China abre mercado para lácteos brasileiros

A ministra Kátia Abreu anunciou abertura do mercado chinês a produtos lácteos brasileiros. (Foto: Antonio Cruz/ ABr)

A China abrirá pela primeira vez seu mercado aos produtos lácteos brasileiros. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (9) pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), representará incremento de ao menos US$ 45 milhões em exportações ao ano.

A negociação para a abertura desse mercado se prolongava desde 1996, disse a ministra. A partir de agora, empresas brasileiras interessadas em vender lácteos para o país asiático já podem pedir sua habilitação.

“Depois de propormos uma remodelagem do nosso certificado e fazermos algumas alterações, tivemos essa ótima notícia por parte da China”, comemorou a ministra, destacando também a habilitação de 13 novas plantas de lácteos para a Rússia.

Com acesso aos mercados russo e chinês, o Brasil passará a exportar para os dois maiores consumidores de produtos lácteos do mundo, assinalou a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo.

“Abrimos os dois maiores mercados mundiais de produtos lácteos. A partir de agora, todas as empresas interessadas em exportar para a China, que tiverem condições de atender às exigências, serão habilitadas”, afirmou Palermo.

Com as 13 novas plantas habilitadas, somam 26 as empresas brasileiras em condições de exportar leite e derivados para a Rússia – fruto das negociações promovidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante visita da ministra Kátia Abreu a Moscou, em julho deste ano.

“Todas as plantas que pediram estão habilitadas, não temos nenhuma na fila. São empresas que esperavam há muito tempo essa oportunidade e não tinham”, disse a ministra.

Fonte: Ministério da Agricultura