31/08/2015

Porto Alegre, 31 de agosto de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.096

Vitrine do Leite agrada a técnicos e ao público

Público acompanha segunda edição da Vitrine do Leite na 38º Expointer
(Foto: Carolina Jardine)
A diversidade de público é uma das marcas da Expointer. Na tarde deste domingo (30/08) a zootecnista Lindomárcia Costa, vinda da Paraíba, e o agrônomo Guilherme Rocha, de Pernambuco, assistiram com entusiasmo à apresentação da Vitrine do Leite, organizada pelo Senar e Farsul com apoio do Sindilat.
Eles vieram do Nordeste para conhecer mais sobre a produção agropecuária gaúcha. Depois de horas de viagem, os professores universitários chegaram a Esteio para participar da 38ª edição da Exposição com sede de novidades."Viemos para prestigiar esse grande evento, ver raças e aprender. Estou adorando a vitrine do leite. É muito bem organizada. Acho que vou levar muitas informações para os colegas que trabalham com o leite", disse a professora, que admitiu estar encantada com a qualidade do pão de queijo gaúcho. "E olha que eu já morei em Minas", confessa ela, que acompanhava atenta o preparo das receitas. As demonstrações começaram com um iogurte e, em seguida, avançaram para o preparo de um molho especial para macarronada.

Guilherme Rocha e Lindomárcia Costa vieram do Nordeste para a acompanhar a Expointer
(Foto: Carolina Jardine)
A dona de cassa Omênia Bilialva também observava o preparo dos quitutes. Apesar de dizer que já sabe bastante do riscado, ela admite que sempre há algo a aprender quando o assunto é culinária. "A única coisa que eu não gosto nessa receita é o orégano. Mas estou olhando. Tudo o que a gente aprende é valido", pontuou ela, que não é frequentadora assídua da Expointer, mas enfrentou o calor do final de semana para passar momentos agradáveis com as filhas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A Vitrine do Leite segue com apresentações diárias durante toda a semana, sempre às 10h, 12h, 14h30min e 16h30min. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Sindilat divulga ações a favor do setor lácteo gaúcho

Reunião dos associados ocorreu na sede do Sindilat
A diretoria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) apresentou, nesta sexta-feira (28/08), durante a reunião dos associados, as ações a favor do setor lácteo gaúcho. O presidente Alexandre Guerra falou sobre a proposta encaminhada em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, que propõe a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) de 10% para o leite em pó importado. A CIDE valerá quando o preço do produto estrangeiro com déficit de 30% ou mais em relação ao valor do Conseleite. "Temos que apresentar alguma sugestão ao invés de ficar só pedindo ajuda do governo", disse Guerra.
Foi apresentada ainda, no encontro, a programação do Sindilat  para a Expointer, que começará neste sábado (29/08) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os associados foram convidados para acompanhar o 1º Fórum Tecnológico do Leite - Indústria e Pesquisa em Busca da Inovação, que ocorrerá no dia 3 de setembro, a partir das 9h30min na Casa RBS. O evento terá a participação de Alexandre Guerra, do chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, e do chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailto Pillon. Também vão fazer parte do debate o diretor-geral da Arsopi, Tiago Pinho, o diretor da Bartec, Reynaldo Baptista Júnior, e o diretor comercial da Fabo Bombas, Martim Zelone. Segundo o secretário-geral Darlan Palharini, essa será uma importante oportunidade para conhecer o que há de novo na área tecnológica e promoção da qualidade.
Entre outros assuntos, os associados e a direção também manifestaram posição contrária ao Projeto de Lei 214, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governo do Estado com o objetivo de reduzir em 30% o percentual de apropriação de crédito presumido. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Leite em debate na casa do JC na Expointer

Sindilat participa de debate promovido pelo Jornal do Comércio
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, participou, no final da manhã desta segunda-feira (31/8), dos debates Retrato do Agronegócio, promovido pelo Jornal do Comércio durante a Expointer. Na ocasião, ele pontuou o momento vivido pelo mercado interno e as dificuldades enfrentadas frente ao ingresso de leite importado de forma descontrolada no país. Uma das sugestões apresentadas pelo dirigente foi a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) para o leite em pó importado sempre que o valor ficar 30% abaixo do valor de referência do Conseleite. "Só nos primeiros meses de 2015, essa ferramenta nos permitiria retirar 4,5 mil toneladas do Brasil".
O debate foi conduzido pelos jornalistas Danilo Ucha, Marina Schmidt, Guilherme Kolling e Paulo Serpa. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Mais de 204 milhões de brasileiros

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas ontem. O Rio Grande do Sul chegou a 11.247.972 residentes em 2015, frente aos 11.207.274 do ano passado. O Estado seguiu a tendência de ser o que menos cresce entre todos, com variação de 0,36%. O município de André da Rocha, no nordeste gaúcho é a cidade menos populosa da região sul do país, com 1.293 habitantes. Porto Alegre cidade mais populosa do Estado, tem estimativa de 1.476.867 residentes.

A unidade da Federação que mais cresceu em termos de população foi o Distrito Federal, com 2,18% a mais, passando de 2.852.372 para 2.914.830 entre 2014 e 2015. No total, o Brasil cresceu 0,82%, tendo São Paulo como o Estado mais populoso, com 44.396.484 de habitantes.

Outros cinco têm mais de 10 milhões de moradores: Minas Gerais (20,8 milhões), Rio de Janeiro (16,5 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul e Paraná (11,1 milhões). Com menos de 1 milhão, são três: Acre (803,5 mil), Amapá (766,6 mil) e Roraima (505,6 mil). A estimativa populacional é feita pelo IBGE com base em dados dos dois últimos censos demográficos (2000 e 2010).

Não há pesquisa de campo, e, sim, uma aplicação matemática para projetar a população, seguindo uma tendência. Eventuais alterações territoriais (limites municipais, por exemplo) ocorridas nesse período podem influenciar os dados, de acordo com o instituto.

Todo ano, o IBGE tem a obrigação de publicar esses resultados até o fim de agosto. Os dados são utilizados para cálculos e planejamento governamentais. Uma das principais aplicações das estimativas é embasar a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), das cotas relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios. (Zero Hora)

Vendas do setor supermercadista têm queda anual de 1,3% em julho, diz Abras
As vendas reais do setor supermercadista brasileiro recuaram 1,32 por cento em julho na comparação com o mesmo mês de 2014, informou nesta segunda­-feira a associação do setor, Abras. Na comparação com junho, as vendas reais tiveram alta de 4,97 por cento, segundo a associação. No acumulado do ano até julho, houve queda de 0,2 por cento.  Em valores nominais, as vendas tiveram alta de 8,1 por cento ano contra ano, e de 5,62 por cento em relação ao mês anterior. Já no acumulado do ano houve alta nominal de 8,07 por cento."O nosso indicador mostra que o ritmo lento da economia brasileira já afeta as vendas do setor supermercadista. Por enquanto, podemos considerar as vendas praticamente estáveis em relação ao ano passado, mas trabalhamos por melhores resultados", afirmou Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras, em nota. (Reuters)