Pular para o conteúdo

03/05/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 03 de maio de 2022                                                           Ano 16 - N° 3.652


Ucrânia faz primeiro grande embarque de milho desde invasão russa
 
A Ucrânia registrou há poucos dias o primeiro grande embarque de milho produzido no país desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, informou a agência de notícias e consultoria AgriCensus.   O navio, um graneleiro panamax contratado pela Ukrlandfarming Agricultural Holding (ULF) e pela Arabian Al Dahra, partiu do porto romeno de Constanta em direção à Espanha carregado com 71,2 mil toneladas do cereal. “Leva algumas semanas para originar o milho ucraniano em Constanta, mas a ULF trouxe muitas barcaças em pouco tempo”, afirmou a equipe da Al Dahra ao Agricensus.  
 
Nas próximas semanas, mais navios de grande porte devem sair do terminal romeno com milho ucraniano, disseram fontes. O governo da Ucrânia já fechou com a Bulgária um acordo similar de transporte de grãos. Os embarques ocorrerão no porto búlgaro de Varna.  
 
Atualmente, a Ucrânia só pode carregar navios costeiros de pequeno porte nos portos no extremo sul do país. Para embarques de grandes volumes, os exportadores terão que continuar entregando as cargas nos portos de grande calado da União Europeia que ficam mais próximos de seu território, trabalho que é mais demorado, caro e de logística mais complexa. (As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint)

Global Dairy Trade - GDT
 
(Fonte: Global Dairy Trade - GDT, adaptado pelo Sindilat)
 
Fórum Estadual da Febre Aftosa está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Fórum Estadual da Febre Aftosa, organizado pelo Fundesa, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e entidades do Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O evento acontece no dia 18 de maio, a partir das 14h, em formato híbrido (virtual e presencial), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dentro da programação da 16ª Fenasul/43ª Expoleite. Neste ano, o tema vai ser “biosseguridade é a chave do avanço”. 

“A certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação trouxe outra perspectiva para a produção de proteína animal do Rio Grande do Sul, mostrando que o setor tem a atenção de um sistema de defesa sanitária robusto, adequado e atualizado. Isso certamente oferece aos mercados uma nova condição”, destaca o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

Segundo Kerber, é oportuno celebrar esse momento para sinalizar aos setores de produção que há obrigações e avanços a serem feitos para manter o status. “É necessário continuar a trilha de modernização e inovações e o Fórum traz justamente este aspecto, de mostrar o que vem sendo feito e pontuar a importância da biosseguridade”, afirma.

Na programação, temas como biosseguridade na prática, a importância das notificações e as principais ações da Secretaria da Agricultura pós-certificação, além das contribuições do setor privado para a manutenção do status sanitário. Também está prevista a leitura de uma carta do evento e um ato de celebração de um ano de área livre de aftosa sem vacinação, conquista alcançada em 27 de maio de 2021, com a certificação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

“O Fórum faz parte das ações em comunicação do PNEFA, que tem como objetivo manter a febre aftosa em pauta e mostrar a necessidade de continuarmos protegendo nosso rebanho, bem como, trazer a importância de saber reconhecer os sintomas e de notificar qualquer suspeita às inspetorias”, afirma a médica veterinária Grazziane Rigon, da coordenação estadual do PNEFA da Seapdr.

O evento será híbrido, pois além do formato presencial, o mesmo também será transmitido ao vivo pelo canal da SEAPR no Youtube (https://www.youtube.com/c/AgriculturaGOVRS)

Para se inscrever acesse: https://bit.ly/3F7vai8. (SEAPDR)
 
 
Perspectivas do USDA sobre o mercado lácteo da Europa - Relatório 17 de 28/04/2022  
 
Leite/Europa – A produção de leite na Europa Ocidental cresce sazonalmente, mas, no acumulado está abaixo dos volumes registrados no ano passado na maioria dos países. Existem relatos de que na Alemanha o leite captado na última semana é maior do que o registrado na semana anterior, mas, menor do que o registrado na mesma semana do ano passado. Em outras partes da Europa Ocidental, fontes sugerem que a produção de abril está menor. A indústria espera que a chegada da primavera, com clima melhor, propicie melhoria das pastagens, maior conforto animal e aumente a produção de leite.  
 
Os estoques estão limitados. Produtos como queijo e creme estão sendo os escolhidos para fabricação com o leite captado. Ainda assim, as indústrias queijeiras estão encontrando dificuldades para atender a demanda do mercado. Os pedidos dos varejistas diminuíram depois dos feriados de páscoa, mas não a demanda de exportações e restaurantes, deixando o nível dos estoques baixos.  
 
Enquanto aguardam o aumento da oferta de leite, as indústrias alocam os suprimentos limitados de leite com muito cuidado, e algumas oferecem aumento do preço do leite aos produtores. Resta saber se o preço mais alto será capaz de incentivar os produtores a aumentarem o volume.  
 
Os altos custos da mão de obra, da ração, novilhas de reposição e investimento em instalações, pesam na decisão do produtor. Com tantas incertezas nos mercados e no cenário global, analistas do setor acham que pode levar algum tempo ainda, antes que os agricultores tenham confiança para expandir a produção de leite.
 

No Leste Europeu, a produção de leite continua crescendo sazonalmente, ano após ano. Algumas regiões estão aumentando, e em fevereiro, cresceram significativamente os volumes captados nos Países Bálticos e na Polônia. A produção de leite também cresceu na Bielorrússia no mesmo período.  
 
Os países europeus se unem em apoio à Ucrânia. O Reino Unido confirmou que eliminará todas as tarifas e contingentes tarifários existentes por 12 meses. Medida semelhante foi tomada pela Comissão Europeia, propondo a suspensão dos direitos de importação sobre todas as exportações ucranianas para a União Europeia. Para entrar em vigor, a proposta deverá ser aprovada pelo Parlamento e Conselho Europeu. (Fonte: USDA – Tradução Livre: Terra Viva | Foto de capa: Terra Viva)

Jogo Rápido 

Comissões permanentes da Câmara dos Deputados elegeram 22 presidentes; confira os nomes
Comissões/Câmara dos Deputados - Vinte e duas das 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados elegeram seus presidentes nesta quarta-feira (27). Três adiaram a eleição: Desenvolvimento Urbano; Viação e Transportes; e Turismo. A eleição ocorreu com atraso neste ano em razão das trocas de partido ocorridas até o último dia 1º (janela partidária), que afetam a indicação dos integrantes dos colegiados. Confira a lista dos eleitos clicando aqui (Agência Câmara de Notícias)

 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *