Porto Alegre, 18 de agosto de 2026 Ano 20 - N° 4.695
Governo do RS lança 49ª Expointer, com foco em sustentabilidade ambiental e desafios econômicos
O governador Eduardo Leite participou, no final da tarde desta segunda-feira, do lançamento da 49ª Expointer, que ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em Esteio, na Região Metropolitana. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, reunindo autoridades e representantes do setor.
Em seu pronunciamento, o governador enfatizou a relevância das negociações feitas na Expointer, destacando, ainda, a importância arrecadatória do evento ao Estado, assim como à tradição gaúcha. Também reforçou a expectativa de superar entraves econômicos, consequência de conflitos e tarifas internacionais, que podem repercutir na agropecuária.
“A Expointer, além de ser um momento de negócios e exposições, também representa cultura e alma do povo gaúcho. Além disso, é uma oportunidade de superar desafios, apontado qual será o futuro do nosso Rio Grande”, disse Eduardo Leite.
Outro diferencial é que 49ª edição será a Expointer “carbono neutro”, proposta da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), através de parceria com a empresa CRVR, que fará a doação dos créditos de carbono. Em outras palavras, haverá um inventário do consumo de energia elétrica, resíduos, manutenção e desmontagem de estruturas, entre outras emissões, além totens e QR Codes com informações de sustentabilidade ao visitantes. (Rádio Guaiba)
GDT - Global Dairy Trade
Fonte: GDT editado pelo Sindilat/RS
Empresas do Rio Grande do Sul devem fazer recadastramento junto à Receita Estadual até o final de setembro
Todas as empresas do Rio Grande do Sul devem realizar o recadastramento junto à Receita Estadual até o final de setembro. A medida, que integra o Programa Anual de Recadastramento da Receita Estadual, iniciou em 1º de maio para empresas do Simples Nacional e, a partir de agosto, passou a incluir estabelecimentos do regime geral de tributação.
De acordo com a instrução, todos os estabelecimentos contribuintes de ICMS no Rio Grande do Sul que estavam inscritos no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC/TE) até o final de 2025 devem cumprir com a obrigação, o que totaliza mais de 249,4 mil empresas. Ao todo, 36,6 mil delas concluíram o procedimento até 12 de agosto, o que representa apenas 14,7% do público-alvo.
A não realização no prazo implica em suspensão da inscrição estadual. Portanto, a recomendação é que as empresas façam o processo, que é 100% digital, o quanto antes para manter as obrigações em dia e evitar eventuais transtornos. É possível, por exemplo, que sejam necessários contatos adicionais com outros órgãos para atualizar determinados dados.
O que é verificado?
O recadastramento verifica três informações: se a empresa se encontra em atividade; se os dados cadastrais estão corretos; e se o e-mail e o número de telefone celular do(a) representante no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) são os atuais. O procedimento também é uma oportunidade para conferir a existência de contabilista registrado como responsável pela escrita fiscal do contribuinte no cadastro, conforme consta no Decreto 58.777/26.
Caso haja informações desatualizadas, é preciso seguir as orientações indicadas na ferramenta. Inscrições sem indicação de contabilista responsável também estarão sujeitas à suspensão.
As informações solicitadas são referentes às empresas e ao contato principal do(a) proprietário(a), além de contatos adicionais. Mais detalhes podem ser encontrados no site da receita
Serviço
Quem deve fazer?
O procedimento deve ser feito por todos os estabelecimentos contribuintes de ICMS no Rio Grande do Sul que estavam inscritos no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC/TE) até o final de 2025. Isso engloba as empresas do regime geral de tributação e do Simples Nacional. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) não estão sujeitos à obrigação.
O procedimento deve ser feito por sócios ou administradores. Para os estabelecimentos do regime geral, é possível outorgar procuração eletrônica no Portal DTE para que a obrigação seja cumprida por outra pessoa.
Como fazer?
Empresas do Simples Nacional
Prazo: 1º de maio a 30 de setembro.
Canal: Aplicativo Minha Empresa, disponível gratuitamente (fazer login com a conta gov.br e clicar no banner Programa Anual de Recadastramento).
Empresas do regime geral
Prazo: 1º de agosto a 30 de setembro.
Canal: Portal e-CAC da Receita Estadual, em “Meus serviços”.
Painel de conformidade para contabilistas
O Painel de Conformidade auxilia os contabilistas na gestão da situação fiscal dos contribuintes vinculados ao seu cadastro na Receita Estadual. Nele é possível consultar informações sobre as obrigações e, inclusive, confirmar se o recadastramento já foi feito ou não. (Jornal do Comércio)
Jogo Rápido
SOJA/CEPEA: Demanda aquecida e menor relação estoque/consumo sustentam preços
Cepea, 17/08/2026 – As cotações do complexo soja avançaram no mercado doméstico, impulsionadas pela maior disputa entre consumidores internos e externos. Segundo pesquisadores do Cepea, as negociações foram favorecidas pela valorização do dólar frente ao Real, que aumenta a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. A relação entre estoque e consumo final da soja na safra 2025/26 deve atingir 33,5%, o menor percentual desde a safra 2022/23, segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). De acordo com o Cepea, esse cenário reflete o crescimento da demanda global, impulsionado pelo aumento do consumo e das transações internacionais. Para a temporada 2026/27, as projeções iniciais indicam oferta ainda maior, mas a demanda deve continuar a avançar em ritmo acelerado. Com isso, a relação estoque/consumo final está estimada em 32,3%, inferior à da temporada atual. Esse movimento segue dando suporte aos preços do complexo soja, segundo o Cepea. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)