16/05/2016

Porto Alegre, 16 de maio de 2016                                                Ano 10- N° 2.267

Produção multiplicada por quatro

A industrialização de leite em pó no Rio Grande do Sul quadruplicou em apenas seis anos, passando de 439 milhões de litros destinados à fabricação do produto em 2009 para 1,78 bilhão de litros em 2015. Este volume deve crescer ainda mais com investimentos recentes, como é o caso da CCGL, de Cruz Alta. No próximo mês, a cooperativa inaugura a segunda etapa da planta de leite em pó. Com isso, elevará sua capacidade de processamento dos atuais 1 milhão de litros para 2,2 milhões de litros por dia. "Com a produção de leite em pó, conseguimos administrar o período em que há superoferta de matéria-prima para comercializar na entressafra", destaca o presidente da CCGL, Caio Vianna. Para 1 quilo de leite em pó integral, são utilizados 8,5 litros de leite. O crescimento da produção de leite no Estado, que saltou de 3,4 bilhões de litros em 2009 para 5 bilhões de litros em 2015, é um dos fatores que justifica o aumento da produção de leite em pó.

Para dar conta de absorver o volume crescente de matéria-prima, os laticínios passaram a investir na ampliação da capacidade de processamento. De 2009 a 2015, segundo dados do Conseleite, a participação do leite em pó na comercialização de produtos lácteos cresceu de 12,92% para 35,79%. No mesmo período, a destinação da matéria-prima para o leite UHT caiu de 65,56% para 48,78%. A durabilidade do leite em pó e a facilidade de estocagem estão entre os fatores que impulsionaram o crescimento. "O leite em pó é um produto que a indústria consegue estocar melhor, por mais tempo", comenta o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini. Outra vantagem é a possibilidade de enviar o produto para locais mais distantes. Em média 40% da produção atende ao consumo gaúcho. O restante do volume é destinado a outros estados e também à exportação, tendo como principais destinos a Venezuela e a Bolívia. (Correio do Povo)

Cosulati começou em 1957

A unidade de laticínios da Cosulati em Capão do Leão foi a primeira a produzir leite em pó no Estado e é a segunda mais antiga do Brasil. Operando desde 1957, quando industrializava 25 mil litros por dia, a planta ampliou sua capacidade para os atuais 620 mil litros ao dia. "O leite em pó sempre foi o carro-chefe da cooperativa", destaca o gerente da unidade de laticínios da Cosulati, Airton Seyffert. Em média, 80% da matéria-prima recebida é destinada à produção de leite em pó. Neste período de entressafra, o laticínio tem processado 370 mil litros por dia, sendo que 300 mil são destinados à produção de leite em pó. Porém, nos meses em que a captação de matéria-prima aumenta, em setembro e outubro, a planta processa 500 mil litros por dia. O principal mercado são sorveterias e chocolaterias do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O produto também é destinado ao consumidor final em estados das regiões Norte e Nordeste, além da exportação à Venezuela. Entre as vantagens competitivas, Seyffert destaca a facilidade de transporte e armazenagem do produto. (Correio do Povo)

Conseleite/MS

A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 13 de abril de 2016, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de abril de 2016 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de maio de 2016. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)

Dia Mundial do Leite

Está próximo o dia 1º de junho, destacado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Mundial do Leite. A Associação Brasileira das Pequenas e Médias Empresas e Cooperativas de Laticínios - G100, e suas associadas começam os preparativos para comemorar a data.

Em 2015 foi realizado o primeiro "Brasília FestLeite - 2015", com as corridas de rua, e muita divulgação dos benefícios do leite para a saúde. O evento, dentro desse formato voltará em 2017. Mas, a data não pode deixar de ser comemorada. Neste ano será realizada uma edição simplificada, com 4 palestras. Uma a cargo da FAO terá como tema "Leite na nutrição humana". A Embrapa abordará o tema da Qualidade do Leite, apresentando o novo sistema de controle - SIMQL. O MAPA irá discorrer sobre os Modelos de Rastreabilidade da Qualidade de Alimentos; e a ABLV falará sobre "A Conjuntura do Leite no Mundo e no Brasil". As palestras serão realizadas no Auditório Nereu Ramos, no subsolo do Anexo II da Câmara dos Deputados. No mesmo dia a FAO estará distribuindo o livro "Leite e Produtos Lácteos na Nutrição Humana", no espaço Mário Covas, na entrada do Anexo II da Câmara. (Terra Viva)

Santa Clara
Com a licença de instalação em mãos, a cooperativa Santa Clara deve começar as obras de terraplenagem da nova unidade de Casca no próximo mês. O investimento será de cerca de R$ 100 milhões - dos quais R$ 70 milhões serão de financiamento do BRDE. A planta terá capacidade de produção de até 600 mil litros de leite por dia - na primeira fase, serão 300 mil litros por dia - e deve começar a operar até o final de 2018. (Zero Hora)