Sindilat marca presença em debate sobre inspeção de lácteos

O Sindicato da Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) participou, nessa quinta-feira (16/05), do debate sobre inspeção de produtos lácteos promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul (Simvet), durante a Expoleite/Fenasul. O encontro, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, buscou esclarecer pontos do processo de inspeção da cadeia produtiva gaúcha, com espaço para questionamentos do público presente. O evento contou com palestra da médica veterinária da Secretaria da Agricultura do RS Karla Pivato e da médica veterinária da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura Milene Cé.

Durante o debate, ainda houve espaço para manifestação dos laticínios. O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, enfatizou a necessidade de um prazo de transição para adequação às Instruções Normativas (INs) 76 e 77, que entrarão em vigor no dia 30 de maio. "Somos a favor de processos que ampliem a qualidade do leite, entretanto, alguns fatores são desafiadores e exigem um prazo de adequação dos produtores e da indústria", afirmou. O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, também participou do evento. O médico veterinário Flávio Marcos Jungueira da Costa, representante da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), também apresentou posição dos produtores. No encerramento da reunião, o público presente pode questionar os técnicos sobre processos de inspeção técnica de lácteos.