Pular para o conteúdo

Passo Fundo recebe encontro sobre novo guia orientativo do PQFL

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) e a consulta pública sobre as normas de destinação do leite cru e derivados será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, com data marcada para esta quinta-feira (19/12), o encontro contará com palestras dos Fiscais Federais do Mapa Roberto Lucena e Milene Cé e da apresentação do aplicativo para o gerenciamento do PQLF. “Estamos iniciando essa série de debates com o objetivo de sanar as dúvidas das indústrias de laticínios, que necessitam apresentar projeto de qualificação dos produtores e gerenciar os indicadores desses projetos, já que cada propriedade rural será monitorada em mais de 150 itens, que vão desde a produção de leite até a saúde do produtor e seus funcionários” destaca o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. O evento inicia às 8h30min, no Auditório da Faculdade de Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado pelo MAPA em maio e atualizada em novembro, o PQFL tem uma serie de itens que devem ser contempladas no projeto a ser elaborado por todas as laticínio independe do seu tamanho ou tipo de inspeção. Através desse projeto as indústria poderão solucionar pontualmente juntos aos seus produtores em relação as exigências das Instruções Normativas 76 e 77.

De acordo com Lucena, o plano de qualificação de fornecedores visa aproximar as indústrias dos produtores. “Esses encontros têm como intenção que as indústrias conheçam de fato a realidade da produção e dos produtores, e com isso desenvolvam ações de assistência técnica, gerencial e de implementação das boas práticas agropecuárias”, afirma.

Aplicativo para o PQFL

As funcionalidades do Aplicativo será outro ponto apresentado para avaliação dos técnicos das Laticinios durante o encontro. O aplicativo é um compilado de itens necessários para os produtores se adequarem às Instruções Normativas 76 e 77. Voltado aos laticínios, o Mesmo quer suprir as dificuldades das indústrias de gerenciar os indicadores e deficiências de cada propriedade, inclusive com a possibilidade comunicação on-line do técnico da laticínio com produtor na sua propriedade rural.

Segundo Züge, o aplicativo é de uso cotidiano das indústrias. “Informação é tudo e ter um compilado delas é um grande ganho. O Milk.Wiki são os olhos do laticínio dentro da propriedade”, ressalta.

As inscrições para o encontro podem ser feitas clicando aqui. 

O guia orientativo completo pode ser acessado clicando aqui. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *