Pular para o conteúdo

30/09/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 30 de setembro de 2025                                                 Ano 19 - N° 4.491


1ª EXPOFEST COOPAR/POMERANO atrai aproximadamente 5 mil pessoas

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, a Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul LTDA (Coopar Pomerano) promoveu a 1ª Expofest Coopar/Pomerano, em sua Unidade Matriz, na Boa Vista, 6º Distrito de São Lourenço do Sul/RS. Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e SD Esportes e Eventos Ltda foram co-promotores do evento, além disso o evento contou com o apoio da Embrapa, FETAG-RS, Emater/RS-Ascar, e Secretaria de Desenvolvimento Rural-RS. O evento teve uma ampla programação, abrangendo:
- Palestras técnicas: onde os visitantes puderam ampliar conhecimentos e trocar experiências. Sendo abordado temos como sustentabilidade em propriedades rurais, nutrição de bovinos e inovação no campo.- Mostra de Produtos de Empresas Parceiras: iniciativa que visou oportunizar uma aproximação do produtor aos parceiros comerciais da cooperativa, para esclarecimentos de dúvidas e conhecimento de novas tecnologias, buscando assim o desenvolvimento de suas propriedades.- Mostra de terneiras e novilhas: visando incentivar o melhoramento genético, bem como mostrar a evolução já conquistada pelos produtores associados da cooperativa. Participaram do julgamento, terneiras e novilhas das raças Jersey e Holandesa. 

- Feira da Agricultura Familiar: pavilhão contou com a participação de 20 expositores da região de abrangência da cooperativa. Ação realizada pela COOPAR Pomerano, SD Esportes e Eventos Ltda, Prefeitura Municipal, FETAG/RS, EMATER/RS-ASCAR e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, visando apoiar a comercialização de produtos da agricultura familiar e incentivar a agregação de valor aos produtos agrícolas.

- Desfile de rua: contou com a participação do mascote da cooperativa o “Pomeraninho”; do primeiro caminhão adquirido pela cooperativa, o qual transportou Conselheiros e sócios fundadores; das Grandes Campeãs e Reservadas de Grandes Campeãs (raças Jersey e Holandesa); de carroças; de bicicletas antigas; de tratores e máquinas antigas; de Fuscas e carros antigos; de cortes visitantes; e de candidatas à Corte COOPAR/POMERANO 2025.

- Escolha da Corte de Soberanas COOPAR/POMERANO 2025: sendo eleitas Pamela Maria Heller como Rainha e Nathana Radmann Kruger como Princesa.

Além disso, o evento contou com mais um marco importante da trajetória da cooperativa, com a inauguração do Centro Administrativo e das instalações da Fábrica de Rações. Foram momentos de grande emoção para todos os presentes, com essa importante conquista da cooperativa.

O evento buscou valorizar a cultura dos povos, unindo o passado ao presente, o uso de sistemas agrícolas tradicionais com a evolução na agricultura. Com a iniciativa a cooperativa almeja que os jovens conheçam e se orgulhem da trajetória de seus pais e avós, que permaneçam no meio rural e continuem escrevendo a história de seus antepassados.

A realização do evento buscou ainda dar mais visibilidade ao Sul do Rio Grande do Sul, evidenciando e valorizando a agricultura familiar, assim como seus produtos. Além de ser um momento festivo para comemorar as conquistas dos agricultores da região. (COOPAR Pomerano)


Produtor de Júlio de Castilhos dobra lucro e vira referência em leite a pasto

A família do agricultor Renato de Lima Machado, de Júlio de Castilhos, comemora um salto histórico na renda da propriedade. Em apenas um ano, a lucratividade da atividade leiteira cresceu 117%, resultado direto da adoção de técnicas modernas de manejo de pastagens e alimentação do rebanho.

Os números foram apresentados na última quinta-feira (25/09), durante o Dia de Campo Pecuária Leiteira Lucrativa, realizado na propriedade localizada no Assentamento Santa Júlia, com a participação de mais de 70 pessoas, entre produtores e estudantes. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, dentro do projeto Rede Elite a Pasto, com apoio da Cresol.

Tecnologia que gera resultado
Na propriedade de 19 hectares, dos quais 15 são destinados à pecuária leiteira, a virada de chave veio com a aplicação de conhecimentos científicos em sistemas de produção a pasto.

Segundo o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, da Emater/RS-Ascar, o aumento de produtividade e a redução de custos foram obtidos com a introdução de novas forrageiras, como o trigo para pastejo BRS Tarumaxi e a cevada BRS Korbel consorciada com trevo em Tifton 85. Essas áreas foram apresentadas durante o dia de campo.

Outro ponto decisivo foi o Pastoreio Rotatínuo, que ajusta as alturas do pasto e o horário de ordenha para garantir maior consumo do alimento de menor custo: o próprio pasto. O manejo incluiu ainda a redução no uso de silagem e ração concentrada, permitindo melhor equilíbrio nutricional. "O maior consumo de pasto bem manejado foi transformado em mais leite de baixo custo", explicou Ebert.

Rentabilidade em alta
A comparação com a soja, referência agrícola na região, mostrou a dimensão do resultado: a renda agrícola por hectare saltou de 37 para 79 sacas equivalentes de soja. O dado evidencia o potencial da pecuária leiteira a pasto, especialmente para pequenas propriedades que buscam eficiência e sustentabilidade.

Ebert destacou ainda que o aumento da rentabilidade não significou cortes em investimentos. Pelo contrário, os recursos foram aplicados de forma estratégica, priorizando áreas de maior retorno, como a produção de forragem.

Mais lucro e mais qualidade de vida
Além dos ganhos financeiros, Renato Machado ressaltou a melhoria na rotina da família. Com a redução do número de piquetes de mais de 30 para apenas seis no verão, o manejo tornou-se mais simples.

O produtor também comemorou os novos horários de ordenha, mais tardios pela manhã e mais cedo à tarde, que permitem dormir mais e encerrar a jornada de trabalho mais cedo.

Campanha de vacinação
O evento também abriu espaço para orientações sanitárias. Técnicos da Secretaria de Agricultura e da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Júlio de Castilhos falaram sobre a campanha de vacinação contra brucelose, prevista para as próximas semanas. Foram destacados os procedimentos de testes, a emissão Guia de Trânsito Animal (GTA) e a importância da prevenção da zoonose, que pode afetar tanto rebanhos quanto pessoas.

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar

Saldo líquido de agosto é positivo em 147.358 vagas de trabalho, mostra Caged

O mercado de trabalho brasileiro criou 147.358 novos empregos formais em agosto, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em julho, o saldo havia sido positivo em 134.251 vagas, já incorporando os ajustes na série. É o pior resultado para o mês de agosto desde 2020, início do Novo Caged.

O resultado ficou abaixo da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que apontava para um saldo positivo de 182 mil novas vagas. As expectativas para esta leitura variavam de 110 mil a 215.151 vagas.

O saldo do mês é 61,6% menor do que o observado em agosto de 2024, quando foram criados 239.069 novos postos de trabalho, considerando a série com ajustes. O Caged registrou 2.239.895 admissões e 2.092.537 demissões em agosto deste ano.

O saldo de janeiro a agosto é positivo em 1.501.930 postos formais, um resultado 13,8% menor do que o observado no mesmo período de 2024, quando foram criados 1.742.664 novos empregos formais.

No acumulado dos últimos 12 meses (de setembro de 2024 a agosto de 2025), os números mostram 1.438.243 contratações líquidas, menor que o saldo observado no período de setembro de 2023 a agosto de 2024 (1.804.122). (Correio do Povo)


Jogo Rápido

Saudabilidade redefine o mercado de bebidas lácteas
A crescente demanda dos consumidores por saudabilidade, bem-estar e sustentabilidade tem reconfigurado o mercado de bebidas lácteas. Essa mudança de comportamento não apenas amplia as categorias disponíveis nas gôndolas, como também impulsiona a inovação em embalagens e formulações. A pesquisa da Euromonitor International (“Top Global Consumer Trends 2025”) mostra que o foco não é apenas o aumento da expectativa de vida, mas sim a extensão da expectativa de saúde. O estudo revela que 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos.  Tetra Pak Index, com 5 mil entrevistados em dez países, incluindo o Brasil, reforça essa percepção: 70% dos consumidores estão dispostos a abrir mão da conveniência em troca de produtos mais saudáveis. O levantamento apontou, ainda, que para 70%, os produtos saudáveis não devem comprometer o meio ambiente; e 54% reconhecem a responsabilidade individual na adoção de dietas mais sustentáveis. Esse cenário se reflete nos resultados de mercado. Em 2024, a Tetra Pak Brasil registrou 9,7% de crescimento no volume de embalagens para bebidas proteicas, totalizando 270 milhões de unidades. A Mondor Intelligence projeta que o mercado global de bebidas proteicas prontas para consumo, avaliado em US$ 1,35 trilhão em 2020, crescerá a uma taxa anual de 7,72% entre 2022 e 2027. Paralelamente, o segmento de suplementos alimentares também apresenta expansão acelerada: segundo a Future Market Insights, deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025, com CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 7,5% no período 2015–2025. No portfólio da Tetra Pak, o envase de bebidas funcionais com proteína e ingredientes de base láctea cresceu 7% em 2024 em relação ao ano anterior. As marcas acompanham esse movimento. A Nestlé ampliou a categoria com o Nutren Senior®, enquanto a Cimed lançou o Lavitan High Protein. O movimento de co-branding também surge como tendência. Pesquisa do Instituto QualiBest, que analisou 26 categorias, mostrou que 76% dos consumidores comprariam produtos fruto de parcerias entre marcas, reforçando o potencial dessa estratégia para ampliar alcance e relevância. Um exemplo é a parceria entre Piracanjuba e a rede Milky Moo, que resultou no lançamento de bebidas proteicas, além do Pirakids sabor Chicletin. Esses lançamentos combinam saudabilidade, praticidade e inovação em sabores, atendendo diferentes ocasiões de consumo. O avanço das categorias de bebidas lácteas demonstra que saudabilidade e sustentabilidade deixaram de ser diferenciais para se tornarem exigências centrais do consumidor moderno. A expansão das bebidas proteicas, dos suplementos funcionais e das estratégias de co-branding evidencia um mercado em transformação, no qual conveniência, inovação e responsabilidade ambiental precisam coexistir. As informações são da Tetra Pak, adaptadas pela equipe MilkPoint.