Porto Alegre, 03 de setembro de 2025 Ano 19 - N° 4.472
Sindilat aponta urgência na reconstrução do Programa Mais Leite Saudável
Com a entrada em vigor da reforma tributária e a substituição do PIS e da Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), será preciso concentrar esforços para reconstituir o Programa Mais Leite Saudável (PMLS). “Temos um grande desafio colocado que é o de restabelecer os critérios tributários para garantir a manutenção do programa”, alertou Alexandre Guerra, 1º vice-presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat). As alíquotas que serão extintas compõem a base do cálculo das contrapartidas para liberação de recursos ao fomento ao setor.
Aos representantes das cadeias leiteiras do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Mato Grosso do Sul (MS), o dirigente reforçou que o alinhamento precisa ser célere para assegurar que um novo modelo esteja definido ainda no próximo ano, antes da entrada em vigor da reforma. “A urgência é para garantir que não haja interrupção no programa, pois ele é fundamental para preservar a competitividade do leite nacional por meio de ações de fomento junto a produtores, indústrias e cooperativas, beneficiando toda a cadeia produtiva”, assinalou Guerra.
A manifestação ocorreu durante reunião da Aliança Láctea Sul-Brasileira, realizada nesta quarta-feira (03/09), na sede da Fudesa, durante a 48ª Expointer. Também foi anunciado que, em 2025, quando a instância completa 11 anos, o termo de programação do fórum que reúne os principais estados produtores de leite do Brasil será assinado pelos quatro governadores em outubro, durante encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Jardine Comunicação
No Banho de Leite, Sindilat doa mil litros para famílias em vulnerabilidade social em Esteio
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) marcou presença no tradicional Banho de Leite, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), durante a Expointer 2025. A ação celebra os vencedores do Concurso Leiteiro da raça Holandesa, um dos momentos mais tradicionais de Esteio (RS).
Na ocasião, o Sindilat realizou a doação de 1.000 litros de leite à Prefeitura Municipal de Esteio, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. O presidente do Sindilat, Guilherme Portella, destacou o simbolismo da iniciativa. “Ao mesmo tempo, em que premiamos aqueles que se destacam na produção, também temos a oportunidade de ajudar com a doação de leite”, afirmou.
Jardine Comunicação
Expointer 2025: Espaço da Emater/RS-Ascar apresenta inovação, genética e sustentabilidade na pecuária
O espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer 2025 conta uma parcela temática dedicada à pecuária, com programação diversificada, reunindo tecnologias, demonstrações práticas e debates sobre os principais desafios e avanços do setor. A proposta é integrar diferentes cadeias produtivas e apresentar soluções que reforçam a importância da pecuária para a agricultura familiar e para o desenvolvimento rural sustentável.
De acordo com o extensionista rural Carlos Roberto Vieira da Cunha, entre os destaques está a apresentação de novilhas oriundas de trabalhos de melhoramento genético, resultado de ações a campo em propriedades assistidas pela Emater/RS-Ascar. "O espaço também faz referência aos 50 anos do curso de Inseminação do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), com material alusivo à trajetória histórica da formação de profissionais na área".
Outro tema em evidência é a maria-mole, conhecida como "flor das almas" e de aparência inofensiva, mas que contém substâncias tóxicas que, quando ingeridas pelo gado, podem causar lesões graves e, em muitos casos, a morte dos animais. Assim como as telas metálicas de contenção animal, apresentadas em parceria com empresas do setor, reforçando alternativas eficientes para a lida diária dos produtores.
Na parte de ovinocultura, os visitantes podem acompanhar demonstrações do pastoreio com cães da raça Border Collie, além de informações sobre verminoses e problemas de casco. O espaço conta ainda com uma mangueira modelo para ovinos, trazendo soluções práticas para o manejo dos rebanhos. Os búfalos também recebem destaque especial, com ações de valorização da espécie pela sua rusticidade e docilidade, tanto para produção de carne quanto de leite.
BOVINOCULTURA DE LEITE
Junto à parcela temática da Pecuária, na 48ª Expointer, a Emater/RS-Ascar apresenta também a área de Bovinocultura de Leite, com áreas de produção de forragens. Segundo o extensionista rural que atua no Escritório Municipal de Nova Hartz, Elder Leitzke, uma verdadeira vitrine de conhecimento, inovação e tecnologia, com cultivares que integram o Programa Estadual de Sementes e Mudas Forrageiras. "A iniciativa busca disseminar tecnologias para agricultores familiares, em parceria com mais de 300 entidades que já acessaram sementes e mudas desenvolvidas especialmente para potencializar a pecuária leiteira e de corte no Rio Grande do Sul".
Entre as espécies expostas estão três tipos de azevém e três tipos de aveia para pastejo, além de diferentes variedades de trigo, triticale e cevada. Os trigos de duplo propósito e o Tarumaxi, desenvolvido para pastejo intensivo, se destacam pela alta produtividade. "Em algumas propriedades, possibilitam até 19 pastejos consecutivos, contribuindo para maior retorno financeiro e melhor aproveitamento do solo", ressalta Elder.
As cultivares apresentadas foram melhoradas pela Embrapa e têm se mostrado eficientes no planejamento forrageiro das propriedades rurais, "permitindo que os produtores superem o tradicional uso de aveia e azevém no inverno e ampliem as alternativas de manejo".
Elder explica que o objetivo é mostrar que as pastagens devem ser encaradas como uma lavoura de pasto, que precisa ser manejada com técnica para gerar o máximo de produção de leite e carne.
A 48ª Expointer acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Espaço da Emater/RS-Ascar situa-se na quadra 9, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, com mais de 200 trabalhadores prontos para receber os visitantes com um bom chimarrão, informações e demonstrações tecnológicas.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jogo Rápido
Inscrições abertas para o 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo
As inscrições para o 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo abrem nesta segunda-feira (1/09/2025) e seguem até 1º de novembro de 2025. Promovida pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), a premiação busca reconhecer a contribuição da imprensa para o desenvolvimento do setor lácteo gaúcho. Neste ano, terá duas categorias: Audiovisual e Texto. Podem participar jornalistas devidamente registrados, individualmente ou em equipes. Não há limite de trabalhos por candidato, e serão aceitas produções publicadas entre 2 de novembro de 2024 e 1º de novembro de 2025. Para o secretário executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, a distinção reforça a importância do jornalismo especializado no fortalecimento da atividade leiteira. “O setor lácteo gaúcho tem desafios e conquistas que precisam ser contados e nossa imprensa tem acompanhado de perto todo o desenvolvimento desta cadeia”, destaca. As inscrições podem ser feitas através do link disponível no site do Sindilat/RS, anexando a documentação solicitada conforme o Regulamento. Os finalistas serão anunciados até 28 de novembro de 2025, e os vencedores, em dezembro. A Comissão Julgadora será formada por profissionais de comunicação e representantes de instituições ligadas ao agronegócio.