Cadastro Ambiental Rural

3ºanoA Emater busca recursos do governo federal para auxiliar os agricultores no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O presidente do órgão, Clair Kuhn, esteve no Ministério do Meio Ambiente ontem, em Brasília, tratando do tema. A iniciativa permitirá agilizar o cadastramento no Rio Grande do Sul. O Estado é o lanterna entre todas as unidades da federação, com apenas 912 processos finalizados. Isso correspondente 0,19% das 460 mil propriedades gaúchas. De acordo com Kuhn, a Emater conta com cerca de 200 extensionistas treinados, que poderiam orientar os demais para fazer o trabalho de campo. “Mas para isso há um custo, então a Emater tem de ter um aporte”, explicou. No entanto, ele não informou qual o seria o volume de recursos necessários para implementar a iniciativa. Conforme o presidente, o agricultor, muitas vezes, não está apto a trabalhar com a ferramenta, o que justifica o auxílio da extensão rural. A reivindicação foi recebida pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo Guilherme Cabral, que irão analisar o pedido. O prazo final para o preenchimento do CAR se encerra no dia 6 de maio, mas poderá ser prorrogado por mais um ano. (Correio do Povo)