Porto Alegre, 11 de novembro de 2021 Ano 15 - N° 3.589
Está previsto um aumento de 203,5 milhões de toneladas na produção de leite fluido para comercialização da Índia em 2022 (janeiro a dezembro), conforme relatado pelo Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA FAS), ficando 2% acima do ano passado.
Antecipando preços fortes e modesta demanda de exportação, as exportações de manteiga aumentarão para 15.000 toneladas, 36% a mais do que o valor de exportação estimado para 2021, de 11.000 toneladas.
Com as mesmas premissas, as exportações de leite em pó desnatado devem aumentar para 20.000 toneladas, 11% acima do valor estimado para 2021. Como a produção de leite está crescendo junto com o consumo doméstico, qualquer aumento na demanda futura por lácteos pode levar a uma expansão nas importações.
Cerca de 54% da produção de leite é comercializada por meio de cooperativas e/ou atores não organizados, como leiteiros e empreiteiros. Os cinco maiores estados produtores de leite da Índia, responsáveis por mais da metade da produção nacional, incluem Uttar Pradesh (16%), Rajasthan (13%), Madhya Pradesh (9%), Andhra Pradesh (8%) e Gujarat (7%) .
A FAS New Delhi prevê o consumo de leite fluido da Índia em 2022 em 85 milhões de toneladas, um aumento de 2,5% em relação ao número oficial de 2021 do USDA, de 83 milhões de toneladas. O relatório atribui este aumento ao número crescente da população, juntamente com maior acessibilidade e disponibilidade do produto nos setores de varejo e serviços de alimentação.
Os indianos estão se voltando cada vez mais para o consumo de leite, em busca de maior ingestão de proteínas. A Índia hoje não é apenas o maior produtor global de leite, mas também se tornou o maior consumidor de leite.
O relatório prevê a produção da Índia em 2022 em 700.000 toneladas, um aumento de quase 3% em relação ao previsto pelo USDA para 2021, que é de 680.000 toneladas. Esse aumento é atribuído à previsão de preços mais altos e ao aumento da demanda de exportação.
O aumento da demanda por leite reconstituído e as exportações consistentes de leite em pó desnatado são os principais impulsionadores do aumento da produção. O mercado de leite em pó desnatado está acostumado com o sistema de compras da Índia, com seu fluxo de caixa remunerado previsível.
No entanto, está lentamente desenvolvendo uma rede de marketing para produtos perecíveis de alto valor. O relatório prevê que a produção de manteiga da Índia em 2022 chegará a 6,5 milhões de toneladas. O aumento resulta em grande parte da melhoria da renda que está levando a um aumento na demanda doméstica por manteiga.
O FAS New Delhi prevê um consumo de leite em pó desnatado na Índia em 2022 de 694.000 toneladas, um aumento de 2,5% em relação à estimativa oficial do USDA para 2021. Da mesma forma, o consumo de manteiga está previsto em 6,4 milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 3% em relação à estimativa de 2021. (As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint)
No entanto, alguns agentes físicos (temperatura e pressão) e químicos (pH e sais), conhecidos como agentes desnaturantes, são capazes de perturbar as interações não covalentes responsáveis pela estabilidade das estruturas terciárias das proteínas do soro. Esse processo, conhecido como desnaturação proteica, aumenta ainda mais a digestibilidade dessas proteínas, uma vez que, o desdobramento das suas estruturas facilita o acesso das enzimas digestivas.
Além disso, a desnaturação também tem impactos nas propriedades físico-químicas, visto que na nova estrutura de equilíbrio assumida após a desnaturação, os aminoácidos hidrofóbicos ficam expostos ao meio aquoso. Portanto, a forma desnaturada dessas proteínas apresenta característica anfifílica, ou seja, sua estrutura possui regiões hidrofílicas e regiões hidrofóbicas. (THERMA/UFV - Milkpoint)
Jogo Rápido
Piracanjuba ingressa no aplicativo BEES e facilita as compras do pequeno varejo
Piracanjuba/Varejo - Depois de ser a primeira indústria de lácteos a ter seus produtos vendidos de forma direta pela Amazon e consolidar importantes parcerias, como é o caso do Magazine Luiza, Mercado Livre entre outros, a Piracanjuba avança na digitalização do mercado de alimentos e bebidas com a presença no aplicativo BEES, plataforma B2B, da Ambev. Por meio dele, é possível fazer pedidos sem intermediários e com entregas em todos os dias da semana. Desde o mês de maio, pequenos varejistas e transformadores estão adquirindo produtos em quantidades variadas, sem limite de faturamento. Com essa iniciativa, além de aproveitar a expertise logística da Ambev, a Piracanjuba chega de forma mais efetiva a bares, restaurantes, padarias, mercearias, empórios, docerias, pequenos negócios, entre outros. Com mais essa opção, a Piracanjuba busca tornar mais acessível e fácil a experiência de compra por parte dos pequenos e médios empreendedores. No Brasil, o BEES agora é usado por mais de 70% dos clientes ativos da Ambev. Os interessados em usar a plataforma para comprar produtos Piracanjuba podem se cadastrar facilmente, bastando ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no ramo alimentício ou, caso seja um transformador e tenha um pequeno negócio, informando o CPF. O aplicativo Bees está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS e conta com sistema moderno de geolocalização, o que facilita que as entregas dos pedidos sejam feitas de forma ágil e assertiva. (Assessoria de imprensa Piracanjuba)