19/01/2016

Porto Alegre, 19 de janeiro de 2016                                                Ano 10- N° 2.188

Ano começa com estabilidade de preço e Conseleite muda termos de pesquisa

O Conselho Paritário do Leite (Conseleite) indicou que o leite UHT começou o ano com preços estáveis no Rio Grande do Sul. Análise dos primeiros dias de 2016 permitiu a projeção de um preço de referência de R$ 0,8422 para o litro do leite padrão em janeiro, valor 0,78% abaixo do valor final obtido em dezembro de 2015 (R$ 0,8489). O preço de dezembro ficou 0,99% acima do projetado (R$ 0,8405). Na reunião realizada nesta terça-feira (19/01) na Farsul, o conselho ainda  determinou que, a partir deste mês, haverá mudança nos termos utilizados pela pesquisa mensal divulgada pela UPF. Foi definido que passem a ser empregados os termos Maior Valor de Referência, Valor de Referência e Menor Valor de Referência.

Durante a reunião, o assessor da Fetag Márcio Langer sugeriu que o valor de referência do Conseleite seja adotado como preço mínimo. Representando a indústria, o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, explicou que o conselho não tem o objetivo de estipular preços mínimos, definição prevista na política do governo federal.  A Fetag ainda sugeriu que o Conseleite passe a divulgar apenas o preço de referência, excluído as demais cotações (Maior Valor e Menor Valor). O presidente do Conseleite, Jorge Rodrigues, sugeriu que seja realizada reunião entre as federações de produtores (Fetag, Farsul e Fecoagro) para debater a questão e tirar uma posição a ser apresentada na próxima reunião do Conseleite, em fevereiro.
Representantes de laticínios presentes alertaram para queda da captação, estimada em mais de 700 mil litros dia (5% do total captado no RS). Segundo os representantes do Conseleite, a redução é resultado da entressafra, do excesso de calor e do aumento dos custos de produção. O cenário resulta no abandono da atividade por parte de produtores, o que vêm preocupando a cadeia produtiva.
Valores Finais da Matéria-Prima (Leite) de Referência¹, em R$ - Dezembro de 2015.
(¹) Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto - o frete é custo do produtor)

Valores Projetados da Matéria-Prima (Leite) de Referência¹, em R$ - Janeiro de 2015.

Dados foram apresentados nesta terça-feira na Farsul
Crédito: Carolina Jardine/Divulgação

Conseleite/MS

A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 15 de janeiro de 2016, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de dezembro de 2015 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de janeiro de 2016. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)

Lactalis comunica otimização de suas unidades no Rio Grande do Sul

A multinacional Lactalis anunciou ontem a transformação da fábrica de Fazenda Vila Nova no segundo maior centro de distribuição do País. O investimento no local será de R$ 3 milhões para uma capacidade de armazenamento de 15,6 milhões de toneladas. A informação foi dada pelo diretor de Assuntos Regulatórios e Relações Cooperativas da Lactalis, Guilherme Portella, durante visita ao governador em exercício José Paulo Cairoli.

A produção da unidade da Fazenda Vila Nova será transferida para a fábrica de Teutônia, a 15 quilômetros. De acordo com Portella, a intenção é otimizar atividades no Estado e planejar novos investimentos. "A produção das nossas unidades será concentrada para distribuição em Fazenda Vila Nova. Isso fará o retorno do ICMS do município crescer", disse Portella.

Segundo o executivo, os mais de mil produtores atendidos hoje na unidade de Fazenda Vila Nova passarão a entregar sua produção de aproximadamente 100 mil litros/dia em Teutônia, que passará a receber 700 mil litros/dia.

A Lactalis é a maior empresa no segmento de lácteos do mundo, presente em 200 países. É também a maior captadora de leite do Brasil: possui no País 17 unidades industriais, sete mil colaboradores em mais de 50 localidades e mantém relacionamento com 18 mil produtores.

No Rio Grande do Sul, a Lactalis possui seis unidades industriais (Santa Rosa, Ijuí, duas em Três de Maio, Teutônia e Fazenda Vila Nova), sete postos de resfriamento e um escritório administrativo. A empresa gera 2,3 mil empregos diretos e recebe leite de 10 mil famílias de produtores rurais. (Jornal do Comércio)

Mudança foi informada ao governador em exercício José Paulo Cairoli
Créditos: Alex Rocha/Palácio Piratini/JC

Mundo está mais desigual, diz Oxfam