Pular para o conteúdo

Importância do volumoso na dieta de vacas leiteiras será abordada no Simpósio do Leite de Erechim

19/06/2015

O Simpósio do Leite de Erechim começa na próxima terça-feira, dia 23, e seguirá até a quarta, dia 24, em Erechim, cidade que fica no norte do RS. Um dos assuntos que integrarão a carta de palestras do evento, será sobre a importância do volumoso na dieta de vacas leiteiras. O assunto será abordado pelo palestrante, doutor e professor João Ricardo Pereira, da UEPG (PR), com apoio da DuPont Pionner. “Durante os períodos de transição de inverno/verão e verão/inverno não temos pastagens em quantidade e qualidade suficientes para manter a produção leiteira e os frequentes períodos de estiagem severa têm agravado esse cenário. Dessa forma, conservar forragem é uma obrigação na atividade leiteira. Os volumosos conservados são a única forma de se ter alimento de boa qualidade e na quantidade correta nesse período. Outro fator importante é que a valorização das terras determina que tenhamos produtividades cada vez maiores e mais constantes para remunerar o capital investido na propriedade”, destaca o palestrante.

Mas, se os alimentos volumosos devem obrigatoriamente fazer parte da dieta, como calcular a quantidade necessária? “Cada categoria precisa ter uma dieta balanceada de acordo com sua necessidade nutricional. Os alimentos volumosos, em função de seu menor custo, devem ser maximizados e a diferença corrigida com concentrados. Um dos maiores erros na alimentação dos rebanhos é ‘achar que a vaca come o que precisa’. Se queremos maiores produtividades temos que oferecer comida em quantidade correta”, acrescenta João Ricardo.
Para o palestrante, o produtor deve ter algumas preocupações em relação a produção de volumosos. “Pensar em ser um bom agricultor também para produzir pastos e forragens conservadas. Precisamos somente transferir boa parte das tecnologias empregadas na produção de boas lavouras para fazer boa comida para as vacas”, explica o palestrante do Simpósio do Leite.

Sobre os concentrados mais utilizados, João Ricardo explica que os mais utilizados são milho e farelo de soja. “Duas commodities que têm seu preço balizado pelo mercado internacional. Dificilmente teremos produtividade sem seu uso nas dietas, mas eles devem ser usados de forma complementar e para maximização de produtividade depois de explorada a qualidade dos volumosos”, enfatiza.

E de que forma tratar deste assunto quando a produção de leite se dá através de confinamento? “Os tópicos destacados anteriormente nesta entrevista, são ainda mais importantes quando os animais estão em sistemas de confinamento. Para explorar ainda mais os investimentos feitos em conforto para os animais temos que ter, além da boa genética, os alimentos volumosos de alta qualidade e maneja-los (oferta durante o dia, qualidade na conservação, etc) de forma a se maximizar o consumo”, completa o professor.

folder 2015

O Simpósio do Leite
O Simpósio do leite, evento que acontecerá no dia 24 de junho, terá a presença de seis renomados palestrantes. A pauta do segundo dia de evento será aberta com o tema “estratégias de tratamento de mastite na lactação e secagem”, tendo como palestrante, Marcos da Veiga, doutor e professor. A importância do volumoso na dieta das vacas leiteiras será tema ministrado pelo professor e doutor, João Ricardo Pereira. O doutor e professor Janio Santurio, vai abordar as micotoxinas e micotoxicoses em bovinos leiteiros. A raça Girolando estará presente no evento e uma palestra sobre as vantagens zootécnicas e econômicas da raça será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma. O produtor Nivaldo Michetti, vai mostrar as mudanças que acontecem na vida dos produtores de leite. Fechando o ciclo de palestras, o assunto será o planejamento na atividade leiteira, tema que será abordado pelo doutor e professor, Regis Ferreira.

Mostra de trabalhos Científicos
A quarta Mostra de Trabalhos Científicos é uma oportunidade para pesquisadores, professores e estudantes de mostrar seus trabalhos e pesquisas na área de produção leiteira, durante o Simpósio do leite de Erechim, em 2015. O evento, que acontecerá entre os dias 23 e 24 de junho, reservará um importante espaço para a Mostra de Trabalhos Científicos. Os trabalhos e pesquisas ficarão expostos em espaço dentro do Polo de Cultura, junto ao Parque da Accie, local do evento, e serão avaliados por um júri técnico. Os melhores trabalhos serão premiados, assim como já fora nos últimos anos.

Inscrições no local
As inscrições para participação no evento poderão ser feitas nos dias do Simpósio, 23 ou 24. Produtores, estudantes, técnicos, professores e pesquisadores, além do público interessado em participar da programação, podem acessar o site oficial do evento e fazer sua inscrição. O valor é de R$ 70,00, incluso um coquetel, dois milk break, um almoço (dia 24), seis palestras, dois certificados on line, Fórum, sacola e visitação as estandes. O Simpósio acontece junto ao Polo de Cultura, no Parque da Accie, em Erechim. Mais informações podem ser obtidas no site oficial, ou também pelos telefones (54) 9691-8408 e 9680-1635. O Simpósio do Leite é organizado pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau). (Prime Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *