Pular para o conteúdo

30/07/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 30 de julho de 2025                                                           Ano 19 - N° 4.447


Conseleite/PR - RESOLUÇÃO Nº 07/2025 

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 29 de julho de 2025 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Junho de 2025 e a projeção dos valores de referência para o mês de Julho de 2025, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes. 

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana.  

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Julho de 2025 é de R$ 4,3167/litro. 

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível www.conseleitepr.com.br.  (Conseleite/PR)


Rotulagem de alimentos: Anvisa realiza série de diálogos virtuais sobre revisão de normas

A Anvisa irá realizar, ao longo dos meses de agosto e setembro, uma série de Diálogos Setoriais Virtuais para discutir com a sociedade as propostas de atualização das normas sobre rotulagem geral, nutricional e de alimentos alergênicos. Os encontros serão conduzidos pela Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) e têm como objetivo apresentar o andamento dos processos regulatórios em curso, esclarecer dúvidas e qualificar a participação social nas futuras consultas públicas.

A participação nos eventos é aberta a todos os setores da sociedade e não requer inscrição prévia. As reuniões serão realizadas pela plataforma Microsoft Teams, a partir dos links de acesso divulgados abaixo.

Durante os diálogos, serão abordadas as principais alterações propostas nos regulamentos, incluindo temas em discussão no âmbito do Mercosul e recomendações do Codex Alimentarius. Além disso, a GGALI disponibilizará documentos técnicos de apoio aos participantes antes de cada encontro, a fim de subsidiar as discussões.

Confira a programação:
1) Diálogo setorial virtual sobre revisão dos regulamentos de rotulagem geral, nutricional e de alergênicos
6/8/2025 - 9h30 às 12h
Objetivo: Apresentar o histórico das tratativas, o andamento dos processos de revisão, uma visão geral das alterações propostas, a publicação dos termos de abertura dos processos regulatórios e a previsão das etapas seguintes, incluindo os demais diálogos temáticos e as consultas públicas.
Acesse o diálogo: Diálogo setorial virtual sobre revisão dos regulamentos de rotulagem geral, nutricional e de alergênicos  

2) Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem geral de alimentos
4/9/2025 - 9h30 às 12h
Objetivo: Apresentar as principais alterações acordadas no Mercosul para a revisão do regulamento de rotulagem geral de alimentos embalados e esclarecer dúvidas para estimular e qualificar a participação social na consulta pública.
Acesse o diálogo: Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem geral de alimentos

3) Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem de alimentos alergênicos
11/9/2025 - 9h30 às 12h
Objetivo: Apresentar as alterações propostas para a rotulagem de alimentos alergênicos, com foco na convergência com as recomendações do Codex Alimentarius, e esclarecer dúvidas para qualificar a participação social na consulta pública.
Acesse o diálogo: Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem de alimentos alergênicos

4) Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem nutricional
18/9/2025 - 9h30 às 12h
Objetivo: Apresentar as alterações acordadas no Mercosul para a revisão do regulamento de rotulagem nutricional de alimentos embalados e esclarecer dúvidas sobre o tema, para qualificar a contribuição social na consulta pública.
Acesse o diálogo: Diálogo setorial virtual sobre revisão do regulamento de rotulagem nutricional
(Fonte: Anvisa)

China aumentará importações de leite em pó

O mercado internacional de laticínios está prestes a receber um impulso significativo. De acordo com projeções recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a China deverá aumentar substancialmente suas importações de leite em pó integral (LPI) em 2025. Esse crescimento na demanda do gigante do Leste Asiático representa uma notícia extremamente positiva para os países produtores e exportadores de laticínios, visto que a China é um dos maiores compradores globais dessa commodity.

Os fatores que impulsionam a demanda chinesa por leite em pó integral estão historicamente ligados ao crescimento populacional urbano, ao aumento do poder aquisitivo e às mudanças na dieta, que levam a um maior consumo de proteínas e laticínios. Esse cenário sugere uma confiança renovada no consumo e uma recuperação econômica no país, o que se traduz diretamente em um maior apetite por leite em pó integral.

Um aumento nas importações de leite em pó integral da China tem o potencial de gerar um impacto positivo nos preços internacionais do leite. A magnitude do mercado chinês significa que um aumento em suas compras pode influenciar as cotações globais, beneficiando os produtores de leite e a indústria de laticínios como um todo.

Para investidores e analistas de mercado, essas projeções do USDA são cruciais para a tomada de decisões estratégicas na cadeia de valor do leite. Para os principais países exportadores de laticínios, como Nova Zelândia , Estados Unidos, União Europeia, Austrália e Argentina , essa previsão abre oportunidades significativas. Um aumento na demanda chinesa indica um volume adicional de vendas e a possibilidade de melhores margens de exportação.

O leite em pó integral é uma commodity estratégica na agroindústria global devido à sua versatilidade e longa vida útil, o que facilita o transporte e o armazenamento para abastecer mercados distantes. O aumento das importações chinesas não apenas impulsiona o comércio deste produto, como também reforça a importância da produção global de laticínios. A indústria internacional de laticínios deve acompanhar de perto essa dinâmica para se adaptar e capitalizar as oportunidades apresentadas por um mercado em constante evolução. (As informações são do Dairy News Today, traduzidas pela equipe MilkPoint)


Jogo Rápido

Comissão aprova repactuação de dívidas
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê repactuação de dívidas rurais não pagas entre janeiro e dezembro de 2023 por conta de atividades prejudicadas por eventos climáticos ou preço baixo de produtos. A medida é válida para dívidas contratadas no Pronaf e no Pronamp. A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. (Correio do Povo)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *