26/08/2020

Porto Alegre, 26 de agosto de 2020                                              Ano 14 - N° 3.293

Mapa realiza live para debater as atualizações no RIISPOA voltadas a empresas do setor lácteo
RIISPOA - Foi realizada uma live pela Secretaria de Defesa Agropecuária-SDA / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal-DIPOA sobre as atualizações no RIISPOA voltadas para empresas do setor lácteo.
A live teve a duração de duas horas e contou com a participação Ana Lúcia Viana - Diretora do DIPOA/SDA e Alexandre Campos - Coordenador-Geral de Inspeção.
Foram apresentadas as principais alterações no RIISPOA relacionadas ao setor lácteo de acordo com o Decreto nº 10.468/2020.
A Live foi gravada e pode ser acessada no canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária clicando aqui.  (Terra Viva)

Rebanho leiteiro do Uruguai cresceu 8%
Os números preliminares do Dicose 2020 mostram uma recuperação de 8% do rebanho leiteiro do Uruguai, apesar das dificuldades que o setor atravessa, carregando uma dívida pesada e muita incerteza nas costas. Em 2019, o rebanho leiteiro uruguaio era de 767.342 cabeças e cresceu para 829.588 cabeças em 2020, segundo dados primários divulgados pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca nesta semana, com base em uma projeção. Boa parte desse crescimento foi na categoria de novilhas e houve um menor volume de exportação de bezerros e novilhas para a China em comparação a outros anos. Desta forma, o produtor conseguiu substituir boa parte das vacas que estavam em final de vida produtiva, incorporando novos animais, com um futuro melhor e com maior vida reprodutiva. Não foram divulgados os números da produtividade individual por animal, que certamente devem ser maiores, porque o clima obrigou os produtores a usar mais rações e concentrados. Por outro lado, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale), a remissão de leite para julho subiu 4,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e foram retirados 1,168 bilhão de litros no acumulado anual. O preço que o pecuarista recebeu em julho foi de 12,31 pesos por litro – apenas 0,5% maior que no mês anterior – ou US$ 0,29 por litro. O setor pagou 168,2 pesos (US$ 3,92) por quilo de sólidos (gordura e proteína), que são insumos básicos dos produtos que produz. (As informações são do El País, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Secretário da Agricultura apresenta proposta para realização da primeira Expointer Digital
O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, apresentou na segunda-feira (24) um planejamento para realização da Expointer Digital. A proposta será avaliada pelas seis entidades copromotoras do evento antes da divulgação oficial. O objetivo é abrir o diálogo para ajustes que viabilizem os ganhos de todos setores ligados à feira: tecnologia, inovação, agricultura familiar e pecuária. Participaram do encontro representantes do Simers, da Febrac, da Fetag, da Farsul e do Sistema Ocergs, além da prefeitura de Esteio. “Não podemos simplesmente cancelar um evento que rendeu R$ 2,7 bilhões em vendas no ano passado. Vamos acompanhar as tendências e unir esforços para que todos os setores envolvidos sejam contemplados na primeira feira virtual”, disse o secretário. O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, completa 50 anos no próximo sábado, 29 de agosto. (SEAPDR)

Produção/EU
Os dados apresentados pelo Observatório Europeu do Mercado de Leite mostram crescimento de 1,9% da produção, até junho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Todos os principais produtores da União Europeia (UE) tiveram números positivos. A França subiu 0,7% e a Alemanha 1%. Holanda e Polônia mostram crescimentos significativos de 2,4% e 2,8%, respectivamente, enquanto que os maiores incrementos ocorreram na Espanha (+3,1%) e Irlanda (+3,5%). Em relação ao mês de junho, houve um crescimento total de 1,4%, o correspondente a 173.000 toneladas de leite de vaca captados a mais em relação ao mesmo mês de 2019. A Polônia foi o país com maior crescimento, tanto em percentual como e volume, 4,5% traduzidos em 47.000 toneladas a mais de leite. Em seguida vem a Irlanda com a produção subindo 2,9%, proporcionando 30.000 toneladas de leite extra para as indústrias, em comparação com a campanha anterior. Holanda e Espanha tiveram cifras similares com aumentos percentuais de 0,9% e 0,7%, e 11.000 e 5.000 toneladas a mais de leite. (Diario Lehcero – Tradução livre: Terra Viva)

Audiência pública debate propostas do governo para Reforma Tributária nesta quinta-feira
Debater as propostas enviadas pelo governo do Estado referentes à Reforma Tributária. Esse é o objetivo da audiência pública virtual que será realizada nesta quinta-feira (27/8), a partir das 14h. O encontro será transmitido através do canal no YouTube da TV Assembleia (https://www.youtube.com/user/tvalrs), do Facebook da ALRS, do canal aberto 61.2 e do Canal 16 da Net. A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB) e pelo Relator da Subcomissão para tratar da Reforma Tributária, deputado Giuseppe Riesgo (NOVO).