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06/03/2018

Porto Alegre, 06 de março de 2018                                              Ano 12 - N° 2.688

 

 Marcas de Quem Decide destaca laticínios gaúchos

A pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio e realizada pela Qualidata, destacou a força dos laticínios gaúchos na lembrança e na preferência dos consumidores do Rio Grande do Sul. A entrega da distrição a empresas referência em seus setores foi realizada em solenidade na manhã desta terça-feira (6/3), na Fiergs, em Porto Alegre.  No segmento Produtos Lácteos, a Santa Clara foi a marca mais lembrada com 29,7% dos votos, um crescimento de 4,8 pontos percentuais em relação à pesquisa do ano passado, quando a empresa foi apontada por 24,9% dos entrevistados. A Piá ficou em seguida com 16% e a Elegê foi lembrada por 8,4% dos entrevistados, ocupando assim o terceiro lugar. A Santa Clara também conquistou liderança na preferência dos gaúchos com 23,7%, posição ocupada em 2017 pela cooperativa Piá, que, nesse ano, somou 17,8% dos votos e ficou na segunda colocação. Seguida da Elegê que se manteve em terceiro lugar com 6,8% da preferência dos entrevistados. Em sua 20ª edição, a pesquisa Marcas de Quem Decide ouviu mais de 400 consumidores em 47 cidades do Rio Grande do Sul.

Na categoria Queijos, a cooperativa Santa Clara também ficou em primeiro lugar tanto como marca mais lembrada quanto preferida dos gaúchos. A cooperativa de Carlos Barbosa foi citada por 37,1% dos entrevistados no quesito lembrança e 31,2% em preferência. A marca RAR se destacou, saltando do quarto lugar em lembranças e preferência dos gaúchos para segundo, totalizando 3,5% e 5,5% dos votos, respectivamente, um aumento significativo em relação ao ano passado, quando somou 1,9% dos votos para marca mais lembrada e 2,1% em marca preferida. O terceiro lugar foi ocupado pela marca Santa Rosa que somou 3,3% em lembrança e 3,1% em preferência. As demais colocações de ambas as categorias serão divulgadas pelo Jornal do Comércio no dia 26 de março. 

A solenidade contou com lideranças do setor empresarial e autoridades. Estiveram presentes o governador do Estado, José Ivo Sartori, e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. O secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, marcou presença no evento e mostrou-se otimista com as projeções para o setor lácteo em 2018. "No ano passado, nós tivemos uma queda de consumo interno e ficamos sem alternativas de escoar a produção, o que ocasionou queda  de preços. Agora, estamos buscando uma retomada pelo mercado internacional", destacou. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

 

Entidades debatem programação da Fenasul

Instituições que participam tradicionalmente na organização da Fenasul reuniram-se na manhã desta terça-feira (6/3), na Secretaria da Agricultura (Seapi), para debater a realização da feira, prevista para a segunda quinzena de maio de 2018. Além do Sindilat e da Seapi, estiveram presente representantes da Gadolando e  Associação de Criadores de Gado Jersey. 
O encontro foi coordenado pelo chefe de gabinete do secretário Ernani Polo, Antônio Aguiar. Uma das questões que está em debate é a data de realização da exposição. A organização também discute alternativas para garantir maior presença de animais e público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Um novo encontro será realizado na próxima terça-feira (13/3) para alinhar outras questões ainda pendentes.Segundo o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, que participou da reunião, as indústrias ainda estão alinhando a participação do sindicato na Fenasul frente à falta de recursos para investimento. "Tivemos um corte expressivo de receitas e precisamos ajustar as despesas", pontuou.

Foto: Carolina Jardine

 

Lácteos: índice de preços GDT recua 0,6% em leilão

O índice de preços internacionais de lácteos GDT recuou 0,6% no leilão realizado nesta terça-feira, 6, na GlobalDairyTrade, em relação ao leilão anterior. O preço médio ficou em US$ 3.593 por tonelada. A GlobalDairyTrade é uma plataforma de negociação criada pela Fonterra, da Nova Zelândia. Já o preço médio de leite em pó integral atingiu US$ 3.232 por tonelada, enquanto o índice para o produto caiu 0,8% em relação ao último leilão. O indicador GDT cobre uma série de produtos e vencimentos, e é considerado uma referência no mercado de produtos lácteos. (Estadão Conteúdo/GDT)

 
 
 
Perspectivas do mercado lácteo - Europa- Relatório 09/2018 de 02 de março de 2018

Um incomum inverno extremamente frio vem atingindo grande parte da Europa nos últimos dias. Regiões inteiras da Alemanha estão com temperaturas congelantes. Na Itália a previsão é de tempestades de neve, o que é bastante incomum. 

O clima mais frio na Alemanha está reduzindo o aumento sazonal da produção de leite. No entanto observadores esperam que a produção de leite em 2018 fique acima da de 2017. A primavera pode vir com ganhos nos próximos meses. Existe grande expectativas em relação aos primeiros dados sobre as exportações de 2018, quando, acreditam os analistas, será constatado o aumento nas exportações de queijo pela União Europeia (UE). Se isto ocorrer, estará revertendo o fraco desempenho dos últimos anos. A projeção é de que as vendas de queijo nesse início de 2018 ficará em torno de 3% maior do que a verificada no início de 2017.

Queijo é o destino preferido para a produção extra de leite na UE, menos do que a manteiga e o leite em pó desnatado. As indústrias de queijo acreditam que existem negociações que poderão elevar as exportações. Estão em curso esforços agressivos na UE para expandir as oportunidades de exportação de queijos. A UE é o maior exportador mundial de queijos e pretende continuar crescendo nesse mercado. A Ucrânia aumentou em 63% as importações de queijo em 2017, quando comparadas com 2016. Todos os dez maiores fornecedores de queijo para a Ucrânia são membros da UE. As principais variações foram: Polônia, +46%; Alemanha, +39%; França, +49%; Holanda, +39%; e Itália, +17%.  (Usda - Tradução Livre: Terra Viva)
 

 
 

 Nestlé lança versão zero lactose de seu creme de leite
Atenta às tendências, ao potencial promissor do mercado e às necessidades das pessoas, a Nestlé® lança a versão zero lactose de seu creme de leite. O produto não contém lactose e pode ser utilizado nas preparações doces e salgadas e chega para agregar ao portfólio da marca, que já conta com as versões lata e caixinha tradicional e lata light. O novo Creme de Leite Zero Lactose Nestlé poderá ser encontrado nas melhores redes varejistas de todo o Brasil ainda neste mês. (As informações são do Newtrade)

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