Pular para o conteúdo

25/05/2017

Porto Alegre, 25 de maio de 2017.                                               Ano 11- N° 2.507

 

  PUB do Queijo estreia com pratos diferenciados

Combinações inusitadas marcaram a abertura do PUB do Queijo nessa quinta-feira (25/05), na XIII Fenasul/Expoleite, em Esteio. Além das mais de 50 variedades da iguaria, como queijo prato, gouda, montanhês e grana padano, o chef Joaquim Aita ofereceu pratos diferentes aos comensais que visitaram a exposição, como risoto de queijo gorgonzola com uvas, sorrentino caprese com molho de queijo e brusquetas. Para amenizar o frio e a chuva, um creme de queijo quente também foi servido para esquentar a tarde de todos. Quem visita o PUB do Queijo, promovido pelo Sindilat com apoio da Farsul e Fundesa, recebe uma taça de vinho ou um copo de chopp artesanal, num ambiente refinado, rústico e acolhedor. 

Mesmo aqueles que não têm relação com o campo visitaram o parque e o evento gastronômico, como o professor de inglês aposentado José Vitor Smigelskas, morador de Esteio. Ele conta que soube da ocasião pela imprensa. "Gosto muito de queijo. Já estive na FestQueijo, que é parecida", afirma o professor, que estava acompanhado da amiga Cristiane da Silva, que concordou com a qualidade dos produtos no PUB. Autoridades do agronegócio também passaram pelo espaço, como o deputado Elton Weber (PSB) e o fiscal federal agropecuário Roberto Lucena, do Ministério da Agricultura (Mapa).

O PUB do Queijo começou hoje e vai até domingo (28/05), das 11h às 22h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A entrada custa R$ 35,00 e dá direito a um copo de vinho ou chopp. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

 
 
 Crédito da Foto: Carolina Jardine

 
Crianças acompanham peças teatrais na Fenasul/Expoleite

A manhã chuvosa dessa quinta-feira (25/05) não afastou as crianças da XIII Fenasul/Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Dezenas de escolas estiveram presentes no Pavilhão do Gado Leiteiro para prestigiar as apresentações teatrais infantis, promovidas pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), em parceria com o sistema Farsul e Fundesa. Em meio às risadas, as peças ressaltaram a importância do consumo de leite, e os pequenos puderam compreender como os laticínios devem fazer parte da rotina saudável de consumo.

Após as encenações, os alunos passearam pelo parque, visitaram os animais expostos e os projetos da Secretaria da Agricultura (Seapi). Levando três turmas à feira, entre quatro e 12 anos, a professora de educação infantil Sandra Chies, da Escola Municipal Maria Maques, de Esteio, afirma que os alunos estiveram presentes para buscar essas informações. "Acho muito importante que as crianças possam socializar esse momento, nessa feira tão significativa para o Rio Grande do Sul", diz.

No período da tarde, estão programadas mais duas apresentações (às 14h e às 16h). Sexta-feira (26/05), a Vaca Mimosa retorna ao parque. Depois do sucesso na última Expointer, ela encenará a peça "Mimosa na Fenasul", com quatro apresentações: 9h10min e 10h30, 15h e 16h. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

 

 Crédito da Foto: Carolina Jardine
 
 
Menor valor em 13 meses

Motivo de preocupação para a indústria brasileira, a importação de produtos lácteos registrou em abril o menor valor em 13 meses, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Laticínios - Viva Lácteos (veja arte). Um dos principais produtos comprados é o leite em pó, cujo volume em abril foi o menor em 14 meses. 

- A tendência de recuo nas aquisições permanece - observa Marcelo Martins, diretor- executivo da Viva Lácteos. 

Secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS, Darlan Palharini pondera, no entanto, que na comparação de janeiro e fevereiro com igual período de 2016, as importações mais do que dobraram de valor. (Zero Hora)

 
 
 
 
Santa Clara
A Fazendinha Santa Clara agora está ao alcance das mãos. Para aprender mais sobre a atividade leiteira e a importância dos cuidados com os animais e interagir com a mascote da Cooperativa Santa Clara, o aplicativo traz diversas opções de informação e diversão. Para jogar, basta baixar gratuitamente o aplicativo no celular ou tablet, disponível nas lojas App Store e Google Play. 

O aplicativo é voltado especialmente para crianças de 5 a 10 anos, mas é uma diversão para toda a família. O jogo começa com a Vaquinha bebê, onde o jogador pode escolher um nome para ela, alimentar e cuidar, além de bater recordes no jogo de embaixadinhas e personalizar o avatar com acessórios. Ainda, quando a mascote não recebe os cuidados adequados, é possível medicá-la para que reestabeleça seu bem-estar e continuar a brincadeira. Já na fase adulta é possível fazer a ordenha. Ao desenvolver as atividades na Fazendinha Santa Clara, o jogador ganha moedas, que podem ser trocadas por acessórios para personalizar a Vaquinha, deixando o jogo ainda mais divertido. Recém-lançado, o aplicativo já prevê atualizações e em breve mais jogos e acessórios estarão disponíveis para os jogadores.

Baixe o aplicativo para Android CLICANDO AQUI.
Baixe o aplicativo para iOS CLICANDO AQUI.
(Assessoria de imprensa Santa Clara)

 

 
Produção de leite na UE no primeiro trimestre caiu 2,3%
Durante os primeiros três meses de 2017, a produção de leite na União Europeia (UE) atingiu 37,78 milhões de toneladas, representando uma queda de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado, coincidindo com a tendência prevista pela Comissão Europeia em suas previsões de curto prazo apresentadas no início de março. Na Espanha, no primeiro trimestre, a produção caiu, mas menos do que a média (-1,2%). A grande maioria dos principais produtores de leite na UE tiveram queda na produção: Alemanha, de -4,4%; França, de -4,2%; Dinamarca, de -3,9%; Reino Unido, de -3,2%; e Holanda, de -0,5%. Vale destacar especialmente os aumentos na Polônia (+3,5%) e Itália (+1,1%). Com relação à produção nos últimos doze meses, em comparação com o mesmo período anterior, alguns países registaram aumentos fortes, como a Holanda (+3,1%), Polônia (+1%) e Irlanda (+0,4%) em comparação com outros com dados negativos, como França (-4%), Alemanha (-2,5%) e Espanha (-0,9%). (As informações são do Agrodigital, traduzidas pela Equipe MilkPoint)
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *