17/12/2019

Porto Alegre, 17 de dezembro de 2019                                              Ano 13 - N° 3.131

RS assume coordenação geral da Aliança Láctea Sul Brasileira

Na reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), realizada nesta segunda-feira (16/12), em Curitiba (PR), o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Alexandre Guerra, foi indicado pelo grupo, com o apoio de entidades ligadas à atividade leiteira, para ser o novo coordenador geral, deixando o Rio Grande do Sul à frente da ALSB durante o ano de 2020. Segundo Guerra, a ALSB busca, a cada encontro, debater ações visando à competitividade do setor. “Estamos assumindo esse compromisso de trabalharmos em prol da cadeia láctea na região Sul, com foco em pautas de interesse comum para o desenvolvimento do setor”, disse, ressaltando que, unidos, os três estados representam, atualmente, 35% da produção nacional de lácteos. “Em breve, seremos responsáveis por 40% dessa produção”.

Entre os assuntos discutidos nas reuniões do grupo estão à profissionalização do setor, o uso da tecnologia e tecnificação, a sanidade do rebanho, a qualidade do leite, a organização setorial e a assimetria tributária brasileira. “Nesses encontros é possível reunir as secretarias da Agricultura, as federações, os sindicatos e os Conseleites de cada estado, além de diversos outros atores que trabalham pelo crescimento do setor”, afirma Guerra.

Durante a reunião, os integrantes da ALSB fizeram um balanço de como foi o ano de 2019, esclareceram dúvidas sobre a rotulagem de produtos e sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas Agropecuárias para produtores de leite, e ressaltaram as ações realizadas pela cadeia produtiva, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a melhora na qualidade do leite produzido no país. Na oportunidade, o grupo destacou a importância do Programa de Escoamento da Produção (PEP) para a região Sul e do aprimoramento do Programa Mais Leite Saudável para o setor.

Confira a agenda de encontros para o próximo ano: RS (13/03), SC (17/07) e PR (06/11). (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Alexandre Guerra e Airton Spies
Crédito: Darlan Palharini

Sindilat é parceira do primeiro HackatAGRO da Capital

O Hackatho AgroUp (HackatAGRO) é uma competição entre startups que busca desenvolver melhores tecnologias  para o agronegócio nas áreas da bovinocultura de corte, leite, grãos e fruticultura. O evento, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, na sede do TECNOPUC, em Porto Alegre, contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) para promover mentoria e milkbreaks para os participantes.

A consultora de qualidade do Sindilat, Letícia Vieira, foi mentora das equipes durante a competição e considera muito importante que o sindicato esteja presente nesse tipo de encontro, devido a sua forte atuação na melhoria da qualidade do leite. “Participando dessas ações a gente também se beneficia das ideias, fazendo com que elas cheguem mais rapido à realidade”, disse.

A grande vencedora da competição foi a Bio In, que propôs um controle biológico das lagartas nas lavouras de maça, seguida da Avelã, que sugeriu um mapeamento, através de dados públicos, das doenças que afetam os bovinos e causam perdas para os produtores e, em terceiro lugar ficou a Elysios, empresa que trouxe uma solução de crédito para o produtor. Os vencedores levaram para casa o prêmio de R$ 8 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil reais, respectivamente. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Crédito: Luciana Kolbe

GDT – 17/12/2019

(Fonte: GDT, adaptado pelo Sindilat)

Sindilat é apoiador do projeto Conexão Mentes do Futuro

O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) realizou a doação de 16 kits com produtos lácteos para a formatura dos jovens que fazem parte do projeto Conexão Mentes do Futuro. A cerimônia de entrega do certificado de conclusão ocorreu no último sábado (14/12), no Galpão da OABRS.

De acordo com o art. 92 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 disposto no ECA (Brasil, 2009), o projeto, que existe há oito anos e atua nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, visa cumprir a função social de acolhimento e preparar o público para o mercado de trabalho.

Para o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, participar de ações como essa é de suma importância, principalmente pelo viés social. “O projeto é voltado à crianças e adolescentes, a fim de estimular habilidades que serão determinantes para o desenvolvimento desses jovens”. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Crédito: Gabriel Encizo

AGRO RS EM FOCO - Acordo entre Mercosul e União Europeia e seus impactos
O acordo entre Mercosul e União Europeia e seus impactos nos setores de lácteos, carnes e vinhos é o tema do Agro RS em Foco desta semana. Para debater este assunto, os convidados são o deputado estadual Elton Weber, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Fruticultura e Vitivinicultura, e o secretário Executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul, o Sindilat, Darlan Palharini. CLIQUE AQUI para assistir a entrevista. (TV Assembleia)