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12/01/2017

Porto Alegre, 12 de janeiro de 2017.                                               Ano 11- N° 2.421

 

​​Languiru e parceiros buscam alternativas para pequenos produtores de leite

   

Preocupada com a sustentabilidade da pequena propriedade, especialmente dos pequenos produtores de leite com dificuldades de produzir volumes que compensem a captação da matéria-prima, a Cooperativa Languiru, com apoio da Emater, de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, de Secretarias Municipais da Agricultura e da Sicredi Ouro Branco, estuda alternativas para viabilizar a atividade desses pequenos produtores na sua área de ação. O projeto está em fase de estudo e, após estruturado e concluído, os produtores interessados em participar deverão efetuar sua inscrição junto ao Departamento Técnico da Languiru. Esta oportunidade de participar do programa será dada aos produtores associados à Languiru, bem como àqueles que queiram se associar tão logo o projeto esteja finalizado. Na primeira reunião do grupo, realizada no dia 09 de janeiro na Sede Administrativa da Languiru, o presidente Dirceu Bayer, acompanhado do vice-presidente Renato Kreimeier, do coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier, do gerente do Supermercado Languiru, Vitor Dahmer, e do membro efetivo do Conselho de Administração, Flávio João Walter, receberam lideranças do agronegócio para dar o primeiro passo na elaboração do projeto. "Os pequenos produtores não conseguem reagir diante das dificuldades apresentadas pelo setor, enfrentam dificuldades para realizar investimentos e acabam ficando de fora do processo. A Languiru sempre esteve muito comprometida com as comunidades onde está representada e esse projeto vem ao encontro do nosso trabalho de cunho social. Precisamos unir esforços e oferecer alternativas, auxiliando os pequenos produtores rurais, incrementando o quadro social da cooperativa e absorvendo essa produção", justificou Bayer na abertura da reunião.

No que se refere à inclusão de novos associados, o presidente adiantou que, inclusive, na Assembleia Geral Ordinária, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2017, está prevista alteração estatutária que possa facilitar esse processo. "É uma forma de valorizar o produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, gerando novas perspectivas de futuro e estimulando a permanência dos jovens no campo. Dessa forma a Languiru cumpre seu papel social de dar oportunidades a todos", acrescentou.

O vice-presidente Renato Kreimeier frisou a vocação produtiva do Vale do Taquari. "Devemos aproveitar o que temos e sabemos fazer, produzindo o que o mercado consumidor procura. Contamos com grandes possibilidades, considerando a aptidão dos nossos produtores rurais, e um enorme potencial, em especial nas propriedades com a presença de jovens", mencionou. Durante cerca de duas horas o grupo discutiu diferentes alternativas de incremento na produção leiteira de pequenos produtores e discutiu novas possibilidades produtivas, entre elas a criação de gado de corte e o plantio de milho. Entre os municípios representados estiveram Teutônia, Estrela, Bom Retiro do Sul, Poço das Antas, Westfália e Imigrante.

Sobrevivência
O secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, enalteceu a iniciativa da Languiru. "O pequeno produtor também precisa sobreviver. Precisamos unir esforços, pensar juntos. Há caminhos possíveis e fico entusiasmado com esta proposta", disse. O presidente da Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeier, igualmente se mostrou favorável ao projeto. "Com certeza devemos dar andamento a esta proposta. Como cooperativa de crédito, nos colocamos à disposição para apoiar a iniciativa", frisou. O economista, consultor em pesquisas e gestão empresarial em propriedades rurais, Lucildo Ahlert, reafirmou a necessidade de discussão sobre novas alternativas para a pequena propriedade. "Precisamos de algo mais e há outras possibilidades, indo além do leite, do frango e do suíno. É preciso organização do setor primário, com planejamento e profissionalismo. Temos muitas alternativas que não necessariamente requerem grandes investimentos. Com cada um fazendo a sua parte, na sua área, este projeto é mais uma grande oportunidade do Vale do Taquari mostrar como resolve suas carências e necessidades", avaliou.

O secretário da Agricultura de Teutônia, Gilson Hollmann, citou bons exemplos de outros municípios, referindo-se à possibilidade de novas fontes de renda no campo. "O Vale do Taquari possui um enorme potencial de crescimento no agroturismo, na produção de carne, de flores, de milho para silagem, na apicultura. Opções existem e precisam ser estudadas, assim como o incentivo às feiras de produtores, aproximando o produto do nosso campo do mercado consumidor, local e de municípios vizinhos", disse.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, reforçou a aproximação dos profissionais da entidade com o Departamento Técnico da Languiru na orientação aos produtores rurais. "Este é um diferencial da Cooperativa Languiru, que não abandona o pequeno produtor. O projeto é um processo de planejamento do setor primário, preocupado com a vocação e a sucessão das propriedades familiares. Com a integração de todos os envolvidos, tendo na base a Languiru, a Emater, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e as prefeituras, podemos encontrar novas possibilidades", confirmou.

Em nome da Regional Sindical Vale do Taquari, o coordenador Luciano Carminatti falou dessa realidade da pequena propriedade rural, parabenizando a Languiru pela proposta e pelo Programa de Sucessão Familiar, desenvolvido com jovens associados e filhos de associados. "Paralelamente a essas ações, é essencial a valorização e o pagamento por qualidade da produção, uma forma de estimular todos os produtores de leite, independente do volume da matéria-prima entregue. O estímulo à diversidade produtiva nas propriedades também é uma possibilidade de sustentabilidade na atividade, valorizando o que temos na nossa região, com acompanhamento técnico e orientação aos produtores", manifestou. Nesta mesma linha foi o pronunciamento do secretário da Agricultura de Westfália, Vitor Ahlert. "O leite possui uma grande importância econômica e social, mas também é preciso pensar em outras alternativas. Nisso se enquadra, por exemplo, a engorda de animais, cuja venda de carne, hoje, está na mão de terceiros", resumiu, reafirmando a importância dos jovens para a atividade no setor primário.

Alteração estatutária
Sobre a alteração estatutária da Languiru, ampliando o leque de possibilidades de inclusão de associados com produção, é uma oportunidade que, de fato, depende do interesse desses produtores. "É uma oportunidade que estaremos oferecendo. Estamos iniciando esta caminha com os 'pés no chão', mostrando que a pequena propriedade rural é viável, respeitando diferentes pontos de vista. Tenho muita esperança neste projeto", considera o presidente Bayer. Nesta alteração do estatuto está, por exemplo, a possibilidade de associação de produtor de milho, que passaria a ter os mesmos benefícios dos demais associados produtores, como o Cartão Azul, que entre outras vantagens oferece auxílio escolar, desconto em farmácia e auxílio pecúlio. "Teremos novos encontros para tratar do desenvolvimento do projeto. Acredito que estamos vivendo um novo momento, importante para o agronegócio", concluiu Bayer.

Perda de pequenos produtores
O coordenado do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier, revelou que do total de aproximadamente 1,5 mil propriedades leiteiras de associados da cooperativa, um terço delas produz até 100 litros de leite por dia. "A pequena propriedade é importante. No ano de 2016, 124 associados desistiram da produção leiteira. Especificamente em Teutônia, foram 32 associados, e em Westfália, outros 10. Precisamos evoluir na cadeia do leite assim como já ocorreu nos setores de aves e suínos, as propriedades precisam ter condições de acompanhar esta evolução", alertou. Entre outros dados, Staggemeier também enumerou que atualmente Teutônia conta com 94 propriedades com produção média de 60 litros de leite por dia, onde a idade média dos produtores associados é de 54 anos. Dessas, 25 contam com sucessão encaminhada, mas apenas 14 atuantes. Em Westfália o cenário é semelhante, com 54 propriedades com média de produção de 55 litros de leite por dia, idade média dos associados em 52 anos, 34 das propriedades com sucessão e apenas nove dessas atuantes. (Assessoria de Imprensa Languiru) 

 
 
Franceses driblam crise do leite com cooperativa de queijo especial
Há pouco mais de um ano, a União Europeia (EU) decidiu acabar com as cotas que determinavam limites de produção e exportação de leite em todos os países do bloco. Com isso, cada nação passou a ter liberdade para produzir e vender o quanto quisesse. A medida causou um desequilíbrio no quadro de oferta e demanda local, que mais tarde foi agravado pela redução das compras de leite cru europeu por parte de importadores de peso, como a China. Com a demanda fraca e a oferta em alta, os preços pagos aos produtores passaram a despencar no velho continente. Mas há quem veja essa crise passar longe de si. No chamado Maciço do Jura, uma região montanhosa, na fronteira da França com a Suíça, onde as vacas pastejam à moda antiga, com sinos pendurados no pescoço e aos 1.000 metros de altitude, criadores encontraram uma maneira de driblar os preços baixos, manter o mercado sempre equilibrado e rentável. Eles formaram a cooperativa do queijo comtè, o tipo mais consumido na França. O diferencial do produto é que ele possui o que os europeus chamam de AOP, sigla que em português significa 'denominação de origem protegida', uma certificação nada fácil de conseguir. É preciso respeitar uma sistemática desde a maneira de criar e alimentar as vacas até o processo de industrialização do leite. Com isso, o produto é vendido a preços superiores no mercado.

Enquanto o leite convencional é vendido de 280 euros a 320 euros a cada mil litros (entre 0,28 a 0,32 centavos de euro por litro) o produto certificado vale de 450 euros a 500 euros a cada mil litros (0,45 a 0,50 centavos de euro por litro). "A particularidade nesta cadeia é, sobretudo, que não temos problemas econômicos, porque conseguimos repartir o valor agregado. Além disso, o volume de produção é limitado e negociado entre todas as AOP´s da região. Este ano, por exemplo, o aumento permitido foi de 2 mil toneladas", explica Claude Vermont-Desroche, presidente do Comitê Interprofissinoal do Comtè. A preferência pelo queijo produzido nas montanhas é compreendida logo numa primeira degustação. Cremoso, com casca fina e salgada, o comtè conserva o máximo das propriedades do leite cru, coletado de vacas simental ou montbeliarde (não pode haver mistura dos leites dessas raças). Uma das regras de fabricação do produto é não conter aditivos químicos. "É leite, coalho e sal", resume Desroche. Além disso, o tempo entre a coleta do leite nas fazendas e a industrialização não pode passar de 30 horas. Tudo isso está especificado na certificação. "Coletamos e fabricamos queijo todos os dias", afirma o representante dos produtores.

A cooperativa recebe de dez fazendas associadas 40 milhões de litros de leite por ano, volume suficiente para render 65 mil toneladas de queijo. O produto é distribuído para 150 queijarias, responsáveis pelo atendimento de consumidores que buscam pequenas ou grandes quantidades. De acordo com a organização representativa dos produtores, 52% das famílias francesas consomem o queijo comtè, que está associado à classe média alta do país. Somente 9% são exportados para países vizinhos. A denominação de origem protegida foi criada há mais de 80 anos na França e começou pela vitivinicultura. Essa política valoriza a produção em regiões e condições específicas, tornando os vinhos franceses uns dos mais prestígiados em todo o mundo. A medida evitou ainda uma desertificação da zona rural, especialmente depois da Segunda Guerra, já que oferece alta rentabilidade aos produtores. "Não procuramos receita nem que seja bom pra saúde. O foco é exprimir o terroir [termo sem tradução que significa um conjunto de características exclusivas de uma região]", dizem os representantes do queijo. 

 

Na região do Maciço do Jura não é difícil encontrar vacas simental e montbeliarde no campo, porque uma das tradições que a população local não deixa de seguir é a de pendurar sinos nos pescoços dos animais. Seja em terrenos planos ou grandes altitudes, como nos Alpes. Com isso, as vacas promovem uma verdadeira orquestra de sinos ao se locomoverem e se alimentarem. "As pessoas que se incomodavam com o barulho já desistiram de brigar conosco para que deixemos essa tradição de lado e adotemos o silêncio", conta Desroche, que também é criador. Segundo ele, antigamente os sinos ajudavam os proprietários a encontrar os animais, hoje a ideia é só de preservar a história. O gado nessa região fica ao menos sete meses por ano se alimentando ao ar livre e somente cinco meses em estábulos, comendo feno. A AOP determina que dois terços do pasto precisam ser plantados e o restante deve ser nativo. A produtividade de cada animal é de 20 litros ao dia, em média, e todas têm direito a férias de 60 dias por ano. (Globo Rural)

RS: pioneirismo na diversificação das atividades da propriedade que deu certo

Barros Cassal/RS
Diversificar a propriedade rural, gerando renda e qualidade de vida foi o que levou os agricultores Marizete e Volmir de Vargas a investirem na implantação de uma agroindústria familiar. Trabalhando há mais de 20 anos na produção leiteira, além do cultivo de soja e milho, os agricultores observaram a necessidade de planejar as ações na propriedade rural. "Nós já tínhamos a matéria-prima (leite), então agimos para agregar valor e comercializar um produto diferenciado", relata Volmir.

Com o apoio da Emater/RS-Ascar, ainda no ano de 2005, a família que reside na Linha Cachoeirinha, interior do município de Barros Cassal, organizou e planejou a implantação da agroindústria familiar "Todo Dia", investindo recursos próprios e, com o alvará concedido pela Prefeitura, iniciando a produção de leite pasteurizado. Posteriormente, com a criação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a família legalizou o empreendimento, aderiu ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e recebeu o Selo Sabor Gaúcho, o que contribuiu para a comercialização dos produtos em feiras apoiadas pela Secretaria e também por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Atualmente, a família possuí 30 vacas em lactação, com uma produção média de 500 litros de leite por dia, o que garante toda a matéria-prima necessária para a produção de queijos, bebida láctea e leite pasteurizado. Quanto à produção de queijos, os agricultores também investiram em diferentes receitas, além do queijo tradicional, como o queijo com orégano, ervas finas, vinho, salame, salame e orégano, entre outros sabores. "As pessoas começaram a pedir e nós começamos a testar as receitas, que tiveram boa aceitação dos consumidores. Hoje eles já nos procuram nas feiras, conhecem o nosso produto", relata o agricultor, que já se prepara para participar da Expodireto e da Expoagro, feiras que acontecem no mês de março em Não-Me-Toque e Rio Pardo, respectivamente.

Outra característica dos produtos é o tamanho, comercializados com diferentes pesagens, e a embalagem a vácuo que confere maior durabilidade e facilidade de transporte. Todo o empenho dos agricultores em levar tecnologia e renda para a propriedade está em estimular a permanência dos filhos, Felipe e Tobias, no meio rural. "Ambos estão estudando na área. O Felipe cursa zootecnia e o Tobias é estudante de agronomia, e já relataram o interesse em retornar à nossa propriedade após a conclusão dos estudos", conta Marizete.

Contudo, o casal ainda possuí algumas limitações. A principal delas está em expandir a comercialização para outros municípios, o que só será possível com a adesão do município de Barros Cassal ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Hoje, para participar de feiras a família conta com autorização especial fornecida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Volmir ainda destaca o apoio recebido da Emater/RS-Ascar. "A Emater sempre esteve nos acompanhando e ajudando desde o início e está presente ainda hoje. Mas, o produtor também deve fazer a sua parte e procurar a Emater que lá sempre tem ajuda e encaminhamento", finaliza. (Emater/RS)

 
EUA e Ásia 'lideram' categoria de iogurte em novos segmentos de sabores
A categoria de iogurte está se diversificando rapidamente em uma série de segmentos novos com sabores salgado e picante, com os EUA e Ásia impulsionando a inovação, de acordo com novo relatório da consultoria de alimentos e bebidas Zenith Global. Segundo a pesquisa, as duas regiões estão "buscando inspiração através de culturas e culinárias internacionais para ajudar os consumidores que estão buscando estilos de vida mais saudáveis". A descoberta foi confirmada pelo anúncio de hoje de novos produtos da General Mills, que apresentou novos tipos de iogurte que são mais elevados em teor de proteína, feitos com leite integral, ou vêm com petiscos apetitosos como pretzels de chocolate e biscoitos de canela. A empresa de alimentos americana também trouxe de volta o seu iogurte de creme após um intervalo de dez anos, disponível em sabores incluindo banana, limão e caramelo. Dos 22 novos produtos lançados pela General Mills, mais de ¼ eram para mercados fora dos EUA - principalmente Canadá e China - enquanto todos, exceto dois, estavam destinados a países da América do Norte ou da Ásia. Mas sobretudo, as empresas estão colocando legumes nos iogurtes para novas opções de salgados, como a Arla Big Yogs e Yummia oferecendo suas próprias versões. "As empresas de laticínios ampliaram o recurso dos iogurtes saborosos, promovendo-os para variados usos", disse a diretora de inteligência de mercado da Zenith Global, Esther Renfrew. "As opções de salgados nas prateleiras dos supermercados oferecem grande versatilidade como lanches, petiscos, salada e ingredientes de cozinha. Eles oferecem formas diferentes que aguçam o paladar sem excessivas calorias." Com um amplo posicionamento que atrai os adultos, os milenares e as crianças - bem como uma variedade crescente de combinações de sabores - a categoria tem sido bem-sucedida em atrair novos clientes, bem como na construção de convertidos leais, acrescentou Zenith. Renfrew continuou: "À medida que as preocupações com a saúde se ampliam, o iogurte salgado tem forte potencial de crescimento contínuo e desenvolvimento de novos produtos em 2017."( FoodBev Media- Tradução Livre: Terra Viva)

 

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