28/04/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de abril de 2022                                                            Ano 16 - N° 3.649

Conseleite atualiza custos de produção e valor de referência sobe

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite) opera, desde o início desta semana, com novos custos de produção. A atualização foi apresentada pela Câmara Técnica (Camatec) do colegiado na reunião de terça-feira passada (26/04) e reflete a reposição de custos de itens como energia elétrica, combustíveis, ração animal e medicamentos veterinários. Os novos indexadores foram aprovados por unanimidade e têm como base o ano de 2021. Com isso, o valor de referência do litro do leite estimado para abril é de R$ 2,4007 no Rio Grande do Sul. O índice − elaborado com base nos primeiros dez dias do mês − é 10,84% superior ao consolidado de março, que fechou em R$ 2,1659 (valor já atualizado nos novos parâmetros).
Segundo o coordenador do Conseleite, Darlan Palharini, o resultado mostra um novo e real patamar de custos de produção tanto na indústria quanto para os produtores. “Os índices retratam o atual momento do setor e expõem o impacto da inflação e das mudanças na economia mundial no setor lácteo. Um cenário que, certamente, tem impacto no valor do produto e de seus derivados ao consumidor”, ponderou Palharini.

Durante o encontro, também foi definido que, na reunião do dia 24 de maio, será eleita a nova diretoria do Conseleite. Foi acordado que o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, assumirá a coordenação do colegiado uma vez que 2022 é o ano do elo produtor, conforme o rodízio estabelecido entre produtores e indústrias no estatuto da entidade. Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat, deve ocupar o cargo de vice-coordenador do Conseleite.

Crédito: Eduardo Oliveira/Fetag | Na foto: Eugênio Zanetti

Zanetti também é responsável pela Câmara Setorial do Leite e Derivados, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Nosso objetivo é construir soluções para os problemas que vêm afetando toda a cadeia produtiva. O aumento dos custos de produção na indústria e no campo é inegável e agravou-se nesse período da pandemia assim como vem sendo observado em praticamente todos os setores”, ponderou. Segundo Zanetti, é importante fortalecer o fórum do Conseleite porque é nele que ocorre o diálogo entre as entidades do setor e, desta forma,  alinhar os anseios do setor às ações do Estado por meio da Câmara Setorial. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Argentina – Cotações elevadas aumentam em 24% as divisas com exportação de lácteos

Exportações/AR – Como ocorre com outros alimentos, o mercado mundial de lácteos está demandante e por isso no primeiro trimestre do ano as vendas para o exterior cresceram 3% em volume e quase 24% em valor, o que representou entrada de US$ 394 milhões.

Ocorre que houve problemas de produção nos países fornecedores e por isso se deu a alta tão marcante no preço internacional e no faturamento das vendas argentinas, o que é motivo de comemoração para um país que precisa de dólares.

Segundo o boletim publicado pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA) o intenso comércio significou enviar para o exterior 30% da produção total, nível semelhante ao do ano passado.

Os preços internacionais do leite este ano tiveram um incremento importante também em decorrência da forte demanda da China, permitindo que a Nova Zelândia vendesse com preços bastante elevados, que chegaram a mais de US$ 4.500 por tonelada.

No caso da Argentina, o boletim destaca que “o preço médio dos lácteos exportados, por tonelada, foi de US$ 3.711/tonelada no primeiro trimestre, o que implica aumento de 20,1% em relação ao primeiro trimestre de 2021. No caso particular do leite em pó, o preço médio foi de US$ 3.696 por tonelada, 21,6% acima da média registrada no mesmo período do ano anterior”.

De acordo com o OCLA, o valor é bom em termos históricos, mas inferior ao valor recebido pela Nova Zelândia, que tem tarifas preferenciais, e exporta a maior parte de sua produção para a China, o principal comprador global. As empresas neozelandesas receberam, em média, US$ 4.400 a tonelada, enquanto que as empresas argentinas exportaram pelo valor médio de US$ 3.800, que depois de fazer as retenções oficiais, tornando possível pagar ao produtor, 38 pesos por litro.

O destino das exportações no primeiro bimestre ocorreu para a Argélia (34,6%); para o Brasil (16,1%); Rússia (15%); Chile (6,5%); China (3,6%) e outro tanto para os Estados Unidos da América (EUA). Os 20,6% restantes foram para outros 10 destinos.

A distribuição das exportações em grandes itens em função do valor total em dólares no primeiro trimestre de 2022 foi: leite em pó (52,1%); queijos (16,7%); outros produtos lácteos (22,5%); e produtos especiais - lactose, caseína, iogurtes, etc - (8,7%).
Fonte: Bichos de campo – Tradução livre: www.terraviva.com.br

Canadá: Lactalis lança programa focado na redução de resíduos

A empresa de laticínios canadense Lactalis Canadá, que possui marcas como Cracker Barrel, Black Diamond, Balderson, Astro e Lactantia e uma subsidiária do Lactalis Group, com sede na França, está lançando o Lactalis Canadá NEXT Ventures – um programa de inovação projetado para estimular e acelerar o pensamento e a inovação futuros e criatividade, capacitando os funcionários e alavancando o crowdsourcing interno para explorar ideias e trazer ao mercado novos produtos, processos, tecnologias ou modelos de negócios.

Lançado no Dia da Terra, o programa 2022/23 se concentrará na redução de resíduos.

Seguindo um modelo de inovação aberta, os contribuidores com as propostas mais inovadoras e potencialmente viáveis terão a oportunidade única de participar de um programa abrangente para explorar e desenvolver ainda mais essas novas ideias desde o início até a implementação através da facilitação de mentorias, colaboração, apoio de recursos e parcerias.

O objetivo do programa é impactar positivamente o futuro da organização, pessoas, clientes e comunidades da Lactalis Canadá, promovendo o empreendedorismo contínuo na Lactalis Canadá. "As melhores e mais disruptivas ideias muitas vezes podem vir de dentro de uma organização e a Lactalis Canadá NEXT Ventures abre ainda mais nosso funil de inovação para aproveitar o talento, a criatividade e a experiência de nosso próprio pessoal com o potencial de trabalhar com parceiros externos para descobrir a próximo grande ideia para o nosso negócio", disse Mark Taylor, presidente e CEO da Lactalis Canadá.

"É realmente emocionante reconhecer o Dia da Terra com uma chamada aberta para ideias de redução de resíduos por meio de nossa nova Lactalis Canadá NEXT Ventures".
A Lactalis Canadá NEXT Ventures será um programa anual com um novo tema revelado anualmente. O programa começará em 2022 com foco em encontrar soluções para reduzir o desperdício de qualquer forma, incluindo, mas não se limitando a tempo, habilidades, recursos financeiros, alimentos, processamento, embalagens, recursos energéticos e materiais.

O compromisso da Lactalis Canadá com a redução de resíduos apresenta soluções, incluindo uma colaboração com a Dairy Distillery, com sede em Ontário, onde o subproduto da produção de leite ultrafiltrado chamado permeado de leite (açúcar do leite) de sua fábrica de Winchester, Ontário, é fornecido à destilaria para se transformar em álcool para seus suas bebidas Vodkow e Vodkow Cream.

Além disso, o Projeto de Modernização de Águas Residuais da Lactalis Canadá em sua fábrica de Winchester foi um projeto multimilionário de quatro anos concluído em 2020, que a empresa disse ter contribuído para a mitigação de odores e ruídos, redução de 35% no consumo de eletricidade, produção de fertilizantes e tratamento aprimorado de águas residuais processo na planta.

As informações são do Dairy Reporter, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Jogo Rápido

Estímulo a exportação de lácteos do Sul
No segundo bloco do Bem da Terra desta quarta-feira (27), a jornalista Renata Maron entrevistou o Secretário-Executivo do Sindilat, Darlan Palharini, para falar sobre a parceria entre a Apex Brasil e Unisinos para estimular a exportação de lácteos do sul. Confira! (BAND)