A terça-feira (2) foi marcada por debates sobre sustentabilidade, valorização dos produtores e iniciativas solidárias para o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) na Expointer.
Durante a tarde, o sindicato acompanhou duas agendas no Auditório do espaço do Governo do RS. A primeira tratou dos Roteiros para a Descarbonização das Cadeias Produtivas no RS, com a apresentação de diagnósticos de emissões e propostas para setores como soja, arroz, pecuária de corte, pecuária de leite e silvicultura. Na sequência, ocorreu a apresentação dos Resultados Parciais do Edital de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos Sistemas Produtivos Primários, que trouxe avanços das pesquisas, metodologias aplicadas e perspectivas para integrar ciência, gestão pública e setor produtivo.
Ainda nesta terça, o Sindilat participou do tradicional Banho de Leite, promovido pela Gadolando (Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul), em celebração aos vencedores do Concurso Leiteiro da raça Holandesa. Na ocasião, o sindicato realizou a doação de 1.000 litros de leite à Prefeitura Municipal de Esteio, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Representaram o Sindilat nas agendas o secretário-executivo, Darlan Palharini, e, no Banho de Leite, o presidente da entidade, Guilherme Portella.
Foto: Nataly Porto