Porto Alegre, 15 de maio de 2025 Ano 19 - N° 4.392
Sindilat/RS acompanha o MilkPro Summit 2025 no debate de inovações para o setor lácteo
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) acompanha o MilkPro Summit 2025, um dos principais eventos da cadeia láctea nacional, com a participação do secretário-executivo, Darlan Palharini.
Créditos da imagem: Darlan Palharini
A programação do MilkPro Summit 2025 está distribuída em seis painéis temáticos com assuntos estratégicos para o setor, como as tendências globais de produção e consumo de leite, a aplicação da inovação, digitalização e inteligência artificial na pecuária leiteira, estratégias de negócios e liderança, além de temas essenciais como a comunicação com o consumidor e a visão de mercado de produtores globais.
“É fundamental que o Rio Grande do Sul esteja presente nesses espaços de diálogo e construção de conhecimento, reforçando nosso compromisso com a inovação e o fortalecimento da cadeia leiteira gaúcha”, destaca Darlan Palharini. O encontro acontece nos dias 15 e 16 de maio, no Bourbon Resort, em Atibaia (SP), reunindo especialistas e investidores no debate do futuro da produção leiteira no Brasil e no mundo.
Mediante uma parceria, associados do Sindilat/RS garantiram condição especial para participar do evento que, além dos painéis temáticos, proporciona oportunidades de networking e troca de experiências.
Informações: Sindilat/RS e Milkpoint
Concurso Leiteiro na Fenasul Expoleite valoriza trabalho do criador
A Fenasul Expoleite 2025 contará novamente com uma das suas maiores atrações, que é o Concurso Leiteiro, etapa obrigatória do Circuito Exceleite. De hoje (14/05) a domingo (18/05), o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, deverá receber cerca de 150 exemplares da raça holandesa. A feira mantém o foco no setor leiteiro, com julgamentos de alta qualidade e concursos que valorizam o trabalho dos criadores. A programação também conta com outras atividades como palestras voltadas à formação de jovens e profissionais técnicos agropecuários e a presença da agricultura familiar, oferecendo produtos locais diretamente ao consumidor.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, destaca que o Concurso Leiteiro é um dos momentos mais importantes do evento juntamente com o julgamento morfológico da raça. As vacas campeãs, tanto na categoria Jovem quanto na Adulta, serão as que produzirão mais leite. A raça holandesa estará sujeita a cinco ordenhas, com intervalo de 8 horas, as duas maiores marcas serão descartadas. Os animais serão classificados pela ordem de maior soma do peso das ordenhas válidas.
Tang coloca que a feira acontece quando o clima está um pouco mais ameno e passa a ficar mais interessante para as vacas altamente produtivas. “Por isso esperamos realmente cifras interessantes de leite produzido e um bom número de vacas participantes. E com a Fenasul Expoleite como etapa obrigatória do nosso Exceleite, estamos com uma boa expectativa e convidamos a todos a estarem no Parque de Esteio em maio”, finaliza.
O tradicional banho de leite da raça holandesa ocorre amanhã (15/05), a partir das 17h.
A Fenasul Expoleite é uma promoção da Gadolando e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com co-promoção da Prefeitura Municipal de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), e apoio de outras entidades. (SEAPI)
Grupo Piracanjuba apresenta collab entre Piracanjuba e Milky Moo na Apas Show 2025
Bebidas com 15g de proteínas, nos sabores mais vendidos da marca de milkshake, além da versão Pirakids sabor Chicletin, são algumas das inovações apresentadas no evento. Lista de lançamentos inclui a linha Zquad, voltada ao público a partir dos 10 anos, novos produtos Piracanjuba e Emana, além do redesign visual de LeitBom.
O Grupo Piracanjuba apresenta uma série de novidades na Apas Show 2025. Exemplos são as bebidas com 15g de proteínas nos sabores Pandora e Mimosa, e a versão Pirakids Chicletin, desenvolvidas a partir de uma collab entre Piracanjuba e Milky Moo.
Na lista de destaques também está a primeira linha com 10g de proteínas criada especialmente para o público a partir dos 10 anos, a Zquad, nas opções Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, além do Leite UHT Semidesnatado Piracanjuba+Protein Zero Lactose, com 10g de proteína por porção; o sabor Caramel Coffee, de Emana Protein, com 23g de proteínas; o novo posicionamento e redesign visual de LeitBom e o lançamento de uma categoria premium de lácteos: Piracanjuba Seleção.
As novidades estarão à mostra no estande do Grupo, com possibilidade de degustação durante os quatro dias do evento, que ocorre de 12 a 15 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). No espaço, além dos lançamentos e principais destaques de cada marca da companhia, os visitantes poderão conhecer detalhes da história da Piracanjuba, que completa 70 anos em 28 de julho deste ano. A celebração das sete décadas também inspirou o conceito do ambiente.
“Nosso estande foi projetado para além de ressaltar as conquistas até aqui, evidenciar nosso olhar para o futuro, apresentando inovações tanto em produtos da Piracanjuba, quanto de outras marcas da empresa”, destaca a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.
Essa é a 17ª participação da companhia na Apas, evento considerado o maior de alimentos e bebidas das Américas. “Mais que uma excelente vitrine para apresentar as novidades em produtos e marcas, a feira oferece uma oportunidade estratégica para ampliarmos o relacionamento com parceiros de todo o país, com a proximidade, o cuidado e o afeto que nos são característicos. Entendemos que reforçar esses laços são essenciais para nossa estratégia de criar o futuro da alimentação todos os dias”, ressalta Lisiane.
Os visitantes que comparecerem ao estande também poderão conferir toda a linha de refrigerados Piracanjuba, bem como o portfólio completo LeitBom, dos leites UHT Ninho e Molico, e a linha Almond Breeze, com bebidas vegetais e creme vegetal. “Todo o mix de produtos do Grupo Piracanjuba, que é composto por mais de 200 opções, estará exposto para que o público possa conhecer, degustar e se surpreender ainda mais com a nossa qualidade e diversidade”, finaliza a diretora.
Novidades Piracanjuba
Piracanjuba + Milky Moo: bebida com 15g de proteínas
Desenvolvida em parceira com a Milky Moo, empresa criada há cinco anos e que já possui 642 lojas de milkshakes no Brasil, a nova bebida proteica traz os dois sabores campeões de venda da marca, Pandora (chocolate com avelã e brigadeiro branco) e Mimosa (brigadeiro branco com morango), numa versão pronta para beber, com 15g de proteínas, sem açúcar adicionado, zero lactose, em embalagem de 250 ml, prática para ser consumida em qualquer ocasião.
Piracanjuba Pirakids + Milky Moo Chicletin
Primeira collab de Pirakids, também com a Milky Moo, a bebida com sabor Chicletin – um dos mais queridos da marca - é voltada para o público infantil, com idade a partir dos 5 anos. Está disponível em embalagem de 200 ml.
Piracanjuba Zquad - 10g de proteínas
Bebida pronta para beber, pensada especialmente para atender o público a partir dos 10 anos, que está em desenvolvimento e em constante movimento. A novidade marca a entrada da Piracanjuba nesse segmento e está disponível em três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, todos com 10g de proteína por porção, em embalagem prática de 250 ml, formulados para atender quem busca energia para viver tudo.
Piracanjuba + Protein Zero Lactose, leite UHT Semidesnatado - 10g de proteínas
Leite semidesnatado, zero lactose, com 10g de proteínas. A novidade oferece 50% a mais de proteína e 33% mais cálcio que a versão tradicional. É uma opção prática para pessoas com intolerância à lactose, que buscam maior aporte proteico nas refeições do dia a dia.
Piracanjuba Seleção
Piracanjuba Seleção é uma linha premium, composta, inicialmente, por Queijo Parmesão com 12 meses de maturação, Creme de Leite Gourmet, Creme de Leite Bate Chantilly, Manteiga com Flor de Sal, Queijo Reino e Queijo Parmesão Cilindro. Cada produto foi cuidadosamente escolhido para oferecer a mais alta qualidade da marca.
Piracanjuba Parmesão
Todo o sabor do Queijo Parmesão Piracanjuba que já era disponibilizado na versão fracionada, agora disponível em embalagem termoformada, mais atraente e prática para o consumidor.
Lançamento Emana
Emana Caramel Coffee 23g de proteínas
Com o sabor Caramel Coffee, a nova bebida proteica da Emana, marca de suplementos e bem-estar do Grupo Piracanjuba, oferece 23g de proteína por porção. O produto é zero lactose, adoçado com stevia e está disponível em embalagem de 250ml.
Novidade LeitBom
Novo posicionamento e redesign visual
LeitBom apresenta em primeira mão na Apas o novo propósito “O bom de todo dia” e seu redesign visual, que poderá ser visto nas peças de comunicação e embalagens do portfólio. A evolução visa agregar mais valor à marca e reflete a relação de proximidade com os consumidores de várias regiões do país. No centro do reposicionamento está a essência da LeitBom, como ser presente na rotina, conectar sabor e afeto, ser acessível, constante e estar sempre à mesa. (PIRACANJUBA)
Jogo Rápido
Impacto do pasto na qualidade do leite em tempos de seca
Uma pesquisa publicada na edição de maio de 2025 do Journal of Dairy Science revela os impactos da crise climática na produção de leite e queijo, e aponta estratégias eficazes para reduzir esses efeitos. O estudo, liderado por Matthieu Bouchon e desenvolvido por pesquisadores do INRAE, da Universidade Clermont Auvergne, da AgroParisTech e da Universidade Claude Bernard Lyon 1, analisou como a escassez de pastagem durante as secas de verão — cada vez mais frequentes — afeta o desempenho dos animais e a qualidade dos produtos lácteos. O experimento foi realizado na região do Maciço Central, na França, uma área semi-montanhosa frequentemente afetada por estiagens. Ao longo de 19 semanas, os pesquisadores acompanharam 40 vacas leiteiras das raças Prim’Holstein e Montbéliarde, divididas em quatro grupos com dietas distintas: dois com alimentação baseada principalmente em pasto e dois com silagem de milho, sendo que metade de cada sistema passou por uma simulação de escassez de forragem, como ocorre em períodos de seca severa. Os resultados mostram que reduzir parcialmente o pasto no sistema tradicional de pastagens não compromete a produção de leite, melhora a eficiência alimentar e reduz a emissão de metano por litro de leite. Além disso, o leite e o queijo produzidos nesse sistema apresentaram melhor qualidade sensorial: queijos mais amarelos, macios e com sabor mais pronunciado — características valorizadas pelo consumidor. Já a retirada completa do pasto no sistema baseado em milho manteve a produção de leite, mas reduziu a eficiência alimentar e piorou a qualidade do queijo, que ficou mais pálido, menos saboroso e com menor presença de microrganismos benéficos. Os autores concluem que, frente à intensificação das mudanças climáticas, é essencial adotar estratégias de adaptação nos sistemas de produção leiteira. Manter o acesso ao pasto, mesmo que parcial, mostrou-se crucial para preservar a qualidade do leite e do queijo, além de contribuir para um sistema mais eficiente e ambientalmente sustentável. Complementar a alimentação de vacas com forragens conservadas, sem abandonar totalmente o pasto, pode ser a chave para enfrentar os desafios climáticos que já impactam o campo. As informações são do Journal of Dairy Science, traduzidas pela equipe MilkPoint