Pular para o conteúdo

14/06/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 14 de junho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.682


Modelo de inspeção opõe indústrias a auditores
 
PL que cria programa de autocontrole sanitário às empresas é um dos motivadores da paralisação dos agentes federais por 48 horas
 
Tema de discórdia entre representantes do agronegócio e auditores fiscais agropecuários, o projeto de lei 1.293/2021 deverá ser votado no próximo dia 23 na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. A proposta estabelece um novo modelo de fiscalização agropecuária, no qual indústrias do setor poderão adotar programas de autocontrole, com registros sistematizados e auditáveis de todo o processo produtivo, desde a matéria-prima ao produto final. 
 
O PL 1.293/2021 é um dos principais motivos da paralisação dos auditores fiscais federais, por 48 horas, a contar da meia-noite de hoje. Para a delegada do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários no Estado (Anffa Sindical-RS), Soraya Elias Marredo, ao transferir a responsabilidade pela fiscalização ao setor privado, a mudança proposta fragiliza a atividade dos auditores e dificultará a rastreabilidade do processo. “O
projeto põe em risco a saúde da população, ao colocar atribuições tão importantes na mão do interessado. Nossas auditorias terão intervalos longos, as etapas desse processo não foram acompanhadas, e vamos auditar o que foi feito nesse meio-tempo”, critica Soraya. A categoria também pede realização de concurso público, reforma em plano de carreira e recomposição salarial.
 
De autoria do Executivo, a matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados em maio. Na semana passada, teve votação adiada após pedido de vistas de senadores, que pedem discussão mais aprofundada e avaliação de outros colegiados.
 
O texto, que já obteve parecer favorável do relator, senador Luís Carlos Heinze, tramita em caráter conclusivo sem necessidade de análise em plenário. Entidades do setor de proteína animal argumentam que o Estado não acompanhou o crescimento das empresas, que saem prejudicadas pela falta de fiscais para atender às plantas. “Apesar da ociosidade nas plantas, quando há necessidade de um abate extra ou de horário estendido, há dificuldade de o Ministério disponibilizar profissionais”, diz o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Lauxen. 
 
Segundo ele, a maioria das indústrias adotam programas de autocontrole, com profissionais nos setores de responsabilidade técnica e de garantia de qualidade.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) considera que o projeto traz modernização ao sistema de inspeção, pois permitirá às indústrias produzirem dentro das normas com a agilidade. “As indústrias vêm crescendo a cada ano. E o serviço oficial, aguardando concursos, vê-se em dificuldades em atender a toda a demanda”, afirma o presidente da entidade, José Eduardo dos Santos. Ele explica que, com a aprovação do projeto,, as empresas serão orientadas e terão prazos para adaptação. (Correio do Povo)


Balança comercial de lácteos: exportações voltam a cair
 
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (13/06) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -53 milhões de litros em equivalente-leite no mês de maio, uma diminuição de 33 milhões, ou aproximadamente 62% em comparação ao mês anterior. Ao se comparar ao mesmo período do ano passado (maio/2021), o saldo foi mais negativo, sendo que o valor em equivalente-leite nesse período foi de -41 milhões de litros, representando uma diferença de aproximadamente 22%. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.
 
Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos.

 
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.
 
No mês de maio as exportações tiveram uma forte queda, de aproximadamente 48% em relação ao mês anterior, com um decréscimo de 10,7 milhões de litros no volume exportado. Ao se comparar com 2021, as exportações também foram inferiores em maio, com um decréscimo de -6,0 milhões de litros, representando um recuo de aproximadamente -34,5% no volume exportado. Dessa forma, após passar por um aumento expressivo nos volumes de lácteos destinados às exportações, no mês de maio as exportações voltaram a perder força.
 
Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.


 
Do lado das importações, o cenário também foi reverso do que o observado em abril. O mês de maio apresentou um aumento de 52% nas importações, com um acréscimo no volume de importações de 21,9 milhões de litros em equivalente-leite. Analisando o mesmo período do ano passado, também nota-se um aumento entre os volumes importados; em maio de 2021, 58,1 milhões de litros em equivalente-leite foram importados, já em 2022 esse valor teve uma variação positiva de aproximadamente 10%, totalizando um aumento de 5,8 milhões de litros em equivalente-leite comparando-se os anos, o que pode ser observado no gráfico a seguir:
 
Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.


 
Esse aumento nos volumes importados e recuo das exportações acarretaram em um saldo mais negativo da balança comercial de lácteos para o mês de maio, recuando para os patamares observados em março.
 
Este cenário é consequência da dinâmica que vem sendo formada ao longo dos últimos meses, com o recuo dos preços internacionais, conforme indicado pelo leilão Global Dairy Trade, visto que os preços médios praticados na plataforma de comercialização internacional passaram por sucessivas quedas, em meio a menor demanda por parte da China. Este fato impulsionou uma disruptura do cenário que estava vigente, contribuindo para elevar a competitividade dos produtos internacionais.
 
O dólar, que vinha operando em patamares elevados, também registrou quedas ao longo do mês de maio, devido a políticas monetárias, tanto do Brasil, quanto dos Estados Unidos, associado ao retorno econômico da China e melhora no apetite por risco.
 
Outro fator que contribuiu para este cenário foi a ascensão dos preços dos derivados lácteos no mercado interno. A baixa disponibilidade de leite acarretou em sucessivos aumentos nos preços médios praticados, elevando a competitividade dos produtos internacionais e afetando a viabilidade das exportações, em alguns momentos tornou-se mais vantajoso comercializar no mercado nacional do que destinar às exportações, ocorrendo um desestimulo às exportações.
 
Em relação aos produtos mais importantes da pauta importadora em maio, temos o leite em pó integral, os queijos, o leite em pó desnatado e o soro de leite, que juntos representaram 89% do volume total importado. O leite em pó integral teve uma elevação de 31% em seu volume importado. Os produtos que tiveram maior variação com relação a importação foram o leite em pó desnatado, os queijos e as manteigas, com aumentos de 158%, 37% e 121%, respectivamente.
 
Os produtos que tiveram maior participação no volume total exportado foram o leite em pó integral, o leite condensado, o leite UHT, o creme de leite e os queijos, que juntos, representaram 75% da pauta exportadora. O leite em pó integral teve um recuo de 65% em seu volume exportado, e o leite condensado um recuo de 35%, sendo os dois produtos principais comercializados, representando juntos 40% da pauta exportadora.
 
A tabela 1 mostra as principais movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de maio deste ano.
 
Tabela 1. Balança comercial láctea em maio de 2022.

 

Rabobank: preços elevados do leite não garantem margem e custos continuam desafiadores
 
A resposta do Rabobank para “Já chegamos lá?”, referindo-se aos picos de preços do leite em pó, é: sim. Parece que os preços globais do leite em pó atingiram o pico durante o primeiro semestre de 2022.
 
Embora a produção de leite esteja no meio de uma desaceleração significativa, que deve durar pelo menos quatro trimestres consecutivos (do terceiro trimestre de 2021 ao segundo trimestre de 2022), o enfraquecimento das expectativas de demanda está criando o cenário para algumas quedas moderadas nos preços das commodities lácteas durante o segundo semestre de 2022. 
 
O excesso de oferta na China está reduzindo as importações de lácteos

O forte crescimento da oferta doméstica de leite no primeiro trimestre de 2022 de 8% no comparativo anual e os altos estoques devido às fortes importações do ano passado estão colidindo com a demanda mais fraca devido aos lockdowns relacionados ao Covid. Isso está criando a condição perfeita para a redução das importações de lácteos chineses.
 
As importações totais LME (equivalente de leite líquido, excluindo soro de leite) já estão 4% mais baixas nos primeiros quatro meses do ano, com algumas categorias em queda acentuada (soro -40%). Olhando para o futuro, espera-se que a demanda de importação sem soro da China diminua 34% em relação ao ano anterior em 2022
 
A produção de leite deverá se recuperar modestamente nos próximos trimestres

Custos recordes de alimentação e problemas relacionados ao clima impactaram diretamente as margens dos produtores de leite nas regiões produtoras de leite chamada de Big-7 (que inclui União Europeia, EUA, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argentina e Uruguai) há algum tempo.
 
Os rebanhos globais estão enfrentando barreiras para crescer, dificultando a recuperação da produção de leite após a atual queda. Se o enfraquecimento dos preços das commodities se traduzir em preços mais baixos ao produtor nos próximos trimestres, isso poderá resultar em uma recuperação menos impressionante.
 
Pela primeira vez desde 2016, a produção de leite nas regiões exportadoras de lácteos Big-7 contraiu com relação ao ano anterior por três trimestres consecutivos. E o Rabobank prevê que as regiões Big-7 estão a caminho de contrair pelo quarto trimestre consecutivo no segundo trimestre de 2022, algo que não acontecia desde 2012-2013. Espera-se que a produção de leite diminua 1,1% no segundo trimestre de 2022, após uma queda de 1,9% no primeiro trimestre de 2022.
 
Um crescimento anual positivo – versus um baixo comparável – é esperado no segundo semestre 2022, resultando em uma perda estimada de -0,5% para 2022. As previsões preliminares para 2023 sugerem um ganho abaixo da tendência de 0,5%.
 
Os preços mais altos do leite ao produtor na maioria das regiões não garantiram o crescimento da produção

Produtores de leite em todo o mundo estão enfrentando preços mais altos de milho e soja e problemas climáticos em certas regiões, principalmente na Oceania e na América do Sul. As pressões inflacionárias gerais no combustível energético e nos salários também estão impactando a lucratividade em todo o Big-7. Apesar dos preços mais altos do leite, o crescimento da produção de leite e o cenário de custos com ração continuam desafiadores.
 
Os custos de alimentação permanecerão elevados em 2022/23
O relatório mais recente sobre o mercado de commodities agrícolas do Rabobank – Agri Commodities markets monthly (ACMR Mensal de maio de 2022) – mostra que as previsões de preços para o milho CBOT tiveram uma leve queda em relação ao relatório anterior, mas ainda estão perto de níveis recordes.
 
O milho deve atingir o pico no segundo trimestre de 2022 e permanecer acima de 700 USc/bu pelo menos no segundo trimestre de 2023. Enquanto isso, as perspectivas para os preços da soja também permanecem desafiadoras para os produtores de leite, com as previsões sugerindo preços acima de 1500 USc/bu para a soja CBOT para os próximos 12 meses.
 
Pressões inflacionárias devem desencadear uma demanda menor em países ricos e pobres, já que os consumidores estão sendo atingidos por uma onda de inflação global não vista desde a década de 1970. Embora os consumidores dos países desenvolvidos sejam geralmente mais resistentes a preços mais altos, desta vez o impacto nos preços da energia e dos combustíveis é severo e está resultando em mudanças no comportamento do consumidor.
 
O consumo de lácteos dos EUA em março caiu 1,3% em relação ao ano anterior em uma base de sólidos totais. Alguns países, como o Reino Unido, já estão implementando medidas para proteger famílias de baixa renda com pagamentos únicos e descontos na conta de energia devido ao poder de compra diminuído.
 
Na maioria das regiões, os consumidores estão sentindo o impacto da inflação em seu poder de compra de forma significativa. Nos EUA e na UE, a inflação em alta em 40 anos é um choque para o consumidor e impacta desproporcionalmente as famílias de baixa renda. Nos mercados emergentes, a inflação não é nova, mas a gravidade do atual aumento dos preços, especialmente para os países importadores de commodities, foi amplificado pelos efeitos da guerra na Ucrânia e um dólar muito forte. Ainda assim, os altos preços do petróleo podem sustentar a demanda de importação de laticínios para alguns países exportadores de petróleo, como vimos em ciclos anteriores de commodities.
 
Brasil
Queda recorde na produção do primeiro trimestre de 2022 – Os desafios climáticos contínuos impactaram ainda mais a produção de leite nas principais regiões do Brasil durante o primeiro trimestre. Os preços dos grãos permaneceram elevados e há um alívio limitado à vista. Embora os preços do leite ao produtor tenham subido recentemente, as margens dos produtores continuaram sob pressão durante os primeiros meses do ano.
 
Como resultado, dados preliminares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam uma queda de 10% na produção de leite no primeiro trimestre de 2022 em relação ao primeiro trimestre de 2021.
 
A redução do rebanho ajuda a explicar o declínio – a produção de leite enfrentou obstáculos significativos desde o início da pandemia. Os altos custos sustentados dos grãos e dois anos consecutivos de chuvas irregulares afetaram a pecuária leiteira. Mas os preços da carne bovina também atingiram níveis recordes nos últimos trimestres, incentivando os produtores de leite a reduzir seus rebanhos ou a deixar o setor por completo. Embora a contagem oficial do rebanho leiteiro do Brasil seja publicada com um atraso significativo, evidências sugerem que é provável uma redução de 10% no rebanho leiteiro nos últimos 18 meses.
 
Os preços do leite ao produtor aumentaram com a baixa oferta – o declínio acentuado na produção de leite fez com que os preços do leite nas fazendas aumentassem significativamente nas últimas semanas. Os processadores tiveram que pagar preços mais altos do leite ao produtor, mesmo em um ambiente de fraca demanda do consumidor. Os preços de abril registraram um recorde nominal de R$ 2,43/litro médio e devem subir em maio. Os preços podem atingir o pico em julho, à medida que a produção de leite da temporada de fluxo do sul aumenta. 
 
A demanda do consumidor vai melhorar marginalmente – a inflação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) superou 11% nos últimos doze meses em abril, com alimentos e bebidas aumentando quase 13% no mesmo período. Os consumidores sentiram os impactos da alta inflação no Brasil desde o início de 2021, ajustando os padrões de consumo de acordo. As vendas de lácteos no varejo caíram cerca de 6%, segundo fontes do setor.
 
No entanto, a demanda deve começar a se estabilizar nos próximos meses, à medida que o desemprego diminui e a inflação começa a atingir o pico. Pode haver alguma recuperação da demanda no terceiro trimestre de 2022. As projeções econômicas foram revisadas recentemente para cima e o Brasil pode apresentar um crescimento mais forte do que o esperado no segundo semestre de 2022. No entanto, a demanda continuará tendo um desempenho inferior até que a inflação recue.
 
Uma moeda mais forte ajuda a aumentar as importações no segundo semestre 2022
As exportações devem se recuperar no segundo semestre do ano com o aumento dos preços domésticos do leite e a recuperação do Real com relação às baixas vistas no quarto trimestre de 2021. Se os preços do leite ao produtor continuarem altos no Brasil, algumas importações adicionais do Mercosul são esperadas.
 
A janela de exportação se fechou para o Brasil
Com os atuais preços internacionais e taxas de câmbio, as exportações brasileiras perderam competitividade e não devem contribuir para os fluxos comerciais globais de maneira significativa durante o terceiro trimestre de 2022. (As informações são do Rabobank)


Jogo Rápido 

Fazendo a tecnologia funcionar: a gestão no centro do negócio leiteiro
 A tecnologia está cada vez mais difundida nas mais diversas atividades e também nas fazendas de leite. O estoque de conhecimento e o entendimento técnico já são alicerces sólidos e com grau de amadurecimento. Por outro lado, como fazer a tecnologia funcionar? Como gerenciar para avançar? Neste cenário tecnológico, temos e sempre teremos, as pessoas. São elas que com ou sem tecnologia fazem a lida das propriedades, os processos funcionarem. Então, não basta mais ter domínio do conhecimento técnico e dispor de tecnologias, é preciso gerenciar pessoas! Sabendo da importância do desenvolvimento dos colaboradores e formação de times, bem como da crescente inserção da tecnologia no leite, o terceiro painel do Interleite Brasil 2022, “Fazendo a tecnologia funcionar: a gestão no centro do negócio leiteiro,” no dia 04 de agosto, trará dois casos de produtores de sucesso e uma palestra sobre gestão de pessoas. Se você pensou em gestão, tecnologia e pessoas, o terceiro painel do Interleite Brasil 2022 é para você! Este ano, o Interleite chega a sua 20ª edição e será sediado pela primeira vez no Brasil Central, em Goiânia, nos dias 03 e 04 de agosto. Com correalização do Sistema Faeg/Senar - GO, do Sebrae-GO e do Governo de Goiás e demais apoiadores, o Interleite Brasil abordará outras pautas importantíssimas para o leite brasileiro: sistemas de produção, sustentabilidade, índices de produtividade, rentabilidade e muito mais! No dia 02 de agosto, antes do primeiro dia do Interleite Brasil, ocorrerão três eventos paralelos: worskhops temáticos exclusivos ministrados por especialistas, Fórum MilkPoint Mercado e Jantar dos Top 100. Além disso, o evento contará com transmissão ao vivo em plataforma exclusiva os participantes que optarem por assistir online. Associados ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) têm 20% de desconto na inscrição dos eventos, clicando aqui. (Milkpoint) 
 

 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *