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19/04/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 19 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.446


Entidades argentinas do agronegócio criticam medidas para conter inflação

De acordo com as principais entidades, o excesso de emissão monetária é a principal causa da alta dos preços

A Mesa de Enlace, grupo que reúne as principais entidades agrícolas da Argentina, divulgou comunicado em que critica as medidas do governo do país para conter a alta de preços. Segundo a entidade, os instrumentos “já foram implementados no passado recente com resultados contraproducentes para a produção, a atividade e o emprego”.

De acordo com a Mesa de Enlace, a alta de preços não ocorre por causa da exportação de alimentos, e sim em decorrência do excesso de emissão monetária “em consequência de gastos públicos galopantes e de baixa qualidade, por sua vez produto de um Estado superdimensionado e ineficaz”.

Os representantes do setor rural afirmam que o necessário agora é gerar expectativas positivas sobre a produção e o investimento, e não causar burocracia com instrumentos “já fracassados”.

Entre as medidas anunciadas pelo governo argentino, estão o aumento na restrição para exportações de carne bovina e novos acordos para venda de proteínas a preços acessíveis.

O anúncio foi feito pouco depois da divulgação de dados que mostraram a inflação de 4,8% no país em março na comparação com o mês anterior, maior marca no governo do presidente Alberto Fernández.

Para a Mesa Enlace, “é alarmante que o governo siga trilhando caminhos errados, tomando medidas sem consultar e que só aprofundam a difícil situação pela qual passamos”. De acordo com o grupo, “essa situação é afetada pela pandemia e pelos problemas que surgem da política econômica errática do governo, como a inflação, a falta de financiamento e os altos custos de produção”. (Canal Rural)


Comércio global de lácteos cresce em 2020

O comércio global de produtos lácteos aumentou 2,8% em 2020, apesar do impacto que a pandemia teve nos mercados e nas economias, conforme o último relatório da Eucolait. O desempenho entre as diferentes categorias de produtos foi misto.

O comércio de queijo, leite em pó integral e soro em pó aumentou. As exportações globais de manteiga e leite em pó desnatado caíram no ano, mas isso se deveu aos altos volumes sendo comercializados em 2019.

A União Europeia (UE) + Reino Unido foi o maior bloco exportador, respondendo por 31% dos volumes de exportação em leite equivalente. A Nova Zelândia e os Estados Unidos são o segundo e o terceiro maiores exportadores, respectivamente. A China foi o maior mercado importador, impulsionado pela recuperação da demanda por soro em pó após uma queda em 2019.

Queijo: O comércio global de queijos cresceu 2% em 2020, com as exportações da UE + Reino Unido crescendo 7%. As exportações de queijo da UE + Reino Unido para o Japão aumentaram 13%, auxiliadas por um novo acordo comercial; em contraste, a disputa de aeronaves e as tarifas retaliatórias significaram que as exportações para os EUA caíram 10%. A UE + Reino Unido também conseguiu ganhar uma pequena parte da participação no mercado global de queijos, em detrimento dos EUA, Nova Zelândia e Austrália em 2020.

Manteiga: O comércio global de manteiga caiu 8% em 2020 em comparação com 2019, mas a UE + Reino Unido contrariou a tendência e aumentou as exportações em 17%. Este crescimento foi suportado por preços competitivos, com as exportações particularmente elevadas no primeiro semestre do ano. No entanto, o outro grande exportador, a Nova Zelândia, recuperou terreno na segunda metade de 2020.

Leite em pó: O comércio de pó foi misto, com alguns pós crescendo no comércio, mas outros encolhendo. Em 2019, as exportações de leite em pó desnatado receberam um impulso extra da Europa, eliminando os estoques de intervenção, de modo que 2020 foi menor em comparação. A China foi o principal destino de leite em pó integral e desnatado, apesar das menores importações de ambos em comparação com 2019. 2020 foi a primeira vez, desde o pico de 2013/14, que a China foi o principal importador de leite em pó desnatado.

Reino Unido: Para o Reino Unido, o comércio de lácteos caiu em geral em 2020, quando a pandemia atingiu a demanda em seu principal destino, a UE. Olhando para o futuro, o comércio de lácteos deve aumentar à medida que o mundo se recupera da pandemia. A Organização Mundial de Comércio (OMC) previu uma recuperação "forte, mas desigual" para o comércio global geral em 2021, com o volume total de mercadorias crescendo 8% em 2020. Embora a demanda no Reino Unido e seus destinos de exportação devam se recuperar, o atrito comercial por ter deixado totalmente a UE já impactou as exportações do início de 2021 e pode impactar em quanto a recuperação beneficia nossas exportações. (As informações são da AHDB, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Você já compreendeu o cenário do mercado lácteo para 2021?

O desafio das indústrias de laticínios e produtores de leite, é gigantesco em 2021. As margens de ambos começam o ano bastante pressionadas, de um lado pelos preços recorde de milho e soja e, do outro, pela pressão de queda de preços pelos consumidores e pelos varejistas.

Em sua 10ª edição, o Fórum MilkPoint Mercado vem justamente para tratar dessas questões! Nosso tema: Mercado e Rentabilidade os grandes desafios do leite brasileiro, temos certeza de que tem tudo conexão com você.

Estar preparado é fundamental na hora da tomada de decisão em um ambiente tão incerto. Para isso, conhecimento e informação fazem a diferença.

No primeiro dia do evento, nos dedicaremos às principais variáveis que formam o mercado nacional, desde o cenário econômico e suas enormes incertezas, passando pelo mercado internacional (que, aparentemente, passa por fortes mudanças de direção), o mercado dos grãos, o mercado consumidor e os possíveis cenários, “amarrando” as pontes destes diferentes ingredientes.

No segundo dia, dois painéis que discutirão o futuro da cadeia láctea brasileira: No primeiro, sistemas de produção de leite, seus resultados econômicos, limitantes, vantagens e desvantagens, pela visão de quem os acompanha e que os vive no dia a dia. No segundo painel, melhorias das margens da indústria de laticínios – exemplos de indústrias que vem buscando alternativas, o que vem fazendo, dificuldades e resultados obtidos.

Iluminar o horizonte futuro de mercado e discutir estratégias sobre como crescer de forma competitiva, num ambiente cada vez mais complexo. É o que o Fórum MilkPoint Mercado tem feito há 10 anos, tornando-se o principal evento de tendências e cenários para o mercado lácteo brasileiro. 

Confira os depoimentos de quem já esteve conosco na última edição já realizada do evento:

“Gostei da experiência, as palestras técnicas e voltadas ao mercado são mais proveitosas.” Márcio José de Oliveira, Catupiry

“Importantes atualizações para as tomadas de decisões estratégicas e táticas.” Geraldo Manjella, Tirolez

“Ótimas palestras, palestrantes preparados passando informações pertinentes com o momento em que estamos vivendo. Parabéns a todos os envolvidos.” Guilherme Braga da Matta, Godam.

“Experiência positiva. O formato é de baixo custo e permite otimização do tempo do participante.”  Clênio Arantes Guimarães, Polenghi

“Evento muito bem organizado e com dados bastantes relevantes de mercado.” Débora Lapa, Alibra

“No módulo online gostei muito e evita correrias” Diogo José Cembranel – Cooperativa Auriverde
 
Se você planeja atuar na cadeia leiteira no Brasil nos próximos anos, não pode deixar de participar. Entre no site e se inscreva agora mesmo. (Milkpoint)

 

Jogo Rápido 
A Cooperativa Santa Clara celebra o reconhecimento dos gaúchos no Marcas de Quem Decide.
A Cooperativa Santa Clara foi agraciada no Marcas de Quem Decide, pesquisa realizada pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata. Pela 17ª edição consecutiva é reconhecida pelos gaúchos, neste ano na categoria Produtos Lácteos, com liderança na preferência, sendo citada por 31,3% dos entrevistados, e atingindo 27,5% da lembrança. A Cooperativa foi representada pelo presidente da Cooperativa, Gelsi Belmiro Thums, em evento realizado na modalidade virtual. A Santa Clara também é destaque na categoria Cooperativa Agrícola, na qual é citada na preferência e na lembrança. Em sua 23ª edição, a pesquisa Marcas de Quem Decide reconheceu 71 setores, eleitos por gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul. (Santa Clara)

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