Sindilat endossa ato em defesa da qualidade do leite gaúcho

logo sindilat sem derivados jpegA revogação da portaria  relativa ao Sisbi foi o ponto levantado pelo Sindilat na reunião promovida pela Secretaria da Agricultura com vários setores produtivos, na Expodireto, em Não-Me-Toque, nesta terça-feira (10/03), com a presença do secretario Ernani Polo, do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, além de lideranças ligadas à suinocultura, avicultura, bovinocultura e máquinas agrícolas, por exemplo. O encontro debateu formas para melhorar o desempenho do agronegócio no Estado. O Sindilat, representado por seu secretário executivo, Darlan Palharini, disse que o “grande desafio do setor é a questão do Sisbi”, aludindo à necessidade de revogfação de portaria que não inclui a exigência de Boas Práticas de Fabricação. O fato gera dificuldade perante o Ministério da Agricultura, que faz as auditorias para credenciar os laticínios. Sem o Sisbi, os laticínios de médio e pequeno porte do Estado não conseguem vender seus produtos para outras unidades da Federação. A revogação da portaria, com a inserção de BPF, estabeleceria o status anterior, facilitando a realização de auditorias e a adesão de empresas ao Sisbi, pois várias delas já reúnem condições de aprovação. Foi unânime entre as lideranças presentes à reunião o pensamento de que os setores produtivos do Estado precisam buscar ainda mais valor agregado a fim de fazer frente aos concorrentes internacionais. (ComEfeito Comunicação Estratégica)