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23/08/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 23 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.730


Ministério, Embrapa e Sindilat lançam projeto Fazenda Doce de Leite
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) lançaram, nesta terça-feira (23/8), o projeto Fazenda Doce de Leite. A iniciativa inclui diversas ações voltadas à conscientização e à formação de crianças acerca das qualidades do leite. A primeira atividade já será implementada durante a Expointer 2022. A peça teatral “Na Fazenda Doce de Leite” será realizada todos os dias da feira e, ao longo do ano, deve chegar às escolas da rede pública, assim como o Concurso Arte na Caixinha. “Essa ação é importante porque aproxima o setor do consumidor e valoriza o produtor e a família”, frisou a superintendente do Mapa/RS, Helena Rugeri. Segundo ela, o projeto vem ao encontro de várias ações desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura tanto na área do desenvolvimento quanto de defesa agropecuária. A solenidade, realizada na sede do Mapa, em Porto Alegre, ainda contou com a participação especial da vaquinha Genoveva, a protagonista do projeto.

As apresentações da peça teatral ocorrerão na Casa da Indústria de Laticínios - Quadra 46 do Boulevard no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) -, ao longo de toda a mostra, que se inicia no sábado (27/08) e segue até o domingo (4/9). A expectativa é receber mais de 4 mil crianças em 24 sessões, incluindo escolas da rede pública de ensino de Sapucaia do Sul. A peça tem 30 minutos de duração e destina-se a estudantes entre cinco e dez anos. Nos dias de semana, as apresentações serão às 8h30min, 10h, 14h e 15h30min. No primeiro fim de semana, no sábado e no domingo, haverá sessão às 15h. Já no último final de semana da feira, no sábado serão dois horários, às 10h e às 15h, e no domingo, às 10h.
 
Segundo o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, o projeto é uma excelente oportunidade para a Embrapa intensificar a comunicação com a sociedade, especialmente com o público infantil, sobre a cadeia produtiva do leite, em que várias tecnologias são geradas pela empresa. “As crianças terão oportunidade de entender como o leite é produzido e industrializado, a realidade do meio rural e a importância da pesquisa para garantir a produção de um alimento de qualidade, de uma forma lúdica”, pontuou.
 
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, informou que o roteiro foi composto de forma a explicar para as crianças que o leite não vem da caixinha. “As crianças dos grandes centros urbanos veem os pais comprarem leite no supermercado e não sabem que por trás de toda embalagem dos produtos que consomem há muito trabalho e dedicação de produtores e da indústria. Como representantes do setor lácteo, sabemos da importância de orientar o consumidor sobre a origem dos produtos, cuidados com o trato dos animais e princípios nutricionais do leite”. Para abordar o tema de forma lúdica, o Sindilat contratou a companhia teatral Khaos Cênica, de Canoas (RS).
 
O diretor da companhia teatral, Denisson Beretta, conta que o roteiro busca oferecer às crianças uma experiência memorável e uma reflexão sobre a produção da indústria leiteira. “É importante a tomada de consciência das crianças quando elas têm contato com outra realidade que não é a sua, percebendo assim as diferenças que existem entre o campo e a cidade”. Após cada sessão, as crianças participarão de bate-papo com os atores e irão degustar produtos lácteos.
 
A visita à Casa de Laticínios ainda inclui passagem pelo Recanto das Terneiras. Novidade na Expointer deste ano, o espaço permite aos visitantes interagir com as vacas das raças Jersey e Holandês, entender sobre o bem-estar animal, boas práticas de produção, manejo e reaproveitamento de dejetos. Toda a visitação será acompanhada por um especialista da Universidade de Passo Fundo (UPF), parceira na atividade.
 
Arte na Caixinha
O projeto também conta com o Concurso Arte na Caixinha. Com a temática “O leite na sua vida”, a atividade visa estimular a criatividade das crianças e reforçar a importância da reciclagem de materiais que seriam descartados, dando novas cores e designs às embalagens de leite UHT. A ideia é que as crianças usem a imaginação para dar nova roupagem às embalagens do produto, apostando em técnicas como pintura, colagem, desenho e grafite. Serão aceitas diferentes formas de intervenções desde que preservada a forma original da caixa de leite. A ação será realizada junto das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul e é direcionada a crianças de 5 a 10 anos. Os trabalhos poderão ser inscritos em 3 categorias: Infantil (entre 5 e 6 anos), Júnior (entre 7 e 8 anos) e Juvenil (entre 9 e 10 anos).
 
As inscrições de trabalhos deverão ser feitas por um professor integrante do quadro docente da instituição de ensino em que a criança está matriculada. Para isso, é necessário preencher ficha de inscrição, enviá-la pelo e-mail sindilat@sindilat.com.br junto com identidade do professor responsável, identidade ou comprovante de matrícula dos alunos participantes, autorização assinada pelos pais/responsáveis e, no mínimo, quatro fotos individualizadas da peça. É importante que as imagens mostrem todos os lados da obra.
 
Programação na Expointer
No dia 29 de agosto, o sindicato realizará coletiva de imprensa às 14h com o lançamento do 8º Prêmio de Jornalismo, promovido pelo Sindilat. O mérito reconhece jornalistas que acompanham o setor. No dia 31 de agosto, às 11h, serão divulgados os vencedores do 1º Prêmio de Referência Leiteira.
 
A programação ainda conta com encontros de associados, convidados e reuniões técnicas. Na noite do dia 1º de setembro, será realizada a edição especial do Pub do Queijo. Já tradicional na agenda da Expointer, o evento permite degustação de diferentes tipos de queijos produzidos pelas indústrias e cooperativas associadas ao Sindilat e vinhos da RAR (Vinhedos de Raul A. Randon). Neste ano, o Sindilat conta com a parceria da empresa Tetra Pak, da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Embrapa durante a exposição. (Assessoria de Imprensa Sindilat/Crédito das fotos: Carolina Jardine)


Desoneração de importações ameaça whey protein nacional, diz indústria

A desoneração das importações de whey protein desagradou à indústria nacional de lácteos, que acredita que a decisão, anunciada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), pode gerar riscos econômicos e perda de competitividade Três empresas produzem a proteína, extraída do soro do leite que se obtém na produção dos queijos muçarela e prato em um processo altamente tecnológico.

Cada uma dessas indústrias investiu cerca de R$ 500 milhões em equipamentos para dar início à produção nacional, há cerca de oito anos. "Foi um investimento altíssimo em tecnologia e equipamentos. Essa indústria está em franco desenvolvimento do país, mas não foi consultada sobre essa desoneração abrupta das importações", afirmou uma fonte do setor. "A decisão vai sepultar a indústria nacional". O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) pediu ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, e ao presidente Jair Bolsonaro que o governo adote uma medida compensatória, como a isenção de PIS e Cofins para o segmento industrial local. 

O deputado encaminhou ofício ao ministério e ao Palácio do Planalto com a sugestão. A desoneração da importação do whey protein pode afetar outros agentes do setor e até produtores de leite, diz o deputado. "Retirar a competitividade da industrialização do soro de leite trará impactos ao preço do queijo e, consequentemente, aos preços pagos ao produtor rural", destacou Goergen.

A decisão pode afetar os custos de produção do queijo muçarela, já que o soro não será mais usado nessas plantas. Há receio de que isso facilite a entrada no país de outros queijos importados. O problema também pode virar ambiental, alerta o setor privado. "O soro era descartado e virou produto de valor agregado nesse processo. Sem conseguir competir, o soro perde valor e pode voltar ao meio ambiente", disse a fonte. O whey protein, a proteína hidrolizada do soro do leite, não é usado apenas como suplemento nutricional pelos frequentadores de academia. O produto entra em compostos lácteos para a primeira infância e também em itens medicinais e de nutrição para a terceira idade.

"As indústrias que produzem estão chocadas com o que ocorreu. É a desvalorização da produção nacional e não é algo que terá reflexo imediato como freio na inflação", completou a fonte. (Valor Econômico)
 
 
Uruguai: Exportações de lácteos cresceram 22%

Até agora em 2022, as exportações de lácteos do Uruguai cresceram 22% em relação ao ano passado, totalizando US$ 490,2 milhões, informou o Instituto Nacional do Leite (Inale). O maior produto de exportação foi o leite em pó integral, mas os que mais cresceram foram o leite em pó desnatado e a manteiga.
 
Os principais destinos nos últimos 12 meses foram Argélia, China e Brasil. Entre janeiro e julho de 2022, as exportações de leite em pó integral foram de US$ 278,2 milhões, sem variação em relação ao mesmo período de 2021; em julho esse produto foi exportado por US$ 41,6 milhões.
 
As exportações de leite em pó desnatado, no acumulado anual, somam US$ 60,6 milhões (aumento de 259%); em julho foi de US$ 9,5 milhões. As vendas de queijos geraram receita de US$ 61,3 milhões no ano (55% a mais que em 2021); e em julho foi de US$ 8,9 milhões. As exportações de manteiga, entre janeiro e julho, foram de US$ 53,1 milhões (139%); em julho, de US$ 6,8 milhões. Em todo o mês de julho, as exportações de lácteos foram de US$ 72,0 milhões; entre janeiro e julho, foram de  US$ 490,2 milhões (22%).
 
Exportações por volume
As exportações de leite em pó integral, no acumulado janeiro/julho de 2022, em volume foram de 69.432 toneladas (-15% menos); em julho, as vendas foram de 9.938 toneladas. Já as vendas de leite em pó desnatado foram de 16.326 toneladas no ano (+190%); em julh, foram de 2.330 toneladas.
 
As exportações de queijos caíram para 13.634 (-5%) no ano; e em julho, foram de 1.767 toneladas. Já as vendas de manteiga foram de 9.840 toneladas (+72%), com 1.052 toneladas vendidas em julho. (As informações são do Todo el Campo, traduzido e adaptadas pela equipe MilkPoint)


Jogo Rápido 

Ministério da Agricultura publica portaria que determina membros e respectivos suplentes da Comissão Técnica Consultiva para o Monitoramento da Qualidade e da Competitividade do Leite e Derivados
 Com funções conforme o disposto no § 2º do art. 3º da Portaria MAPA nº 466, de 2 de agosto de 2022. Essa portaria em seu Art. 1º designa os membros e respectivos suplentes da Comissão Técnica Consultiva para o Monitoramento da Qualidade e da Competitividade do Leite e Derivados - CTC-Leite. CLIQUE AQUI para acessar.
(Elaboração Terra Viva)


 
 
 
 
 
 

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