Pular para o conteúdo

25/08/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 25 de agosto de 2025                                                        Ano 19 - N° 4.465


Tecnologia e gestão: como foi reta final do Interleite Brasil 2025

Tecnologias, inteligência artificial e gestão eficiente impulsionam o crescimento de fazendas leiteiras familiares no Interleite Brasil 2025.

Na reta final do Interleite Brasil 2025 o período da tarde do nosso segundo dia iniciou com o Painel 6: Inserção tecnológica em fazendas leiteiras familiares, oferecido pela Rúmina, onde foram discutidas soluções e ferramentas que promovem a transformação digital no setor. 

O painel abordou temas como a digitalização do produtor de leite, experiências práticas de integração tecnológica em fazendas familiares e o uso da inteligência artificial na gestão da produção leiteira. 

Para dar início às apresentações, contamos com a presença de Renan Vitor Faccio, médico veterinário, especialista em nutrição animal da CCGL, ele apresentou o SmartCOP, plataforma que integra dados de gestão, produção e pecuária para aumentar a eficiência e tomada de decisão nas fazendas familiares. Segundo Renan; “A gente acredita muito nessa assistência técnica digital e hoje vocês devem estar vivendo isso.“  enaltecendo a necessidade de plataformas cada vez mais completas que facilitem a comunicação com o produtor 

A segunda palestra ficou por conta de Yago Silveira, gerente de Captação e Fomento na Alvoar Lácteos, que apresentou um pouco sobre a metodologia de operação da Alvoar no Nordeste destacando o uso de aplicativos integrados para produtores, transportadores e técnicos, que permitem gestão de produção, rastreabilidade, compliance ambiental e previsibilidade financeira. “Um fortalecimento da nossa base de dados, permite identificar os principais riscos e oportunidades para os produtores, além de otimizar a gestão e a eficiência dos consultores e da equipe de campo.” disse o gerente.

O fechamento do bloco foi feito por Laerte Cassoli, co-fundador e CEO da Rúmina, que apresentou como a Rumina integra inteligência artificial e WhatsApp. “Por que não unir a inteligência artificial que nós já temos, com o whatsapp? Juntamos as duas coisas para facilitar a vida do produtor”. Segundo ele, a plataforma permite facilitar a gestão de dados na pecuária de leite, desde registros zootécnicos até consultas e alertas automáticos. 

Gestão, um dos pilares da produção
O último painel do Interleite Brasil 2025 teve como foco uma das temáticas mais importantes para quem quer evoluir na pecuária leiteira o Painel 7: Gestão aplicada a fazendas familiares, contou com dois especialistas em gestão que contaram um pouco sobre como esse tópico muitas vezes deixado de lado tem o poder de transformar uma produção inteira

O primeiro a falar foi Dirceu Borges, superintendente do Senar/GO, que apresentou o programa de assistência técnica do Senar Goiás, destacando como gestão, capacitação e tecnologia aumentam a produtividade e a renda de pequenos e médios produtores rurais. Segundo ele sem gestão de nada adianta um aumento na produtividade "produtividade sem gestão é igual a crescimento sem lucro" afirmou o superintendente

Para fechar o evento Fernanda Ragazzi, consultora especialista em gestão de fazendas, que destacou princípios de gestão eficiente em fazendas leiteiras, enfatizando propósito, planejamento e padronização de processos. Ressaltou a importância da gestão financeira, da sustentabilidade e do trabalho em equipe familiar, “Quando todos na família sabem para onde a fazenda está indo, cada decisão deixa de ser um conflito” disse. Fernanda finalizou refletindo sobre o legado do gestor e a construção de uma história duradoura na atividade rural. (Milkpoint)


Evolução da produção mundial de leite no 1º semestre de 2025

As estimativas dos principais organismos especializados em mercado lácteo, preveem aumento entre 0,8% e 0,4% da produção mundial de leite. Dados publicados pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA), que levam em consideração os principais países importadores e produtores que representam 55% da produção mundial, mostram que a produção mundial, no primeiro semestre de 2025, subiu 1,05% em relação ao mesmo período de 2024. O OCLA observa que o volume total dos produtores habituais -União Europeia (UE), Estados Unidos da América (EUA), Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Uruguai – subiu 0,6% nos primeiros seis meses do ano, mostrando que a oferta no comércio mundial esteve um pouco restrita, diante de um leve crescimento da demanda, sobretudo pela retomada das compras chinesas no decorrer de 2025 e um comércio mais dinâmico do Sudeste Asiático. Esta combinação fez com que os preços das principais commodities lácteas tenham permanecido elevados no mercado mundial. É importante lembrar que o comércio internacional, sem considerar os negócios dentro da UE, oscila entre 11% e 12% da produção mundial de leite, fazendo com que a variação da produção tenha um impacto significativo nos preços, o que caracteriza a alta volatilidade desse mercado. 

Nota: os dados da tabela não incluem Índia e Paquistão, países onde a produção de leite vem aumentando acima da média mundial.

Fonte: DiarioLechero – Tradução livre: www.terraviva.com.br

Italac é a marca de lácteos mais comprada do Brasil pelo 9º ano consecutivo

A marca reafirma sua posição de destaque no setor, com presença consistente nos lares brasileiros, segundo pesquisa anual da Kantar Worldpanel

A Italac conquista, mais uma vez, uma das mais importantes validações de consumo do país: é a marca de lácteos mais comprada do Brasil pelo nono ano consecutivo, de acordo com a pesquisa Brand Footprint Brasil 2025, da divisão Worldpanel by Numerator, que monitora o consumo dentro do lar em todo o território nacional.

O levantamento utilizou o indicador CRP (Consumer Reach Points), métrica que avalia a frequência e a penetração das marcas nos lares brasileiros. O resultado reforça a posição da Italac no cotidiano dos consumidores e sua trajetória de confiança ao longo dos anos, consolidando-se como uma das principais marcas de bens de consumo massivo do país.

“Esse resultado não é apenas sobre liderança, mas reflete consistência e compromisso que nos move a fazer sempre o melhor. Ser, ano após ano, a marca de lácteos mais escolhida pelos brasileiros mostra que o consumidor reconhece e valoriza o nosso trabalho, feito com carinho e todo o cuidado que são essenciais para as famílias brasileiras”, destaca Alexandre Teixeira, Diretor de Marketing da Italac.

Com presença nacional e um portfólio diversificado, a Italac alia eficiência à sensibilidade em compreender o comportamento do consumidor. O reconhecimento da Kantar reflete uma entrega contínua de qualidade, segurança e confiança. “Essa conquista é coletiva. É de cada colaborador, produtor rural e parceiro comercial que acredita na nossa trajetória. E, principalmente, é do consumidor, que nos escolhe para estar à sua mesa todos os dias”, completa Alexandre.

Fonte: Kantar divisão Worldpanel | Painel de Lares (consumo dentro do lar) | Brasil | Ano móvel Outubro/2024 | indicador: CRP


Jogo Rápido
Lactalis continua seu desenvolvimento na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio com aquisição das atividades de grande consumo da Fonterra
Laval (França), 22 de agosto de 2025 – A Lactalis anunciou a assinatura de um acordo para compra das operações de grande consumo, negócios integrados de Foodservice e Ingredientes da Fonterra na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio. O negócio representa mais de 5,6 bilhões de dólares neozelandeses em vendas líquidas (mais de R$ 17,5 bilhões), inclui 16 unidades de fabricação na Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia e Arábia Saudita e a incorporação de 4.300 funcionários. Ficam excluídas as operações na Grande China. A aquisição abrange marcas conhecidas como Mainland, Anchor, Perfect Italiano, Western Star, Ratthi, Cheesdale, Fernleaf, Anlene e Anmum. A transação está sujeita às validações regulatórias necessárias, incluindo a aprovação dos acionistas agricultores. (Lactalis do Brasil)