Pular para o conteúdo

Mapa pretende destinar R$ 300 milhões ao setor lácteo

Audiência discute déficit da balança comercial de lácteos (Crédito: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prometeu, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta sexta-feira (27/08) destinar R$ 300 milhões para o Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. A verba, que será liberada nas próximas semanas, deverá ir para os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná. 

O anúncio foi feito pelo secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha. Segundo ele, os cinco estados representam 80% da produção nacional de lácteos. A verba deverá ser investida em assistência técnica, melhoramento genético, promoção comercial e controle e erradicação da brucelose e tuberculose. Em todo o país, a cadeia produtiva do setor envolve 1,3 milhão de produtores.

Caio Rocha destacou ainda que o Mapa tem se empenhado para ampliar as negociações com os representantes do setor privado para garantir aos países do Mercosul uma parcela do mercado brasileiro que não afete a competitividade e crescimento da cadeia nacional de lácteos. Ele reconheceu haver excedente de produção e que se destina para o exterior, especialmente para Angola, Argélia e Venezuela. O Brasil embarca para o exterior principalmente leite em pó e leite condensado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *