Pular para o conteúdo

Europa: Perspectivas do Mercado Lácteo

20/05/2015

jr01

A produção de leite na Europa ocidental continua menor em comparação com o ano passado. No entanto, o aumento semana a semana faz com que essa diferença diminua. O clima mais quente nas principais regiões produtoras está propiciando um bom crescimento das pastagens e a produção de leite aumenta mais rapidamente. O preço ao produtor continua baixo e não existe nenhum fato que estimule o a produção de leite. Muitas vacas paridas estão entrando em ordenha. Os preços das commodities lácteas para exportação declinam junto com a queda da demanda da Rússia, da China e de outros mercados que estão com as compras abaixo dos níveis do ano passado.

De acordo com as últimas estimativas da ZMB a produção de leite da União Europeia em março foi 1,8% menor que a de 2014.

No Leste Europeu a produção cresce lentamente rumo ao pico sazonal, que ainda demora algumas semanas. De acordo com a ZMB a produção de março na Polônia e Países Bálticos foi 1% e 2% menor que os níveis de um ano atrás, respectivamente. A queda é atribuída aos esforços dos produtores de manterem os níveis próximos às cotas, sem excedê-las. Na maioria dos países da Europa Oriental a produção acima das cotas não era uma preocupação, e a produção de março superou os níveis do ano anterior. Segundo a Eurostat, na Polônia ocorreram as seguintes alterações percentuais na produção de várias commodities lácteas, entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015: Manteiga (+21,6%); Leite em pó desnatado (+16,4%); e leite em pó integral (-50,6%). (Usda)

jr02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *