Porto Alegre, 25 de agosto de 2025 Ano 19 - N° 4.465
Tecnologia e gestão: como foi reta final do Interleite Brasil 2025
Tecnologias, inteligência artificial e gestão eficiente impulsionam o crescimento de fazendas leiteiras familiares no Interleite Brasil 2025.
Na reta final do Interleite Brasil 2025 o período da tarde do nosso segundo dia iniciou com o Painel 6: Inserção tecnológica em fazendas leiteiras familiares, oferecido pela Rúmina, onde foram discutidas soluções e ferramentas que promovem a transformação digital no setor.
O painel abordou temas como a digitalização do produtor de leite, experiências práticas de integração tecnológica em fazendas familiares e o uso da inteligência artificial na gestão da produção leiteira.
Para dar início às apresentações, contamos com a presença de Renan Vitor Faccio, médico veterinário, especialista em nutrição animal da CCGL, ele apresentou o SmartCOP, plataforma que integra dados de gestão, produção e pecuária para aumentar a eficiência e tomada de decisão nas fazendas familiares. Segundo Renan; “A gente acredita muito nessa assistência técnica digital e hoje vocês devem estar vivendo isso.“ enaltecendo a necessidade de plataformas cada vez mais completas que facilitem a comunicação com o produtor
A segunda palestra ficou por conta de Yago Silveira, gerente de Captação e Fomento na Alvoar Lácteos, que apresentou um pouco sobre a metodologia de operação da Alvoar no Nordeste destacando o uso de aplicativos integrados para produtores, transportadores e técnicos, que permitem gestão de produção, rastreabilidade, compliance ambiental e previsibilidade financeira. “Um fortalecimento da nossa base de dados, permite identificar os principais riscos e oportunidades para os produtores, além de otimizar a gestão e a eficiência dos consultores e da equipe de campo.” disse o gerente.
O fechamento do bloco foi feito por Laerte Cassoli, co-fundador e CEO da Rúmina, que apresentou como a Rumina integra inteligência artificial e WhatsApp. “Por que não unir a inteligência artificial que nós já temos, com o whatsapp? Juntamos as duas coisas para facilitar a vida do produtor”. Segundo ele, a plataforma permite facilitar a gestão de dados na pecuária de leite, desde registros zootécnicos até consultas e alertas automáticos.
Gestão, um dos pilares da produção
O último painel do Interleite Brasil 2025 teve como foco uma das temáticas mais importantes para quem quer evoluir na pecuária leiteira o Painel 7: Gestão aplicada a fazendas familiares, contou com dois especialistas em gestão que contaram um pouco sobre como esse tópico muitas vezes deixado de lado tem o poder de transformar uma produção inteira
O primeiro a falar foi Dirceu Borges, superintendente do Senar/GO, que apresentou o programa de assistência técnica do Senar Goiás, destacando como gestão, capacitação e tecnologia aumentam a produtividade e a renda de pequenos e médios produtores rurais. Segundo ele sem gestão de nada adianta um aumento na produtividade "produtividade sem gestão é igual a crescimento sem lucro" afirmou o superintendente
Para fechar o evento Fernanda Ragazzi, consultora especialista em gestão de fazendas, que destacou princípios de gestão eficiente em fazendas leiteiras, enfatizando propósito, planejamento e padronização de processos. Ressaltou a importância da gestão financeira, da sustentabilidade e do trabalho em equipe familiar, “Quando todos na família sabem para onde a fazenda está indo, cada decisão deixa de ser um conflito” disse. Fernanda finalizou refletindo sobre o legado do gestor e a construção de uma história duradoura na atividade rural. (Milkpoint)
As estimativas dos principais organismos especializados em mercado lácteo, preveem aumento entre 0,8% e 0,4% da produção mundial de leite. Dados publicados pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA), que levam em consideração os principais países importadores e produtores que representam 55% da produção mundial, mostram que a produção mundial, no primeiro semestre de 2025, subiu 1,05% em relação ao mesmo período de 2024. O OCLA observa que o volume total dos produtores habituais -União Europeia (UE), Estados Unidos da América (EUA), Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Uruguai – subiu 0,6% nos primeiros seis meses do ano, mostrando que a oferta no comércio mundial esteve um pouco restrita, diante de um leve crescimento da demanda, sobretudo pela retomada das compras chinesas no decorrer de 2025 e um comércio mais dinâmico do Sudeste Asiático. Esta combinação fez com que os preços das principais commodities lácteas tenham permanecido elevados no mercado mundial. É importante lembrar que o comércio internacional, sem considerar os negócios dentro da UE, oscila entre 11% e 12% da produção mundial de leite, fazendo com que a variação da produção tenha um impacto significativo nos preços, o que caracteriza a alta volatilidade desse mercado.
Nota: os dados da tabela não incluem Índia e Paquistão, países onde a produção de leite vem aumentando acima da média mundial.
Fonte: DiarioLechero – Tradução livre: www.terraviva.com.br
Italac é a marca de lácteos mais comprada do Brasil pelo 9º ano consecutivo
A marca reafirma sua posição de destaque no setor, com presença consistente nos lares brasileiros, segundo pesquisa anual da Kantar Worldpanel
A Italac conquista, mais uma vez, uma das mais importantes validações de consumo do país: é a marca de lácteos mais comprada do Brasil pelo nono ano consecutivo, de acordo com a pesquisa Brand Footprint Brasil 2025, da divisão Worldpanel by Numerator, que monitora o consumo dentro do lar em todo o território nacional.
O levantamento utilizou o indicador CRP (Consumer Reach Points), métrica que avalia a frequência e a penetração das marcas nos lares brasileiros. O resultado reforça a posição da Italac no cotidiano dos consumidores e sua trajetória de confiança ao longo dos anos, consolidando-se como uma das principais marcas de bens de consumo massivo do país.
“Esse resultado não é apenas sobre liderança, mas reflete consistência e compromisso que nos move a fazer sempre o melhor. Ser, ano após ano, a marca de lácteos mais escolhida pelos brasileiros mostra que o consumidor reconhece e valoriza o nosso trabalho, feito com carinho e todo o cuidado que são essenciais para as famílias brasileiras”, destaca Alexandre Teixeira, Diretor de Marketing da Italac.
Com presença nacional e um portfólio diversificado, a Italac alia eficiência à sensibilidade em compreender o comportamento do consumidor. O reconhecimento da Kantar reflete uma entrega contínua de qualidade, segurança e confiança. “Essa conquista é coletiva. É de cada colaborador, produtor rural e parceiro comercial que acredita na nossa trajetória. E, principalmente, é do consumidor, que nos escolhe para estar à sua mesa todos os dias”, completa Alexandre.
Fonte: Kantar divisão Worldpanel | Painel de Lares (consumo dentro do lar) | Brasil | Ano móvel Outubro/2024 | indicador: CRP
Jogo Rápido
Lactalis continua seu desenvolvimento na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio com aquisição das atividades de grande consumo da Fonterra
Laval (França), 22 de agosto de 2025 – A Lactalis anunciou a assinatura de um acordo para compra das operações de grande consumo, negócios integrados de Foodservice e Ingredientes da Fonterra na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio. O negócio representa mais de 5,6 bilhões de dólares neozelandeses em vendas líquidas (mais de R$ 17,5 bilhões), inclui 16 unidades de fabricação na Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia e Arábia Saudita e a incorporação de 4.300 funcionários. Ficam excluídas as operações na Grande China. A aquisição abrange marcas conhecidas como Mainland, Anchor, Perfect Italiano, Western Star, Ratthi, Cheesdale, Fernleaf, Anlene e Anmum. A transação está sujeita às validações regulatórias necessárias, incluindo a aprovação dos acionistas agricultores. (Lactalis do Brasil)