Porto Alegre, 10 de julho de 2025 Ano 19 - N° 4.433
Piracanjuba oferece antecipação de recebíveis via WhatsApp para produtores de leite
Em ação inovadora no setor, o Grupo Piracanjuba agora oferece ao produtor de leite a possibilidade de antecipação de recebíveis diretamente por aplicativo de conversa. Confira!
Produtores de leite parceiros do Piracanjuba ProCampo contam com uma modalidade de antecipação de recebíveis, disponibilizada por meio de assistente virtual no WhatsApp. O serviço, lançado em abril, é voltado a pessoas físicas e permite que a solicitação e confirmação do pagamento ocorram de forma digital, sem necessidade de aplicativos ou portais adicionais.
Com a nova funcionalidade, o fornecedor pode solicitar o serviço assim que a nota fiscal for emitida. É só iniciar uma conversa no WhatsApp e, em poucos cliques, o assistente virtual apresenta as opções de atendimento. Dentre elas, a antecipação de recebíveis.
O produtor escolhe quanto deseja antecipar - parte ou o total do valor líquido - e ainda define a data em que quer receber. “Tudo isso sem burocracia, com condições atrativas e taxas competitivas”, destaca o diretor de Compra de Leite do Grupo Piracanjuba, Edney Murillo Secco.
Além dessa modalidade, há mais de 15 anos são oferecidas outras opções de adiantamento e empréstimos aos produtores de leite.
Outro recurso, disponível pela companhia, é o aplicativo Piracanjuba ProCampo, que reúne notas fiscais, preços, demonstrativos mensais, dados de qualidade do leite, notícias do setor, Guia de Comercialização e cadastro de informações do rebanho e da equipe de colaboradores.
O canal faz parte do programa Piracanjuba ProCampo, que oferece capacitações, suporte técnico e ações voltadas ao desenvolvimento do setor leiteiro.
As informações são da assessoria de imprensa do Grupo Piracanjuba.
Vendas anuais de iogurte nos EUA se aproximam de US$ 12 bilhões
Cresce o consumo de lácteos fermentados, impulsionado por saúde e bem-estar. Iogurte lidera a tendência, com alta de 11,6% nas vendas nos EUA. Confira!
Estes são anos dourados para os produtos lácteos fermentados, impulsionados por influenciadores digitais e pelas crescentes tendências ligadas à saúde e ao bem-estar.
Demanda por laticínios ricos em proteína impulsiona o setor
As vendas de queijo cottage, por exemplo, alcançaram US$ 1,75 bilhão nas 52 semanas encerradas em 23 de fevereiro, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento de uma empresa de pesquisa de mercado. Produtos como cream cheese e creme azedo também registraram desempenhos positivos, refletindo o fortalecimento da categoria como um todo.
Uma pesquisa recente sobre hábitos alimentares revelou que 32% dos consumidores norte-americanos que buscam fontes de proteína dão preferência à laticínios — com os produtos fermentados despontando como uma das escolhas mais frequentes dentro desse perfil.
Entre eles, o iogurte se destaca como um dos itens mais valorizados. Nos Estados Unidos, o mercado de iogurtes movimentou US$ 11,8 bilhões nas 52 semanas encerradas em 20 de abril, registrando um crescimento de 11,6% em comparação ao ano anterior. No mesmo período, o volume de vendas aumentou 7%, alcançando 4,38 milhões de unidades comercializadas.
Em escala global, estima-se que o mercado de iogurte tenha atingido US$ 134,55 bilhões em 2024, com previsão de crescimento anual médio de 5,4% até 2033, podendo alcançar US$ 203,8 bilhões. Esse desempenho reflete o interesse dos consumidores por alimentos que combinem alto teor de proteína, baixo teor de açúcar e perfis nutricionais alinhados com estilos de vida mais saudáveis.
Observa-se também uma mudança na forma como os consumidores interagem com essa categoria. Produtos com posicionamento funcional e formulações mais simples ganham espaço. Além disso, formatos alternativos como iogurtes líquidos e opções com sabores tropicais têm atraído novos públicos, especialmente em comunidades multiculturais.
O interesse crescente pelo produto também se expressa em plataformas digitais: entre 1º de janeiro e 24 de fevereiro, a demanda por iogurte via aplicativos de entrega teve um salto de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As informações são do Dairy Foods, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint
Prazo para se inscrever no Programa Irriga+ termina dia 29 de julho
O produtor João Henrique Maldaner, do município de Lagoa dos Três Cantos, produz milho, soja, trigo, canola, aveia e diversas forrageiras em uma área de 250 hectares. Para ele, a irrigação é fundamental.
“Tendo a água, a gente garante produção, garante renda para a propriedade, tem uma estabilidade um pouco melhor na propriedade”, afirma Maldaner.
Ele é um dos produtores que participaram da segunda etapa do Programa Irriga+, executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), recebendo uma subvenção de R$ 100 mil para irrigação por pivô. “A gente planta milho, soja, e já irrigamos estas lavouras e estamos avaliando se depois vamos entrar com feijão safrinha ou com soja safrinha, para fazer uma segunda safra, para conseguir trabalhar mais safras em cima da área irrigada”, conta o produtor. A proporção, neste momento, é de 15% da área total com irrigação.
“Um dos maiores problemas, um dos gargalos, é a questão ambiental, a questão da água, que nós não temos uma facilidade em armazenar água na propriedade. E com a irrigação a gente vê que vai produzir mais, esperamos ganhar no milho de 10 a 20% a mais na produção em anos normais, e quando houver estiagem, esperamos ter uma produção de até 50% mais em comparação com as áreas sem irrigação”, calcula Maldaner.O Programa Irriga+ destina recursos para projetos de irrigação e reservação de água, que podem ser financiados por bancos ou com recursos próprios, com 20% de subvenção no projeto e um teto máximo de R$ 100 mil por beneficiário. O edital segue aberto até o dia 29 de julho, com prazo de execução de 12 meses após aprovação da Seapi.
“O Irriga+ tem sido extremamente importante na ampliação da área irrigada, fomentando novos sistemas de irrigação nas mais diferentes culturas e em diferentes tamanhos de propriedade. Tem tido uma boa adesão de produtores, já são mais de mil projetos recebidos, e os que têm interesse em participar ainda podem enviar projetos até o dia 29 de julho que nossos técnicos farão as análises”, afirma o subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno. Segundo ele, já está sendo estudada uma terceira etapa a ser lançada, provavelmente, no mês de agosto.
Nas duas primeiras fases do programa já foram recebidos 1.121 projetos, com uma área total irrigada de mais de 17 mil hectares e 220 municípios envolvidos. (SEAPI)
Jogo Rápido
Não fique de fora: inscreva-se no evento que vai movimentar a cadeia do leite!
O Dia Nacional do Produtor de Leite será comemorado com um grande encontro neste sábado, 12 de julho, em Ijuí (RS). O evento, que também marcará o lançamento da programação do Milk Summit Brazil 2025, reunirá produtores, lideranças, técnicos e representantes do setor para uma manhã de debates, premiações e novidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla clicando aqui ou pelo telefone (55) 99696-1665. Garanta sua vaga e participe desse momento de valorização e construção do futuro do leite brasileiro!