Nota Oficial – Leite Compensado

O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) vem a público manifestar-se sobre a 11ª etapa da Operação Leite Compensado e 4º fase da Operação Queijo Compensado deflagradas nesta terça-feira (05/7):

1) O Sindilat reitera seu apoio às operações promovidas pelo Ministério Público do RS no intuito de assegurar a qualidade dos produtos lácteos produzidos em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

2) O Sindilat entende que a prática de adulteração de produtos alimentícios é um crime contra a vida e deve ser punida com o rigor da lei.

3) A adulteração também é entendida pelo Sindilat como um instrumento de concorrência desleal, uma vez que tais produtos disputam mercado com itens íntegros resultantes de um processamento comprometido com a saúde humana e dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

4) O Sindilat apoia o sistema de inspeção sanitária em vigor e, desta forma, é contrário a qualquer infração que resulte em comercialização fora de área de ação. Por isso, o sindicato trabalha incansavelmente na interlocução entre os sistemas de inspeção municipal, estadual e federal para garantir equivalência entre eles através do SISBI.

5) O Sindilat atua constantemente na orientação das empresas com inspeção federal e estadual, as quais compõem o escopo de seus associados. Frente aos recentes casos de inconformidades em estabelecimentos de inspeção municipal, nossa atuação tem se intensificado nesse segmento. Diante deste fato, o sindicato tem mantido contato com a Famurs, Ministério Público e Secretaria da Agricultura no sentido de aumentar a fiscalização neste sistema, bem como intensificar o treinamento para as empresas e fiscais. O assunto será, inclusive, tema de encontro em Santa Maria no mês de outubro. Em novembro, durante a AVISULAT, em Porto Alegre (RS), o Sindilat promoverá evento para debater com os prefeitos eleitos as suas responsabilidades e a importância de um controle ainda mais eficaz sobre um setor tão importante para a economia gaúcha.

Sem mais no momento,

Alexandre Guerra