Pular para o conteúdo

08/12/2020

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 08 de dezembro de 2020                                                  Ano 14 - N° 3.363


Correio do Povo, Zero Hora e Emater/RS são os vencedores do 6º Prêmio Sindilat de Jornalismo

Jornalistas do Correio do Povo, Zero Hora e da Emater/RS levaram os primeiros lugares em suas categorias na 6ª edição do Prêmio Sindilat de Jornalismo. A revelação do pódio foi feita de maneira virtual na tarde desta terça-feira (8/12), com transmissão via Facebook. O jornal O Informativo do Vale, a Rádio Guaíba e a Rádio Press também destacaram-se nas categorias Impresso, On-line e Eletrônico, respectivamente (confira lista completa abaixo).

Na categoria Impresso, o 1º lugar foi para o repórter Danton Júnior, do Correio do Povo, com o trabalho “Área em transformação”, que teve colaboração do jornalista Otto Tesche. Na categoria Eletrônico, a ganhadora foi Ellen Bonnow, da Emater/RS, com o trabalho “Programa de dieta para vacas em lactação está aumentando a produtividade de leite”. Na categoria On-line, o 1º lugar ficou Karen Viscardi, da Zero Hora, com o trabalho “Leite A2 é opção para intolerantes e alérgicos à proteína do produto”, que contou com a colaboração de Leticia Szczesny. Neste ano, a premiação recebeu inscrições de 32 trabalhos publicados entre 26/10/2019 e 23/11/2020, que foram avaliados pela Comissão Julgadora composta por representantes do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor-RS), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da Farsul e da Fetag.

Conforme destacou o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a importância do trabalho da imprensa foi reforçada mesmo com os desafios impostos. "Chegamos a pensar no cancelamento desta edição justamente pela dificuldade de fazer matérias no interior, mas também achávamos que, nesse período, as notícias não pararam e os meios de comunicação foram e estão sendo fundamentais", avaliou. Parte da Comissão Julgadora, a presidente do Sindijor-RS, Vera Daisy Barcellos, afirmou que iniciativas como o prêmio, que valorizam a produção dos profissionais de comunicação, são altamente relevantes. "É um evento valioso para a categoria", pontuou.

Conheça os vencedores:

Impresso
- 1º lugar: Danton Júnior, do Correio do Povo, com o trabalho “Área em transformação” - colaboração do jornalista Otto Tesche

- 2º lugar: Nereida Vergara, do Correio do Povo, com o trabalho “Do balde ao Robô”

- 3º lugar: Mônica da Cruz, do O Informativo do Vale, com o trabalho: “Investimento no bem-estar para garantir a produção”

On-line
- 1º lugar: Karen Viscardi, da Zero Hora, com o trabalho “Leite A2 é opção para intolerantes e alérgicos à proteína do produto” - colaboração de Leticia Szczesny

- 2º lugar: Leonardo Vieceli, da Zero Hora, com o trabalho “Preço do leite sobe com mudança no consumo e dólar em alta”

- 3º lugar: Alessandra Bergmann, do Campo e Batom, com o trabalho “Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro”

Eletrônico

- 1º lugar: Ellen Bonnow, da Emater/RS, com o trabalho “Programa de dieta para vacas em lactação está aumentando a produtividade de leite”

- 2º lugar: Sandro Fávero, Rádio Guaíba, com o trabalho “Pedido de socorro de produtora de leite repercute todo o país”

- 3º lugar: Alessandra Bergmann, do Campo e Batom, com o trabalho “Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro”

(Assessoria de imprensa Sindilat/RS)


Embrapa divulga finalistas do Ideas For Milk 2020 - Desafio de Startups

O Ideas for Milk 2020 - Desafio de Startups entra em sua fase final com a disputa de 7 finalistas de 4 estados brasileiros e Luanda, na Angola. A competição foi acirrada! Os 181 avaliadores, representantes de toda a cadeia do leite brasileira, analisaram 47 projetos, vindos de 13 estados brasileiros, além de propostas da Argentina e Angola.

Os selecionados disputarão o título de melhor solução para a cadeia do leite na final da competição que acontecerá dia 10 de dezembro, no canal da Embrapa no Youtube, em transmissão ao vivo, às 15h.

Conheça os finalistas:
A equipe Enactus propõe um site que funcione como ponte entre produtores de queijo e órgãos de regulamentação. A ideia é facilitar o acesso à informação e reduzir o tempo de certificação de 5 para 2 anos.

Já a UAICUP é uma caneca para análise da qualidade do leite. O dispositivo faz a contagem de células e ainda identifica a presença de resíduos de antibióticos. Também para controle da qualidade do leite, o Milk FARM ECO Teste tem foco no controle de resíduos de antibiótico. O equipamento detecta 8 diferentes grupos de antibióticos com alta sensibilidade e é controlado por aplicativo que guarda dados na nuvem.

Nutrilac é um app que elabora uma formulação de dieta específica para o rebanho e calcula as quantidades de cada alimento e o custo.

A MooPocket é um app capaz de extrair medidas biométricas de bezerros e novilhas a partir de imagens, estimar o seu peso, e transmitir os dados ao sistema de gestão da fazenda. Já o QR Cattle é um software que faz a biometria sem contato.

O programa é capaz de identificar o animal por meio da leitura dos pontos nodais do focinho e funciona como o CPF do animal.

De Luanda, na Angola, veio a Cows Company, um sistema integrado para melhorar a organização dos produtores de leite e promover a criação de associações comunitárias de monitoramento do gado de leite. (Embrapa)

 

 

Leite/Oceania

A preocupação dos produtores de leite na Austrália é em relação à onda de calor que está cobrindo a maior parte do país. Com o verão apenas começando, analistas observam que as temperaturas em grandes no interior estão atingindo 45ºC.

De um modo geral, as temperaturas recordes ocorrem em janeiro. Inúmeros focos de incêndio já estão sendo relatados em New South Wales, Victoria e Queensland. A lembrança dos enormes incêndios do ano passado, que circundaram a Terra com fumaça, aumenta a apreensão, e que o calor extremo antecipado seja o prenúncio de novos desastres.

O volume de sólidos na Nova Zelândia atingiu 267.666 milhões de quilos, conforme divulgado pelo site CLAL, e foi 0,28% superior ao volume de outubro do ano passado. A produção de leite chegou a 3.240 milhões de toneladas, com elevação de 0,84% em relação a outubro de 2019.

No acumulado da temporada (junho-outubro de 2020) houve aumento percentual de 1,84 em relação ao mesmo período de 2019. A produção sazonal até outubro está 2,07% acima do volume registrado no mesmo período de 2019.

O clima excepcionalmente seco na Nova Zelândia está causando uma preocupação crescente sobre os impactos adversos na produção de leite no verão. Observadores acreditam que seria necessário chuvas para manter a produção de leite maior do que a registrada no ano passado. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)


Jogo Rápido

Conab - Conselho elege novo presidente
O Conselho da Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elegeu José Samuel de Miranda Melo Júnior como novo presidente da instituição. Guilherme Soria Bastos, no cargo desde fevereiro, foi exonerado. A posse está prevista para hoje, em cerimônia virtual. Melo Júnior é doutor em Administração, mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais e já atuou como presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão. (Correio do Povo)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *