01/12/2015

Porto Alegre, 01 de dezembro de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.158

Leilão GDT: apesar de alta, preços permanecem baixos

O resultado do leilão GDT desta terça-feira (1/12) registrou alta de 3,6% sobre o leilão anterior, com preços médios de lácteos em US$2.419/tonelada. É a primeira subida depois de 3 quedas seguidas no leilão.

O leite em pó integral apresentou alta de 5,3%, sendo comercializado a US$ 2.260/tonelada. O leite em pó desnatado também subiu, indo a US$1.918/ton (3,2%). Já o queijo cheddar manteve a queda do evento passado, chegando a US$2.829/tonelada (-1,5% sobre o último leilão).

Apesar da alta, os preços ainda permanecem expressivamente abaixo dos valores observados entre 2013 e início de 2014, quando o mercado ficou no patamar de US$5.000/ton.

Neste leilão foram vendidas 28.158 toneladas de produtos lácteos, valor cerca de 28,3% inferior ao mesmo período do ano passado. Os contratos para entrega futura de leite em pó integral também tiveram aumento, com os preços futuros oscilando entre US$2.175 (para fevereiro de 2016) e US$2.454/ton (para junho de 2016). Esses dados mostram que, de acordo com o Leilão GDT, durante o primeiro semestre de 2016 não devemos ter uma retomada dos preços observados no passado recente. (Fonte: Global Dairy Trade, elaborado pelo MilkPoint Inteligência)

Prêmio Sindilat de Jornalismo tem 60 trabalhos inscritos
O 1º Prêmio Sindilat de Jornalismo começou com o pé direito. Encerradas as inscrições nesta segunda-feira (30/11), foram cadastrados 60 trabalhos de jornalistas de diferentes estados e veículos divididos em quatro categorias: impresso, on line, eletrônico e fotografia. A Comissão Julgadora terá agora um árduo trabalho para eleger os finalistas e os grandes vencedores, que serão conhecidos em festa no Hotel Plaza São Rafael na noite do dia 10/12, em Porto Alegre.

O corpo de jurados do 1º Prêmio Sindilat de Jornalismo é formado por integrantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc), Federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) e Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat). (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Santa Clara conquista 8º Carrinho AGAS

Os Queijos Santa Clara são mais uma vez destaque no Carrinho AGAS, distinção concedida pela Associação Gaúcha de Supermercados para os melhores fornecedores do Estado, eleitos pelos supermercadistas. Quem recebeu o prêmio em nome da Cooperativa foi o diretor Administrativo e Financeiro Alexandre Guerra. O troféu foi entregue pelo diretor da Agas Leonardo Taufer, em evento na Casa NTX, em Porto Alegre.

Este é o terceiro ano que a categoria Queijos é contemplada na pesquisa, que visa se adequar aos hábitos dos consumidores gaúchos. A Santa Clara é reconhecida pela qualidade de seus produtos, recebendo premiações especialmente pela sua linha de queijos, que contempla mais de 20 tipos.

Este é o oitavo Carrinho AGAS conquistado pela Santa Clara. Nas edições anteriores, a Cooperativa foi a Melhor Fornecedora de Laticínios (2010, 2011 e 2012), Bebidas Lácteas (2004), Alimentos Resfriados (2003) e de Queijos em 2013 e 2014, desde que a categoria passou a fazer parte da pesquisa.

A pesquisa é realizada com um questionário aplicados para dirigentes dos 251 maiores supermercados gaúchos e a apuração, realizada pela AGAS em parceria com a Nielsen Brasil, tem como critérios qualidade do produto ou serviço, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos. (Assessoria de Imprensa Santa Clara)

Confirmação
Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Adolfo Brito recebeu a confirmação de que, a partir de 1˚ de janeiro de 2016, serão abertas inscrições para instalação de telefone fixo e Internet de até 1 megabyte em propriedades rurais localizadas a até 30 quilômetros das sedes dos municípios gaúchos. A determina- ção atende à nova resolução da Anatel. A empresa Oi, vencedora da licitação, será a responsável pelos serviços. Após as inscrições, a operadora terá 90 dias para a instalação. O custo aproximado será de R$ 69 a R$ 79 por mês. Segundo Brito, em fevereiro de 2016 será proposta, em parceria com o deputado Elton Weber, a cria- ção de subcomissão para acompanhar a prestação dos serviços. (Correio do Povo)