Cooperativa gaúcha Piá inicia ofensiva para elevar vendas em São Paulo

08/05/2015

pia 200Depois de concluir, há pouco mais de um ano, investimentos de R$ 60 milhões na ampliação da capacidade de processamento de frutas e na duplicação da produção de lácteos fermentados (iogurtes líquidos e cremosos), a cooperativa Piá, de Nova Petrópolis (RS), iniciou uma ofensiva sobre o mercado paulista. A meta é elevar a participação do Estado de São Paulo para 10% das vendas no fim deste ano, ante os 3% atuais, disse o gerente de marketing Tiago Haugg.

A estratégia é focada na região metropolitana de São Paulo, na região de Campinas e na Baixada Santista e o avanço nesses mercados vai contribuir para aumentar o faturamento total da Piá dos R$ 653 milhões de 2014 para R$ 750 milhões neste ano, afirmou o gerente. Até agora, cerca de 70% das vendas da cooperativa se concentram no Rio Grande do Sul e o restante se divide entre Santa Catarina, Paraná e a capital paulista.

Conforme Haugg, em São Paulo os produtos da Piá podem ser encontrados no supermercado Zaffari, que tem sede no Rio Grande do Sul, e em lojas menores como a Casa Santa Luzia. Agora foram contratados representantes exclusivos no setor de produtos lácteos para alcançar tanto as grandes redes de supermercados quanto empórios, padarias e pequenos mercados de bairro, informou o executivo.

O plano da cooperativa, que nesta semana participou pela primeira vez com um estande na feira anual da Associação Paulista de Supermercados (Apas), é colocar no mercado paulista praticamente todo o portfólio. A lista inclui leite UHT, leites especiais sem lactose, creme e doce de leite, leite condensado, iogurtes, bebidas lácteas, queijos, requeijões, doces e geleias de frutas.

"Temos o domínio de toda a cadeia porque recebemos as frutas e o leite diretamente dos nossos associados", disse. Os produtos industrializados serão transportados com frota própria até São Paulo e repassados a distribuidores para entrega nos pontos de venda.

Fundada em 1967, a Piá começou a processar leite em 1972 e tem 18 mil associados. Conforme Haugg, a cooperativa é líder no mercado de iogurtes na região Sul e tem uma participação de 38,5% na região metropolitana de Porto Alegre no segmento, de acordo com pesquisa de 2014 da Nielsen.

A Piá tem capacidade para processar 600 mil litros de leite por dia e produzir 3 mil toneladas de fermentados por semana. No fim de 2013, a linha de industrialização de frutas foi ampliada de 12 mil para 60 mil toneladas por ano. (Valor Econômico)