Laticínio; Proteínas sustentáveis para todos; Alimentando o futuro: inovações globais em proteína animal sustentável; e promoção da inocuidade dos alimentos para cumprir a agenda dos ODS para 2030.
Para obter mais informações sobre o trabalho da IDF em sustentabilidade e como os laticínios contribuem para as metas de desenvolvimento sustentável, visite o site da IDF. (As informações são da IDF, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

 

Jogo Rápido  

Santa Clara é agraciada pela 11ª vez em Queijos no Top Of Mind
A qualidade dos Queijos Santa Clara é destaque pelo 11º ano consecutivo no Top Of Mind, pesquisa realizada pela Revista Amanhã. Desde a inclusão da categoria, a Cooperativa é campeã invicta em Queijos. Em 2021, os Queijos Santa Clara lideram com 31,4% das citações dos entrevistados, com percentual superior as demais marcas. A Cooperativa também aparece entre as mais lembradas da categoria Leite. Nesta edição, a pesquisa foi realizada com 1.200 consumidores do Rio Grande do Sul com variáveis de sexo, classe social e idade. A premiação dos Top Of Mind 2021 ocorreu ontem, 27 de julho, em um evento on-line. O evento pode ser assistido no Canal do Grupo Amanhã no Youtube clicando aqui. (Santa Clara)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *