Pular para o conteúdo

21/02/2020

Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2020                                              Ano 14 - N° 3.170

Carlos Joel é empossado presidente da Fetag-RS para 2020/2024
Foto: Letícia Breda
 
O presidente reeleito da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, foi empossado nesta sexta-feira (21/02) para assumir a entidade na gestão 2020/2024. A cerimônia foi realizada na sede da federação, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades políticas, como o governador Eduardo Leite, o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Schwanke, o secretário da Agricultura do Estado, Covatti Filho, o senador Luis Carlos Heinze, o deputado federal Heitor Schuch, o deputado federal Jerônimo Goergen, o deputado estadual Elton Weber, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, entre outras. O Sindilat esteve representado pelo diretor tesoureiro, Jeferson Smaniotto e o pelo secretário-executivo, Darlan Palharini. Além disso, ainda estiveram presentes representantes das Cooperativa Piá e Languiru, agricultores gaúchos e jornalistas.
Durante seu discurso de posse, Silva destacou que os agricultores estão vivendo a década das Nações Unidas para a agricultura familiar, o que representa a importância e visibilidade que a categoria vem conquistando no mundo. “O Brasil e o mundo estão voltando sua atenção para o espaço dos agricultores familiares na sociedade”, afirmou. Para o presidente, o agricultor está produzindo cada vez mais, mas ainda existem problemas. “Precisamos de um olhar para o futuro”, reforçou. 
Para o Sindilat, a Fetag e o sindicato cultivam um importante relacionamento em prol da produção de leite, parceria que foi utilizada em diversos momentos da última gestão. “Acreditamos no trabalho do presidente reeleito Carlos Joel da Silva e estaremos ao lado da Fetag para seguir trilhando um caminho de crescimento em prol do agronegócio gaúcho”, destacou Smaniotto. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
 
Conseleite/SC
A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 21 de Fevereiro de 2020 na cidade de Chapecó, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Janeiro e a projeção dos valores de referência para o mês de Fevereiro de 2020. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.
 
VALORES DE REFERÊNCIA1 DA MATÉRIA-PRIMA (LEITE)
1 - Valor, em R$/litro, para o leite posto propriedade com Funrural incluso.
Períodos de apuração
Mês de Dezembro/2019: De 02/12/2019 a 29/12/2019
Mês de Janeiro/2020: De 30/12/2019 a 02/02/2020
Decêndio de Fevereiro/2020: De 03/02 a 16/02/2020
O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)
 
 
Consumo de lácteos reduz a apneia do sono
Os alimentos lácteos desempenham um papel importante na melhoria do sono. E agora, um relatório recente, publicado no Journal of Advances in Dairy Research, aponta que o leite e seus derivados podem reduzir a quantidade de interrupções respiratórias de uma pessoa durante o repouso, distúrbio conhecido como apneia do sono.
 
Nos Estados Unidos, entre 3% e 7% da população sofrem com a apneia do sono, que é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2. Identificar quais alimentos tornam a apneia do sono melhor ou pior poderia ter efeitos positivos no desenvolvimento dessas doenças crônicas.
A dieta e o sono de mais de 100 pessoas foram estudados. Os especialistas realizaram a medição do número de interrupções respiratórias por hora, assim como os alimentos ingeridos pelo grupo analisado. Além de identificar os alimentos que estão associados à maior frequência de apneia durante o sono, os autores relataram que os participantes do estudo que consumiram duas porções de laticínios por dia apresentaram apneias menos severas. (Blog Nutron)
 
 
Santa Clara lança Queijo Cheddar inspirado na receita original inglesa
Para ampliar sua linha de produtos e oferecer ainda mais opções aos consumidores, a Cooperativa Santa Clara lança o Queijo Tipo Cheddar, produzido com base na receita genuína do produto, de origem inglesa. A novidade chega às gôndolas na versão cunha, com aproximadamente 180g, e em forma de cerca de 5kg, ambas com maturação de 120 dias. Com estes lançamentos, a Santa Clara soma 43 tipos de queijos em 80 apresentações diferentes. 
Entre as principais características do Queijo Cheddar Santa Clara está sua coloração alaranjada e sabor suave e marcante, além de sua consistência semidura, que ainda mantém o derretimento ideal para diversos preparos.
A variedade atende as necessidades do consumidor final e para uso food service, com duas opções de gramatura, e pode ser utilizada em diferentes pratos, como em molhos, hambúrgueres, sanduíches quentes, gratinados, além de tábuas de frios. Harmoniza perfeitamente com as cervejas Ipa e Pale Ale e vinhos mais frutados como Cabernet Sauvignon ou Porto Tawny 10 anos.  (Santa Clara)
Novo presidente da Conab
Guilherme Soria Bastos Filho é o novo diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele assume a condução da estatal, no lugar de Newton Araújo Silva Júnior, que ficou no cargo durante um ano e foi exonerado a pedido. O comunicado foi publicado nesta quinta-feira (20), em resolução do Conselho de Administração da Conab (Consad). Desde fevereiro de 2019, Bastos havia ocupado o cargo de Diretor de Política Agrícola e Informações da empresa. Formado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Guilherme Bastos possui mestrado em agricultura com concentração em economia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)/USP e mestrado em Agricultural Economics pela University of Maryland/EUA. Atuou como consultor de gestão e mercados agrícolas em empresas privadas e como especialista de análises econômicas da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Brasileiro de Economia e do Centro de Estudos Agrícolas (IBRE/CEA). Quem assume a Diretoria de Política Agrícola e Informações da Companhia é Bruno Scalon Cordeiro, atualmente diretor de Operações e Abastecimento do órgão, que acumula interinamente a vaga. (Conab)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *