Pular para o conteúdo

15/06/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 15 de junho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.683


Emater/RS: produção de leite segue baixa, mas vazio forrageiro se encaminha para fim

A produtividade dos rebanhos segue baixa, porém os produtores já começam a usar com
mais intensidade as áreas de pastagens cultivadas com aveia e azevém, amenizando os efeitos do período de vazio forrageiro, que se encaminha para o final.

Porém, o aumento da umidade do solo devido às chuvas e à falta de luminosidade tem restringido o uso das áreas com espécies cultivadas de inverno como forma de evitar danos com pisoteio e arranquio das plantas. Esses problemas, somados às quedas de temperatura, que aumentam a demanda energética dos animais, estão sendo compensados com a suplementação regular de ração e silagem.

O acúmulo de barro nas áreas das criações segue dificultando as atividades de manejo, alimentação e ordenha dos rebanhos.

O estado sanitário do rebanho é considerado bom, e há boa redução das infestações de carrapatos devido às temperaturas mais frias. Os produtores estão realizando as vacinações preventivas, com destaque para a da raiva herbívora, conforme orientação das Inspetorias de Defesa Agropecuárias locais, devido ao aumento do número de casos no RS.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a diminuição das chuvas foi benéfica para os produtores de leite, que encontraram condições adequadas para a utilização das pastagens cultivadas de alta qualidade como aveia, azevém, trevos e cornichão.

Em São Borja, agroindústrias de derivados lácteos enfrentam dificuldades para a obtenção da matéria-prima devido ao período de vazio forrageiro.

Na região da Campanha, a produção está estável, mas há tendência de elevação nas propriedades com pastagens de inverno estabelecidas.

Na regional de Caxias do Sul, as chuvas excessivas atrasam a implantação dos cereais de inverno para a silagem, porém serão de grande importância para recuperar os estoques de forragem após o período de seca.

Na regional de Frederico Westphalen, o aumento da disponibilidade de pastos, principalmente das espécies anuais de inverno, assim como de água em quantidade e qualidade, levou a produção de leite a uma boa recuperação. Contudo, o excesso de chuva, neste período, dificulta o trabalho de manejo do rebanho, reduzindo o consumo e, consequentemente, a produção.

Na regional de Passo Fundo, as chuvas mais intensas e a alta umidade do ar têm causado efeitos negativos na atividade, como a redução das horas de pastoreio, o aumento da ocorrência de mamites em função do barro acumulado, a redução do desempenho das pastagens e o aumento do aporte de alimentos concentrados, o que eleva o custo de produção, resultando na diminuição do lucro da produção de leite.

Na regional de Pelotas, em Pedras Altas, as pastagens cultivadas estão com bom desenvolvimento, aumentando a oferta de forragem e, portanto, a produção de leite, estimulando os produtores com a melhora dos preços nos últimos meses.

Na regional de Santa Rosa, as pastagens de inverno não estão respondendo ao manejo e não crescem como o esperado. Além disso, em muitas propriedades, está faltando alimento verde para as vacas. Os produtores intensificaram o corte do milho para confecção de silagem, que está com boa produção e boa qualidade.

Na regional de Soledade, as lavouras de trigo e outros cereais de inverno destinados à silagem estão como crescimento atrasado por conta da falta de sol e do excesso de umidade no solo. A maioria das lavouras de milho tardio para silagem estão prontas para ensilar, no entanto há dificuldade de fazer a colheita por causa do solo muito encharcado. (As informações são da Emater-RS)


Balança comercial: O que podemos esperar para o próximo mês?
 
Conforme relatado, no artigo “GDT: preços internacionais dos lácteos voltam a subir” os preços no mercado internacional de lácteos voltaram a ganhar força no início do junho, e no último leilão os preços médios avançaram. Os preços futuros também estão com um cenário altista, frente ao retorno econômico da China após um período de lockdowns.
 
Este cenário está ocorrendo em grande parte por conta da retomada gradual da China. Historicamente, o primeiro trimestre do ano é um dos trimestres que a China mais importa derivados lácteos, e com o controle sanitário dos últimos meses, estas negociações foram prejudicadas. Desta forma, o país deve buscar suprir esta queda no volume negociado nos próximos meses. Esta elevação dos preços internacionais tende a diminuir a competitividade dos produtos internacionais, desestimulando as importações.
 
Fortalecendo este cenário, o dólar, que vinha sofrendo recuos consecutivos, voltou a ganhar força, impulsionando o desestimulo às importações, e favorecendo as exportações.
 
Um outro ponto de atenção que impacta negativamente nas importações nos próximos meses é a disponibilidade de produtos por parte do principal parceiro comercial brasileiro neste mercado, o Mercosul. Os países do bloco estão com parte de sua produção já comercializada, o que pode dificultar novos negócios e afetar o volume importado pelo Brasil.
 
Em contrapartida, os preços dos derivados lácteos no mercado interno estão operando em patamares elevados, devido ao cenário de baixa disponibilidade de leite no mercado, o que contribui para aumentar a competitividade dos produtos importados.
 
Nesse cenário, mesmo com alguns fatores jogando contra às importações (aumentos dos preços internacionais, baixa disponibilidade do Mercosul e elevação da taxa de câmbio) o produto importado ainda é competitivo, portanto, espera-se que as importações sigam ganhando força nos próximos meses e que a janela de exportações continue fechada. (Milkpoint)
 

 
Conseleite/MT: valor de referência do leite tem alta de 5,23%

Mato Grosso atendendo os dispositivos do seu Estatuto, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de Abril de 2022 a ser pago em Maio de 2022 e para o leite entregue no mês de Maio de 2022 a ser pago em Junho de 2022. 

Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor.

Períodos de apuração
Mês de Abril/2022: De 01/04/2022 a 30/04/2022
Mês de Maio/2022: De 01/05/2022 a 31/05/2022
OBS: (1) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funrural de 1,5% a ser descontado do produtor rural. (As informações são do Conseleite-MT)


Jogo Rápido 

AUDITORES FISCAIS: Categoria suspende greve no Estado
A Delegacia do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) no Estado suspendeu a paralisação de 48 horas iniciada à meia-noite da última terça-feira. A decisão cumpre notificação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que obrigou a manutenção de 100% do efetivo nos serviços de vigilância, inspeção e certificação agropecuária. A suspensão do movimento atende também a orientação do Anffa Sindical, que, em comunicado, determinou a retomada de atividades no Vigiagro, na inspeção de produtos de origem animal e vegetal, na defesa sanitária animal e vegetal e nos laboratórios. (Correio do Povo)
 

 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *