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20/03/2017

 

Porto Alegre, 20 de março de 2017.                                               Ano 11- N° 2.463

 

Brasileiro contém despesas e foca em decisão de compra

O estudo anual 306º Consumer View, realizado com painel de domicílios da Nielsen no País, mostra que o brasileiro procurou por alternativas para driblar a turbulência econômica do Brasil.  Segundo a pesquisa, 52% dos lares brasileiros foram impactados pela conjuntura econômica. São domicílios que não conseguiram pagar suas dívidas ou que algum membro da família ficou desempregado. Eles estão concentrados na classe C, com mais de três pessoas, comprometendo mulheres mais jovens (menos de 30 anos) sem ensino médio completo. Mesmo sentindo as dificuldades no seu cotidiano, esses lares têm comprado, em média, mais itens que antes, embora gastando menos. Vale destacar que, mesmo nesse contexto, antes de reduzir consumo de alimentos, bebidas, itens de higiene/beleza e limpeza do lar, 58% adota outras medidas, tais como reduzir gastos com lazer fora de casa, e 18% declara não ter feito nenhum tipo de mudança orçamentária. Mais de um terço das famílias também afirma que vai se endividar novamente, após a quitação de suas dívidas.

Já os não impactados representam 48% dos domicílios, sendo que 77% destes estão poupando de alguma forma diante de incertezas. Eles economizam, principalmente, para pagar as contas em dia (40%), manter o padrão de vida que alcançou (22%), garantir os estudos próprio ou dos familiares (17%) e suster a casa própria que conquistou (11%). Eles estão concentrados na classe AB, com menos de três pessoas, e com a presença de donas de casa mais maduras (acima de 50 anos). 
Vários canais e promoção 
Além de procurar o autosserviço para se abastecer, os lares estão mixando mais os diferentes formatos para fazer suas compras, frequentando, em média, sete canais. Os formatos menores, como Mercearia, Padaria, Porta a Porta e Vizinhança, são destaques entre as famílias impactadas. A procura por promoções é outro escape para esses domicílios. O abastecimento e a reposição, por meio de produtos mais baratos e/ou promocionais, têm até 13% mais importância nos impactados em comparação com os não impactados.
A busca por itens e embalagens econômicas ocorre, em especial, nas cestas de Bebidas Não Alcoólicas e Limpeza, que são as mais prejudicadas nos lares impactados. O estudo aponta que, em Bebidas Não Alcoólicas, 75% das categorias sofrem trade-down (troca por marcas baratas) entre os impactados (vs. 50% não impactados) e 54% do volume movimentado foi em troca com produtos mais baratos (vs. 50% não impactados). Em Limpeza, 98% da perda de importância da cesta nos lares vêm dos impactados. Por outro lado, Bebidas Alcoólicas ganham destaque devido a redução fora do lar, que puxou o consumo para dentro de casa. Esse crescimento é impulsionado por cerveja tanto em frequência quanto em intensidade de compra.

"Mesmo em condições adversas, os brasileiros estão cada vez mais exigentes quando o tema é consumo. Para o futuro, a indústria e o varejo precisam unir forças para serem relevantes, oferecerem um bom portfólio, praticidade e hiperconveniência", comenta Raquel Ferreira, especialista em entendimento do consumidor da Nielsen Brasil. (Supermercado Moderno/Terra Viva)

 

 
Quase 44.000 pecuaristas da UE reduziram a produção de leite

Uma das medidas tomados pelo Comissário da Agricultura, Phil Hogan, para enfrentar a crise láctea, foi um programa de redução voluntário de leite, que paga 14€/100 kg de leite não produzido. Segundo dados finais liberados pelos Estados Membros durante o primeiro período de redução (outubro a dezembro de 2016), 43.968 produtores reduziram sua produção de leite totalizando 851.700 toneladas. Esta quantidade é 20% menor que a inicialmente projetada (1.071.428 toneladas). Também é menor o número de produtores (13% menos) que efetivamente aderiram ao programa, uma vez que os inscritos foram 58.035. Em destaque estão os casos da Áustria e Eslovênia, cuja quantidade de leite reduzida é 44% menor do que a solicitada. Na Holanda, também houve um perdentual significativo, (-34%) de queda. 

No caso da Espanha, sem bem houve redução de 27.010 toneladas de leite, é 13% menor do que a quantidade solicitada. A redução foi efetivada por 1.350 produtores, o que é uma cifra 13% menor do que os inscritos inicialmente. Os menores volumes de redução em relação ao que foi solicitado por ocasião do lançamento do programa, pode ser em decorrência da recuperação dos preços do leite. Entre o verão e o mês passado, fevereiro, o preço do leite na União Europeia (UE) subiu 31%, atingindo 33,7 centavos/quilo. Os valores referente ao segundo período de redução (novembro de 2016 a janeiro de 2017) serão conhecidos no início de abril. (Agrodigital - Tradução livre: Terra Viva)

Carrefour e Tetra Pak Iniciam Projeto Itinerante

A Tetra Pak e o Carrefour realizam, entre março e outubro de 2017, uma iniciativa itinerante chamada 'Caminho da Reciclagem', com o objetivo de levar informação sobre reciclagem para mais de 20 lojas da rede em todo o Brasil.

O projeto compreende uma instalação que explica o ciclo de vida das embalagens longa vida, desde a produção, passando pelo consumo, descarte até a coleta seletiva. A ação, gratuita, integra o programa 'Juntos pelo Meio Ambiente', que já coletou mais de 2.760 toneladas de materiais recicláveis em 2016, a partir de 138 pontos de coleta localizados em lojas do Carrefour em 47 municípios brasileiros. Ao longo dos próximos meses, o projeto passará pelas lojas do Carrefour situadas em Osasco (SP), Santo André (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). (Giro News/ Terra Viva)

No ano, superávit da balança ultrapassa US$ 11,1

O superávit acumulado pela balança comercial brasileira superou os US$ 11,1 bilhões no ano até a terceira semana de março. As informações foram divulgadas hoje pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Somente na terceira semana do mês, a balança registrou superávit de US$ 1,437 bilhão, decorrente de exportações de US$ 4,262 bilhões e importações de US$ 2,825 bilhões. Em março, o superávit soma US$ 3,854 bilhões. As exportações nas três primeiras semanas do mês subiram 22% pelo critério de média diária, quando comparadas a março de 2016. Por essa métrica, a principal influência de alta foi dos produtos básicos, que avançaram 34,4%, para US$ 451,3 milhões. Entre os básicos, puxaram as vendas de minério de ferro, petróleo em bruto, soja em grão, carnes suína e de frango e café em grão.

A venda de manufaturados também cresceu 11% para US$ 311,3 milhões no mês, por conta de automóveis de passageiros, óleos combustíveis, veículos de carga, tubos flexíveis de ferro ou aço, hidrocarbonetos e seus derivados halogenados. O embarque de semimanufaturados avançou 9,2% para US$ 104,8 milhões, influenciado por produtos semimanufaturados de ferro/aço, celulose, açúcar em bruto, ferro­ligas e ouro em formas semimanufaturadas.
A média diária de importações também cresceu 12,3% nas três semanas de março, quando comparada ao mesmo mês de 2016, para US$ 590,2 milhões. Nesse comparativo, cresceram os gastos, principalmente, com bebidas e álcool (112,6%), equipamentos elétricos e eletrônicos (36,5%), combustíveis e lubrificantes (31,5%), plásticos e obras (19,0%) e químicos orgânicos e inorgânicos (14,3%). (Valor Econômico)

 
 

Antônio Magela assume presidência da Itambé
Em um comunicado, Jacques Gontijo e Wesley Batista, presidentes do Conselho de Administração da Itambé, divulgaram que Antônio Magela, atualmente responsável pela Diretoria Comercial, assume de forma interina a presidência da empresa e acumulará duas funções. Magela está na Itambé há 37 anos, tem ampla experiência de negócios e vem participando ativamente para o crescimento da empresa. Alexandre Almeida deixa a presidência da Itambé por motivos particulares. Para tornar mais efetiva esta transição, com acúmulo de atribuições da presidência e da diretoria comercial, os seguintes diretores e suas respectivas áreas, antes vinculados diretamente a presidência, passarão a reportar a You Ta Ma, diretor financeiro, também de forma interina:
Antônio Manuel Neves, diretor jurídico;
Francisco Júnior, diretor de suprimentos e planejamento integrado;
João Carlos Pereira Campos, diretor de Tecnologia da Informação. (Assessoria de Imprensa Itambé) 
 

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