01/04/2021

Porto Alegre, 01 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.435

Chocolate também é leite!

O próximo domingo (04/01) é o dia mais doce do ano, o Domingo de Páscoa! Tradicionalmente, o coelho é o símbolo da data, sendo o responsável por trazer os ovos. Mas, na realidade, podemos dizer que as vacas são as protagonistas dessa data, pois é por meio do leite produzido por elas que é possível a fabricação de chocolates!

Então, você já se perguntou quantos litros de leite precisamos para produzir 100 quilos de chocolate ao leite? A gente te responde!

Para a produção de 100 quilos de chocolate ao leite são necessários 21,85 quilos de leite em pó, o qual é obtido nas indústrias de laticínios por meio da secagem do leite fluido.

Considerando que para obter 1 quilo de leite em pó é necessário secar aproximadamente 7,6 litros de leite fluido, então para a fabricação dos 100 quilos de chocolate ao leite são necessários 166,6 litros de leite fluido!

É bom lembrar que existem outros tipos de chocolate, como amargo, meio amargo e ruby, mas o chocolate ao leite é o mais consumido.

Dessa forma, podemos observar que a Páscoa movimenta tanto a produção de leite quanto o processamento de leite em pó nas indústrias, afinal, chocolate também é leite! (Milkpoint)

Tempo seco e temperaturas amenas marcam os próximos dias no RS

A primeira semana de abril terá tempo seco e temperaturas amenas na maior parte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 13/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e o Irga.

Na quinta (1º) e sexta-feira (2), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme e as temperaturas amenas na maior parte do Estado, apenas nas áreas mais próximas ao Litoral, a circulação de umidade do mar para o continente provocará maior variação de nuvens, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. No sábado (3) e domingo (4), o ar seco seguirá predominando e ligeira elevação das temperaturas durante o dia.

Na segunda (5), o deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deverá provocar pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados nas Missões e Alto Uruguai. Na terça-feira (6), o tempo seco predominará na maior parte das regiões, somente nas faixas Norte e Nordeste ainda ocorrerá grande variação de nuvens, com chance de chuvas isoladas. Na quarta-feira (7), o ingresso de ar tempo seco manterá o tempo firme em todo RS.

Os totais de chuva esperados deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das áreas. Somente nas Missões, Alto Uruguai e no Litoral Sul, os volumes poderão alcançar 20 mm e superarão 40 mm em alguns municípios do Noroeste.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, milho, bovinos de corte, peixe e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPDR)

Cooperativismo: Languiru faturou R$ 1,84 bilhão

A Cooperativa Languiru fechou 2020 com faturamento bruto de R$ 1,84 bilhão, o maior de sua história, iniciada em 1955, e 27,9% superior ao de 2019. Aprovada em assembleia virtual na terça-feira, a prestação de contas do ano passado também apresentou resultado líquido de R$ 68,8 milhões; patrimônio líquido de R$ 304,8 milhões; e geração de impostos de R$ 149,2 milhões.

As sobras (equivalentes ao lucro líquido das empresas) totalizaram R$ 10,9 milhões.

Os associados decidiram destinar R$ 7,876 milhões à reserva legal e distribuir R$ 3,028 milhões para suas contas movimento, na qual são lançados os créditos com a venda da matéria-prima e os débitos efetuadas por compras em alguma das unidades de varejo da cooperativa.

“A diversidade dos nossos negócios trouxe segurança para passarmos por momentos adversos (como a pandemia)”, constatou o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer.

Atualmente, a Languiru atua nos ramos de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, nutrição animal, varejo, postos de combustíveis e farmácias. (Correio do Povo)

Agropecuária abre 23 mil vagas

Os empregos da agropecuária brasileira fecharam fevereiro com um saldo positivo de 23.055 postos de trabalho formais, resultante da diferença entre admissões e demissões. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária, que emitiu comunicado técnico após analisar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foi o melhor resultado para o mês desde 2011. (Correio do Povo)