Pular para o conteúdo

07/10/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 07 de outubro de 2025                                                      Ano 19 - N° 4.496


Polo leiteiro do RS recebe o Milk Summit Brazil 2025

A região gaúcha que mais entrega leite cru para a indústria, o Noroeste do Estado, sediará na próxima semana a primeira edição do Milk Summit Brazil 2025. Com uma produção que alcança 741,9 milhões de litros por ano, se destaca abrigando um rebanho superior a 150 mil vacas, que geram R$ 2,03 bilhões anuais em Valor Bruto da Produção (VBP), conforme dados da Emater.Segundo o coordenador do evento e secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a escolha pela região para sediar o evento inspira conexões estratégicas para o desenvolvimento dos eixos temáticos do encontro, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro em Ijuí. “O leite centraliza as discussões que envolvem os aspectos da competitividade, consumo, sustentabilidade e da inovação”, assinala Palharini.O evento promoverá o encontro de ideias entre produtores, cooperativas, indústrias, representantes governamentais e especialistas, ao longo de dois dias, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, dentro da programação da Expofest. O calendário completo está disponível no site www.milksummitbrazil.com, onde os participantes também têm acesso a jogos interativos. No primeiro, o desafio é ajudar o produtor a desviar de obstáculos e coletar itens que aumentam a produção. Já o quiz apresenta 17 perguntas sobre nutrição, saúde e produção leiteira, baseadas em dados científicos.O prazo para inscrições no Milk Summit Brazil se encerra no dia 10 de outubro, pelo site Sympla. A entrada é solidária: cada participante deve doar 1 kg de alimento não perecível, e a organização acrescentará 2 litros de leite por inscrição. Todos os itens arrecadados serão destinados a entidades sociais.O que você precisa saber para aproveitar:

Existe estacionamento no local?
Sim. O Parque de Exposições Wanderley Burmann conta com estacionamento para participantes, pago à parte, no valor fixo de R$ 20,00.

Posso acessar a área VIP?
A área VIP será destinada a palestrantes, patrocinadores, comissão organizadora e autoridades, com acesso controlado mediante pulseira.

Onde posso me hospedar?
Ijuí e região contam com hotéis preparados para receber os participantes do Milk Summit Brazil. Nossa indicação é o Hotel Ijuí, onde é possível verificar a disponibilidade de reservas pelo telefone (55) 99123-3094.

Qual é o aeroporto mais próximo?
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Santo Ângelo, localizado a cerca de 50 km de Ijuí. Outra opção é o Aeroporto de Passo Fundo, a cerca de 170 km, que oferece mais opções de voos. Para quem vem de fora do Estado, o Aeroporto de Porto Alegre fica a aproximadamente 400 km de distância.

O evento é gratuito?
Sim. O evento é gratuito para quem chegar no turno da manhã. Reforçamos também a Campanha Solidária: cada participante pode levar 1 kg de alimento não perecível, e a comissão organizadora fará a doação de 2 litros de leite para cada quilo arrecadado. Uma oportunidade de unir conhecimento e solidariedade!

Sobre o Milk Summit Brazil 2025
A realização do Milk Summit Brazil 2025 é conduzida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Sindilat/RS, Prefeitura de Ijuí, Emater/RS-Ascar, Suport D Leite e Impulsa Ijuí.

O evento conta com o patrocínio de Laticínios Deale, Feuser Representações Comerciais / Rit - Resfriadores, Sistema Fiergs, Frizzo, Italac, Laboratório Base, Lactalis do Brasil, Launer, Grupo Piracanjuba, Coop Santa Clara, Senar, Sicredi, Sicoob, SulPasto e Tetra Pak.

A edição também reúne parceiros institucionais, como a ExpoFest Ijuí 2025, Fecoagro, Fetag, Ciepel, UPF, Escola Técnica Celeste Gobbato, Hooks, Cincuenta, Sebrae, APAJU, FASA, APL Leite, Instituto Manager, Rede Leite, Embrapa, Unijuí, Unicruz, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, CCR/UFSM, Ministério da Agricultura, Setrem, Amuplan, Abraleite, Viva Lácteos e Fundesa.


GDT - GLOBAL DAIRY TRADE

Fonte: GDT editado pelo Sindilat

 

Inclusão e diversão: Pirakids comemora o Dia das Crianças com identidade visual repaginada
 
Nova embalagem aproxima os personagens do público infantil, reforça a inclusão e inspira momentos de energia, sabor e diversão. 
 
Goiânia, 6 de outubro de 2025 – Para celebrar o Dia das Crianças, a linha Pirakids, da Piracanjuba, entra em um novo momento de marca e lança embalagens inéditas, com os personagens agora retratados em 3D. A reformulação dá mais vida, expressividade e proximidade às figuras que já fazem parte da rotina das crianças, reforçando o vínculo emocional com o público entre 5 e 10 anos. 
 
Mais do que um design moderno, as novas embalagens traduzem a essência da marca: energia, sabor, nutrição e diversão. O achocolatado Pirakids é fonte de vitaminas A e D, também disponível na versão zero lactose, e chega para compor a alimentação das crianças com ainda mais apelo visual e conexão com o universo lúdico. 
 
Outro destaque é o protagonismo da Turma do Piradinho. Com oito personagens que refletem diferentes perfis e interesses das crianças, a proposta é que a garotada se sinta representadas e parte desse universo. A diversidade dos personagens é o que diferencia a turminha, ampliando o senso de pertencimento. Agora em 3D, Piradinho, Olímpio, Flora, Tuca, Heitor, Coralina, Vitinho e Valentina ganham expressões mais realistas, transmitindo atitude, pluralidade e identificação. 
 
Cada embalagem traz um dos personagens e, no verso, informações como nome, idade, superpoder, matéria favorita, preferências e sonhos para o futuro. Um QR Code complementa a experiência, convidando as crianças a conhecerem ainda mais sobre o universo da turma e estimulando a descoberta do personagem favorito. 
 
“Ao dar mais destaque aos personagens nas embalagens, buscamos muito mais do que atrair no ponto de venda. Queremos reforçar a ideia de inclusão, respeito e pertencimento, traduzindo valores importantes para a sociedade e para a formação das crianças. O QR Code amplia essa experiência, permitindo que cada criança conheça melhor os personagens, se identifique e crie vínculos com a marca”, afirma a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. 
 
A nova identidade visual também chega ao Pirakids Zero Lactose, que ganha embalagem repaginada para unificar toda a família de produtos e reforçar uma comunicação integrada, sempre voltada às necessidades das crianças. 
 
Brincar é coisa séria 
 
Neste Dia das Crianças, a Turma do Piradinho convida os pequenos a aproveitarem seus passatempos preferidos: as brincadeiras que atravessam gerações e nunca saem de moda. Pega-pega, esconde-esconde, pique-estátua e pique-bandeira aparecem como inspiração para que as crianças se movimentem, se divirtam e vivam a infância de forma intensa. 
 
Personagens que refletem o universo infantil 
 
• Piradinho: líder da turma, cheio de ideias criativas e maluquinhas. 
• Olímpio: apaixonado por esportes, sonha disputar as Olimpíadas. 
• Flora: ligada à natureza, sempre atenta aos cuidados com o planeta. 
• Tuca: conectado aos animais do campo, quer ser veterinário. 
• Heitor: dedicado aos estudos, adora compartilhar curiosidades. 
• Coralina: artista que ama desenhar e ilustrar aventuras. 
• Vitinho: enérgico e divertido, vive aprontando. 
• Valentina: destemida e corajosa, enfrenta desafios sem medo e acredita que nenhum obstáculo é grande demais para impedir seus sonhos. 
 
Com a renovação da identidade visual, Pirakids reforça o compromisso da Piracanjuba em oferecer não apenas nutrição e sabor, mas também experiências que inspiram, conectam e acompanham o crescimento das crianças. Afinal, cada detalhe, do sabor ao design, foi pensado para estimular vínculos, carinho e diversão no dia a dia dos pequenos. 
 
As informações são do Grupo Piracanjuba

Jogo Rápido

RS tem 65% de probabilidade de ter La Niña nos próximos três meses
As projeções do APEC Climate Center (APCC), sediado na Coreia do Sul, indicam 65% de probabilidade de transição da fase neutra para fase fria (La Niña) no trimestre de outubro a dezembro de 2025. É o que aponta o Boletim Trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As previsões apresentadas pelo boletim são baseadas no modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O prognóstico climático indica chuvas variando de normal a ligeiramente abaixo da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul no último trimestre do ano. O mês com maiores desvios negativos de precipitação pluvial deverá ser dezembro, especialmente na metade sul e no oeste do estado. Nos meses de outubro e novembro, as precipitações devem ficar mais próximas da média, porém, com maior irregularidade espacial, havendo leve tendência de ficar abaixo da média, principalmente em novembro. As temperaturas do ar sobem gradativamente ao longo do trimestre, devendo ter anomalias mais positivas em dezembro. Os meses de outubro e novembro são bastante variáveis, pois ainda ocorrem incursões frias seguidas de períodos com aquecimento. Com isso, não se descarta, inclusive, a ocorrência de geadas tardias. A amplitude térmica aumenta consideravelmente no trimestre, ou seja, algumas madrugadas frias podem ser seguidas de tardes quentes, especialmente entre novembro e dezembro.  O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 13 entidades estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período. (Seapi)