16/12/2016

Porto Alegre, 16 de dezembro de 2016 .                                               Ano 10- N° 2.412

​​Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 15 de Dezembro de 2016 na cidade de Joaçaba, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Novembro de 2016 e a projeção dos preços de referência para o mês de Dezembro de 2016. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina. (FAESC)

Encontro da Atividade Leiteira é realizado em Vila Maria

Na última sexta-feira dia (09/12), foi realizado o 9º Encontro da Atividade Leiteira, no município de Vila Maria. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, e Associação Comercial, Serviços e Agropecuária de Vila Maria (ACIVI), aconteceu no Auditório Municipal Félix Rocco Cristan. E teve por objetivo contribuir para o conhecimento dos produtores de leite do município de Vila Maria e região.

Os participantes conferiram palestras como Momento Sicredi, com o gerente da unidade do Sicredi de Vila Maria, Jair Ávila e alternativas forrageiras e nutrição de bovinos de leite, com a zootecnista e doutoranda pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Valéria Biazus.

O Encontro teve o apoio da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Vila Maria, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Piá, Laticínios Princesul e da Faculdade de Medicina Veterinária da UPF, com patrocínio da Sicredi e da Gráfica Vila Maria. (Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo)

Cone Sul

A chegada do verão na Argentina e no Uruguai aumenta gradualmente as temperaturas, provocando estresse nas vacas leiteiras. Embora o volume de leite esteja em declínio, existem suprimentos suficientes para as necessidades atuais da indústria. Os sólidos do leite (creme e proteína) estão em queda. De modo geral, os volumes de leite destinados ao processamento de leite fluido de consumo estão menores, em decorrência das férias escolares de verão. Portanto há mais leite disponível para industrialização. O processamento de queijo e de iogurte está muito ativo, com forte demanda por parte dos varejistas e foodservices. As condições das pastagens estão de razoáveis a boas na Argentina e no Uruguai.

De acordo com o Instituto Nacional do Leite (INALE), em outubro, os volumes de leite das fazendas no Uruguai enviados para os processadores foram de 191,9 milhões de litros, 11,0% acima do mês anterior, mas 7,0% menor do que ano passado. De janeiro a outubro de 2016, a captação de leite pelas fábricas totalizou 1.427 milhões de litros, queda de 11,4% em relação ao mesmo período em 2015. O preço do leite pago ao produtor, em outubro, foi de UYU$ 8,93 por litro, 1,6% a mais do que mês anterior e 18,0% a mais do que no mesmo mês do ano passado, e equivale a US$0,31/litro ou cerca de US$13,83/cwt. A produção de leite na fazenda é desigual no Brasil, uma vez que prevalecem grandes chuvas no estado leiteiro de Minas Gerais. No entanto, com estas condições meteorológicas, muitos produtores estão antecipando a renovação de pastagens. A demanda de leite fluido de consumo por mercearias e restaurantes é boa, mas menor nas instituições de ensino.

O volume excedente de leite está sendo destinado para a fabricação de leite em pó integral, porque a demanda da indústria de processamento de alimentos é forte. O engarrafamento de leite UHT está menos ativo esta semana. Houve ligeiro aumento nas cotações do leite no mercado spot nestas duas últimas semanas, saltando de R$1,09 para R$1,11 ou US$0,33. Esta semana, o preço médio do litro de leite UHT é de R$2,04 ou US$ 0,60. De acordo com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (CEPEA), o Índice de Captação de Leite (ICAP-L / Cepea) no Brasil, em outubro, foi de 187,65, um aumento de 0,1% em relação ao mês anterior, porém 4,2% menor do que ano passado. O preço médio bruto recebido pelos produtores de leite no Brasil, em novembro, foi de R$1,34 por litro, o que representa queda de 10,9% em relação ao mês anterior, mas aumento de 27,3% em relação ao ano passado. Este montante é igual a US$0,42/ litro ou em torno de US$18,48/cwt. (USDA - Tradução livre: Terra Viva)

Tetra Pak lança nova embalagem assética de cartão

A Tetra Pak lançou uma nova versão da embalagem Tetra Brik Aseptic 1000 Edge, uma embalagem com sistema de abertura LightCap 30 de origem biológica. De acordo com a empresa, " a nova embalagem é produzida com uma película plástica e tampa fabricadas a partir de polímeros derivados da cana-de-açúcar. Em combinação com o cartão, a fração de materiais provenientes de fontes renováveis na embalagem eleva-se para mais de 80%, o limiar para a certificação quatro estrelas da Vinçotte, agência de acreditação, com sede na Bélgica, mundialmente reconhecida por avaliar o conteúdo renovável de embalagens."

Para além disso, segundo a Tetra Pak, esta nova versão "apresenta uma pegada de carbono 17% inferior comparativamente com a embalagem convencional, de acordo com uma análise de ciclo de vida independente conduzida pelo IVL - Instituto de Investigação Ambiental sueco."

"Aumentar o uso de materiais renováveis, definidos como recursos naturais que podem ser repostos ao longo do tempo, desempenha um papel cada vez mais importante na mitigação da escassez de recursos e nas alterações climáticas", refere Philippe Dewolfs, Presidente do Comité de Certificação da Vinçotte. "Esta é a única embalagem assética de cartão que certificámos, até ao momento, e qualificou-se para uma certificação de quatro estrelas." Já Charles Brand, Vice-presidente Executivo de Gestão de Produto e Operações Comerciais da Tetra Pak, explica que "há uma tendência crescente de consumidores que querem fazer mais pelo planeta e que querem que as marcas os ajudem. Com a certificação da Vinçotte, a nossa nova embalagem dá aos clientes informações credíveis para comunicarem com os consumidores, além de os ajudar a diferenciar os seus produtos." (Fonte: Distribuição Hoje)

Eleição do Fundesa
O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), em reunião realizada ontem, reelegeu Rogério Kerber para o sétimo mandato à frente da entidade. Na assembleia, o fundo deliberou sobre os novos valores a serem pagos em indenização para criadores de gado leiteiro em caso de tuberculose e brucelose. Os valores variam de R$ 972,00 para animais sem registro - que representam 90% do gado leiteiro do estado - até R$ 2,7 mil para exemplares puros de origem. (Correio do Povo)