Pular para o conteúdo

18/12/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 18 de dezembro de 2025                                                 Ano 19 - N° 4.538


Sindilat destaca união e entrega premiações de 2025

Em uma demonstração da força do setor laticinista gaúcho, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) reuniu autoridades e lideranças em uma noite de confraternização e entrega de prêmios nesta quarta-feira (17/12), em Porto Alegre. Ao lado de diversos secretários de Estado, parlamentares e representantes dos produtores e das indústrias, o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, reforçou o potencial transformador do leite e as conquistas já obtidas ao longo dos anos. “Temos neste momento uma forte pressão das importações que precisamos combater juntos, mas estamos trilhando um caminho. Se olharmos o setor ao longo dos últimos três anos, veremos que estamos em um caminho muito bom”, ponderou. Tônica que ganhou eco na fala do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Temos que construir juntos os melhores caminhos. Sabemos que muitos municípios passam por uma grande movimentação econômica quando há o pagamento do leite e isso mostra sua força”.  

A comemoração também foi uma noite de reconhecimento ao jornalismo e à contribuição de lideranças que se dedicam às pautas do setor. Com a presença de representantes da imprensa de diferentes estados do Brasil, foram entregues as premiações do 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo. A iniciativa que valoriza a cobertura qualificada da cadeia produtiva do leite teve como vencedor, na categoria Audiovisual, Bruno Pinheiro Faustino, do programa Negócio Rural, com a reportagem “Leite é tudo igual?”. Já na categoria Texto, a vencedora foi a jornalista Raíssa Goi Borba, da Revista Valor Cooperado/Cotrijal, com a matéria “Propriedade ganha reforço de robô na ordenha”. “Há mais de uma década, temos o privilégio de acompanhar de perto o trabalho da imprensa na cobertura do setor do leite. É um segmento repleto de desafios, mas que se reinventa constantemente. Esse olhar atento da imprensa acaba se traduzindo em um verdadeiro raio-x do setor, funcionando como um grande diagnóstico de cada momento vivido pela cadeia produtiva”, destacou Guilherme Portella.

A noite foi dedicada ainda à entrega do Prêmio Destaques 2025, que reconhece personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do setor lácteo no Rio Grande do Sul. Foram homenageados o vice-governador Gabriel Souza, e os secretários estaduais Edivilson Brum (Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico); os presidentes Carlos Joel da Silva (Fetag-RS) e Marcos Tang (Gadolando); além do próximo presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, e da gerente administrativa do Sindilat, Julia Bastiani, pelos seus 15 anos de atuação junto ao sindicato.

Também recebeu a distinção a Cooperativa Languiru Ltda, que completa 70 anos de atuação em 2025, reconhecida por sua trajetória e contribuição ao cooperativismo e à cadeia láctea gaúcha.  “Este é o reconhecimento mais importante concedido pelo Sindilat a todos os que contribuem através da sua atuação para o desenvolvimento de todo o setor lácteo no Rio Grande do Sul”, assinalou Portella.

O jantar teve o patrocínio da Tetra Pak.

Vencedores Prêmio Sindilat/RS de Jornalismo:

CATEGORIA AUDIOVISUAL

1º Lugar:
Jornalista: Bruno Pinheiro Faustino
Veículo: Negócio Rural
Trabalho: Leite é tudo igual?

2º Lugar:
Jornalista: Eliza Maliszewski
Veículo: Canal Rural
Trabalho: Terceira ordenha: sistema aumenta produtividade nas fazendas leiteiras

3º Lugar:
Jornalista: Simone Feltes
Veículo: TVE/RS
Trabalho: Desafios da cadeia do leite no RS

CATEGORIA TEXTO

1º Lugar:
Jornalista: Raíssa Goi Borba
Veículo: Revista Valor Cooperado/Cotrijal
Trabalho:  Propriedade ganha reforço de robô na ordenha

2º Lugar:
Jornalista: Andressa Silva Simão Pardini
Veículo: Notícias Agrícolas
Trabalho: Desistir não é opção: a história da pecuarista que superou desafios pessoais e crises no setor para se manter na pecuária leiteira no Rio Grande do Sul

3º Lugar:
Jornalista: Bruna Oliveira Scheifler
Veículo: Revista Valor Cooperado/Cotrijal  
Trabalho: Legado para o futuro: cooperativismo e sucessão rural são chaves para o desenvolvimento sustentável


Conseleite/PR divulga projeção do valor do leite a ser pago em janeiro/26

A diretoria do Conseleite-Paraná divulga a projeção dos valores de referência para o leite entregue em dezembro de 2025 a ser pago em janeiro de 2026. Confira.

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 17 de dezembro de 2025 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Novembro de 2025 e a projeção dos valores de referência para o mês de Dezembro de 2025, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes. 

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão” se referem ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml; 300 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário de até 300 litros/dia.

Os maiores valores de referência se referem ao leite analisado que contém acima de 4,25% de gordura, acima de 3,40% de proteína, abaixo de 200 mil células somáticas/ml, abaixo de 100 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário superior a 3.000 litros/dia.

Os menores valores de referência se referem ao leite analisado que contém 3% de gordura, 2,9% de proteína, acima de 600 mil células somáticas/ml, acima de 500 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário de até 300 litros/dia.

Esses parâmetros são apresentados na primeira tabela dessa resolução. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de dezembro de 2025 é de R$ 4,1250/litro. 

As informações são do Conseleite Paraná.

Pesquisa que vira resultado: segundo dia do Show Técnico Cooperativo 2025 destaca decisões mais assertivas no campo

O segundo dia do Show Técnico Cooperativo 2025 reforçou o papel da pesquisa como ferramenta direta de tomada de decisão na agricultura. Realizado no Campo Experimental da CCGL, em Cruz Alta, o evento mobilizou produtores rurais, técnicos, pesquisadores e lideranças cooperativistas em uma programação voltada à aplicação prática do conhecimento, com impacto direto na rotina das propriedades.

Promovido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC), com a participação de 28 cooperativas do Rio Grande do Sul, o Show Técnico apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas para responder às principais demandas do campo. Ao longo do percurso técnico, os visitantes acompanham oito estações de pesquisa que abordam temas como manejo de solo, fitossanidade, entomologia, gestão, produção de grãos e leite, além de espaços pensados para acolher as famílias, como o espaço kids.

Para o vice-presidente da CCGL, Guillermo Dawson Jr., o Show Técnico é o momento em que todo o trabalho desenvolvido pela RTC se materializa de forma clara e acessível. “É uma proposta que reúne cooperativas e traduz, em conhecimento, os resultados que chegam ao produtor. Aqui conseguimos enxergar disciplina, organização e uma entrega muito bem estruturada, pensada para quem está no campo”, destaca.

Segundo Dawson, o evento percorre temas fundamentais para a tomada de decisão nas propriedades, passando por manejo de solo, gestão, fitopatologia, entomologia, produção de grãos e leite. “É uma entrega consistente e robusta, construída de forma coletiva pela CCGL e pelas cooperativas do Rio Grande do Sul, para que esse conhecimento chegue cada vez mais longe”, afirma. Ele ressalta ainda que a RTC e a plataforma SmartCoop ampliam o conceito de intercooperação para além das fronteiras gaúchas.

Para o diretor de Relações Institucionais da CCGL, Fábio Branco, “o cooperativismo é muito importante para o Rio Grande do Sul, especialmente na geração de emprego e na movimentação de renda, contribuindo para melhorar a renda do produtor”. Segundo ele, o Show Técnico “permite trazer o que há de melhor, seja em tecnologia, seja na técnica, na produção e, principalmente, na prática, a partir do trabalho desenvolvido na RTC e coordenado pela CCGL”.

A relevância do evento também é destacada pelas lideranças cooperativistas. Para Leocezar Nicolini, presidente da Cotriel e integrante do Conselho Técnico de Grãos da RTC/CCGL, o Show Técnico evidencia o papel estratégico da assistência técnica. “O que a CCGL e a Rede Técnica promovem é levar tecnologia e informação desde a implantação das culturas até a busca por mais eficiência e resultado. O diferencial está justamente na pesquisa que sai do campo experimental e chega à prática do produtor”, afirma.
               
Quem percorreu as estações técnicas confirma essa percepção. O produtor Adelar Gasparin, associado da Coopatrigo, de Garruchos (RS), destaca a aplicabilidade dos conteúdos apresentados. “Já visualizamos manejo de ervas daninhas, irrigação, época de plantio. É um show mesmo. Para nós, produtores, é uma grande riqueza de conhecimento, e vale a pena vir, mesmo deixando tarefas na propriedade”, relata.

Já o produtor Neuri Preto, da Coopibi, ressalta o caráter técnico e isento do evento. “Aqui a gente vê a realidade como ela é, baseada em pesquisa. As informações são apresentadas de forma simples, fácil de levar para o dia a dia da propriedade”, comenta.

Para o gerente de Suprimento de Leite da CCGL, Jair da Silva Mello, o Show Técnico cumpre um papel essencial ao integrar diferentes cadeias produtivas. “É fundamental trazer informação e tecnologia tanto para produtores de leite quanto de grãos, garantindo renda, sustentabilidade e continuidade das atividades no campo”, reforça. 

Com grande participação do público e forte integração entre pesquisa, cooperativas e produtores, o Show Técnico Cooperativo 2025 segue, em seu segundo dia, consolidando-se como um dos principais espaços de difusão de conhecimento aplicado à realidade do campo, fortalecendo o cooperativismo e preparando o produtor para os desafios presentes e futuros da agricultura. (ASCOM CCGL)


Jogo Rápido
SOJA/CEPEA: Negócios se aquecem no spot
Cepea, 15/12/2025 – As negociações envolvendo soja no mercado spot se aqueceram na última semana, aponta levantamento do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, o impulso veio do aumento da demanda para completar cargas nos portos brasileiros e das novas estimativas da Conab indicando redução no estoque de passagem frente ao projetado no relatório anterior. Esse cenário reforçou o movimento de valorização dos prêmios de exportação no Brasil e elevou os preços internos, conforme explicam pesquisadores do Cepea. Os embarques brasileiros da safra 2024/25 (que se encerra ao final deste mês) foram revisados pela Conab para um novo recorde de 106,97 milhões de toneladas, alta de 0,3% em relação ao relatório anterior. Segundo dados da Secex, 98,88% desse volume já havia sido embarcado até 5 de dezembro. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)