Sindilat-RS e Embrapa discutem parceria para viabilizar Vitrine do Leite no RS

22/06/2015

Projeto voltado ao público infantil já é desenvolvido pela Embrapa em Juiz de Fora (MG)

11653363 794535680660856 1497527281 n 1

Representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat-RS) e do Núcleo Sul da Embrapa Gado de Leite discutiram nesta segunda-feira parceria para viabilizar o projeto da Vitrine do Leite no RS. A iniciativa já implantada pela Embrapa em Juiz de Fora (MG) foi apresentada pelo responsável do Núcleo, Rogério Dereti, e tem como foco o público infantil até 9-10 anos. “É uma forma de as crianças entenderem como funciona todo o processo, desde o campo até a sua chegada à mesa das famílias”, destaca Dereti.

A proposta é que a Vitrine do Leite seja um projeto de apoio didático itinerante e esteja presente nas principais feiras do setor, a começar pela Expointer 2015. “A criança é formadora de opinião e acaba levando toda essa informação para seus pais e parentes”, destaca o secretário executivo do Sindilat-RS, Darlan Palharini. A ideia é que o convênio envolva não apenas o trabalho junto ao público infantil, mas também junto aos produtores, através de ações como qualificação profissional. “Precisamos resgatar a importância do produtor de leite, a pessoa que está por trás desse processo”, acrescenta Palharini.

A discussão fez parte da reunião do Comitê Técnico Operacional da Pecuária Leiteira, ocorrida na sede do Sindilat-RS, em Porto Alegre, e contou com representantes da Farsul (Federação da Agricultura do RS), Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS), Secretaria da Agricultura e Pecuária e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nos próximos dias, representantes do comitê deverão ir a Juiz de Fora conhecer in loco a Vitrine do Leite desenvolvida pela Embrapa. (.DOC Assessoria de Comunicação – Assessoria de Imprensa do SINDILAT/RS)