Porto Alegre, 19 de janeiro de 2026 Ano 20 - N° 4.556
Fórum MilkPoint Mercado abordará desafios e oportunidades do setor leiteiro em 2026
Os desafios no curto prazo e as oportunidades a longo prazo da cadeia do leite em 2026 serão foco do Fórum MilkPoint Mercado que, este ano, acontece no dia 9 de abril, em Piracicaba (SP) , no chamado “Vale do Silício do Agro”, ninho de startups e grandes inovações do setor. Para participarem, associados do Sindilat/RS têm garantido 10% de desconto na inscrição, que pode ser feita no link: https://register.jalanlive.com/forummilkpointmercado2026?ticket=PGMM. O primeiro lote está disponível até o dia 06 de fevereiro.
A programação do Fórum MilkPoint Mercado 2026 foi estruturada para oferecer uma visão completa e estratégica da cadeia láctea, combinando análises de mercado, qualidade do leite e performance financeira da indústria ao longo de um dia inteiro de debates e networking.
Confira a programação completa:
09:00 às 09:50 - Boas-vindas e credenciamento
09:50 às 10:00 - Abertura oficial
Bloco 1 - Cenários de Mercado
10:00 às 10:30 - Produção de leite: por que crescemos tanto no Brasil e no mundo? Qual a tendência daqui para frente? - Andres Padilla, Rabobank Brasil
10:30 às 10:45 - Espaço Patrocinador
10:45 às 11:15 - Mercado mundial: os preços vão reagir? Quando? - Vitor Vieira, Trader de Commodities no Grupo Interfood
11: 45 às 12:15 - MilkPoint Mercado Plus: para onde vai o mercado no restante de 2026? - Valter Galan, Sócio da MilkPoint Ventures
11:15 às 11:45 - Oportunidades para os lácteos no mercado de Food Service - Ricardo Cotta, Empreendedor e Consultor da Regra
12:15 às 12:45 - Perguntas e Debate - Andres Padilla, Rabobank Brasil/Vitor Silveira, Trader de Commodities no Grupo Interfood/Valter Galan, Sócio da MilkPoint Ventures
12:45 às 14:15 - Almoço, Expo e Networking
Bloco 2 - Performance da qualidade do leite
14:15 às 14:45 - Como estamos em relação a qualidade do leite? Quais ainda são nossos principais gargalos? - Augusto Lima, Clínica do Leite
14:45 às 15:15 - Sistemas de pagamento do leite: qual o atual status da indústria no Brasil? Estamos dando os sinais corretos ao produtor via precificação? - A definir
15:15 às 15:30 - Espaço Patrocinador
15:30 às 16:00 - Perguntas e Debate - Augusto Lima, Clínica do Leite
16:00 às 16:30 - Milk Break, Expo e Networking
Bloco 3 - Performance Financeira da Indústria
16:30 às 17:00 - Faria Lima e o leite: o que falta pra dar fit? - Guilherme Bellotti de Melo, Superintendente de Crédito Agronegócio, Itaú BBA
17:00 às 17:15 - Espaço Patrocinador
17:15 às 17:30 - Benchmark de custos de compra de leite e custos industriais – como estão as indústrias no mercado brasileiro? - A definir
17:30 às 18:10 - Mesa Redonda de CFO’s: desafios e oportunidades para a performance futura da indústria láctea - Aliny Nazar, Tirolez/Daniel Zanuto, Grupo Piracanjuba/Geovani Manzano, Danone/Izanir Brun, Lactalis
18:10 às 21:00 - Encerramento, Coquetel e Networking
(Assessoria de Imprensa Sindilat)
Nota Fiscal Eletrônica: Emater/RS-Ascar e Sefaz promovem live de atualização para produtores rurais
Desde o dia 5 de janeiro, todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul devem emitir nota fiscal eletrônica em operações internas, em cumprimento à norma nacional do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Para orientar o setor sobre a transição, que marca o fim do talão de papel, na próxima terça-feira (20/01), às 10h, haverá uma live de atualização sobre o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil.
A live é uma promoção da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Emater/RS-Ascar, com o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Para assistir, basta acessar o canal @EmaterRS no YouTube, ou através do link.
PRAZO ESTENDIDO PARA PEQUENOS PRODUTORES
Atendendo a pedidos do setor, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) prorrogou até 30 de abril o prazo para utilização dos talões impressos remanescentes. A flexibilização vale apenas para produtores com receita bruta inferior a R$ 360 mil. A partir de 1º de maio de 2026, fica totalmente vedada a emissão da Nota Fiscal de Produtor, modelo 4.
FERRAMENTAS DISPONÍVEIS
A Sefaz oferece duas alternativas gratuitas para emissão:
- Nota Fiscal Fácil (NFF): aplicativo para celular, que funciona inclusive no modo offline. O produtor pode emitir a nota mesmo sem internet e, ao reconectar, o sistema autoriza automaticamente.
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): indicada para operações mais complexas, como exportações.
No próprio aplicativo NFF, os usuários podem relatar problemas, sugerir melhorias ou solicitar inclusão de novos produtos.
Para maiores informações, o manual de uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) está disponível neste link oficial. (Fonte: SEAPI)
Piracanjuba ProForce é o novo patrocinador oficial da CBV
Piracanjuba ProForce consolida sua atuação como uma das principais marcas de nutrição esportiva do país ao assumir, a partir de 2026, o patrocínio oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A marca estará presente nos eventos das seleções brasileiras de quadra e praia no Brasil, no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e na Copa Brasil. A iniciativa insere a marca em uma das modalidades mais vitoriosas e admiradas do esporte nacional, reconhecida mundialmente por sua excelência técnica e pela forte conexão com o público brasileiro.
A parceria também prevê a presença da marca nos treinamentos realizados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema – Enel Brasil em Saquarema (RJ), referência internacional na formação de atletas.
“O vôlei tem um papel único de aproximar pessoas, reunir famílias e criar conexões que vão muito além das quadras. Piracanjuba ProForce compartilha desse princípio ao estar presente no dia a dia de quem busca uma alimentação mais equilibrada, com aporte de proteínas e escolhas mais saudáveis. Ao apoiar o vôlei e outras modalidades, queremos incentivar um estilo de vida ativo, acessível e inspirador. Estar ao lado das seleções brasileiras de quadra e praia e das principais competições do país reforça nosso compromisso com o esporte como agente de transformação, inspiração e desenvolvimento”, afirma a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.
A estreia de Piracanjuba ProForce no calendário do vôlei em 2026 ocorre já em fevereiro, com a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Navegantes (SC), reunindo as principais duplas do país. Ao longo do ano, a Piracanjuba ProForce estará presente nas cidades que receberem o CBVP, ampliando o alcance da marca em diferentes regiões e públicos.
O calendário das seleções também ganha protagonismo neste ano, com início dos treinamentos em maio e a realização da Liga das Nações, além de eventos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“A chegada da Piracanjuba ProForce como patrocinador oficial da CBV mostra a força do voleibol brasileiro. Ficamos muito felizes com essa parceria com uma marca que é referência dentro do seu segmento. É uma das marcas mais queridas dos brasileiros, será positivo ter ela ao nosso lado nas quadras e praias do Brasil. Temos um espaço grande para ativações e visibilidade dos nossos parceiros. Esse é só o início de uma parceria que tem tudo para ser duradora”, afirma o diretor de Marketing e Novos Negócios da CBV, Henrique Netto.
Reconhecido como o segundo esporte mais praticado do Brasil, o vôlei reúne atributos estratégicos para marcas que buscam relevância, engajamento e credibilidade. Com baixo índice de rejeição, público fiel e histórico consistente de conquistas, a modalidade estabelece uma conexão genuína com diferentes gerações, um território alinhado à proposta do Piracanjuba ProForce de acompanhar pessoas em suas rotinas de movimento, saúde e desempenho.
Presença que vai além das quadras
O investimento no vôlei se soma a uma atuação já consolidada de Piracanjuba ProForce em outras frentes esportivas. A marca renovou, até dezembro de 2026, o patrocínio à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além do apoio direto às ginastas olímpicas e medalhistas Flávia Saraiva e Júlia Soares, como embaixadoras em campanhas e iniciativas de comunicação.
A estratégia esportiva de Piracanjuba ProForce também inclui a renovação da parceria com o Osasco São Cristóvão Saúde, referência no voleibol feminino nacional; o apoio contínuo ao futebol feminino, por meio do patrocínio ao time da Ferroviária, e ao beach tennis, com a multicampeã Flaminia Daina. Soma-se a esses projetos a presença nas tradicionais corridas Desbrava Centauros, que neste ano contarão com o suporte da marca.
Com um portfólio de bebidas proteicas e a linha em pó, pensadas para o dia a dia de quem busca incluir mais proteína na rotina de forma prática e equilibrada, Piracanjuba ProForce fortalece sua posição como uma marca que enxerga o esporte não apenas como competição, mas como um instrumento de bem-estar, convivência, saúde e inspiração coletiva.
Sobre Piracanjuba ProForce
Piracanjuba ProForce é uma linha de produtos com alto teor proteico, composta por bebidas UHT prontas para beber e suplementos em pó, desenvolvida para acompanhar diferentes rotinas, níveis de atividade e estilos de vida. Criada para quem está sempre em movimento, a marca oferece opções práticas e saborosas que combinam desempenho, equilíbrio e bem-estar, tanto no dia a dia quanto nos treinos de média e alta intensidade.
As formulações reúnem proteínas de alta qualidade, aminoácidos essenciais (BCAA), cálcio, colágeno e outros nutrientes que auxiliam na recuperação muscular, na manutenção da massa magra, na saúde óssea e na sensação de saciedade ao longo do dia.
As diferentes versões atendem a necessidades específicas. A opção com 15g de proteína é ideal para a rotina, adoçada com sucralose, fonte de fibras, zero lactose e disponível nos sabores coco, chocolate, morango e café. Já a versão com 23g de proteína traz 4g de colágeno, 5g de BCAA, é fonte de fibras e vitamina D, zero lactose, adoçada com stevia e pensada para quem busca maior aporte proteico e mais performance, nos sabores pasta de amendoim, frutas vermelhas, cacau, cookies and cream e banoffee.
O whey em pó oferece 21g de proteína por porção, é zero lactose, livre de maltodextrina, adoçado com stevia, nos sabores Chocolate e Milk, e contém 4,7g de BCAA, permitindo preparo personalizado para diferentes momentos do dia, do pós-treino ao complemento alimentar.
Com uma linha completa e funcional, Piracanjuba ProForce reforça seu compromisso em entregar nutrição inteligente, prática e adaptável, acompanhando quem busca mais energia, desempenho e qualidade de vida. (Fonte: Grupo Piracanjuba)
Jogo Rápido
Fundos sustentáveis
Um terço (33%) das instituições financeiras pretende estruturar ou gerir fundos sustentáveis no próximo ano, enquanto 26% planejam investir em títulos temáticos. A pesquisa também aponta que 4 em cada 10 gestoras (38%) afirmam ter excluído ou deixado de investir em ativos em razão de mau desempenho em critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). (Jornal do Comércio)