Pular para o conteúdo

26/04/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 26 de abril de 2022                                                            Ano 16 - N° 3.647


Emater/RS: chuvas e queda na temperatura promovem melhora no bem-estar e produção de leite
 
As chuvas ocorridas nas semanas anteriores, assim como a diminuição de temperaturas, promoveram uma condição melhor no bem-estar dos animais e, por conseguinte, uma melhora na produção de leite. Da mesma forma, a oferta de alimentos foi ampliada, melhorando as condições das pastagens nativas e cultivadas.
 
Por tratar-se de um período de vazio forrageiro, aumenta a preocupação com a baixa produtividade e com a qualidade da silagem colhida devido aos efeitos da estiagem, situação que pode comprometer a produção de leite e os custos da atividade ao longo dos próximos meses.
 
A sequência de dias sem chuvas diminuiu os problemas de barro nas proximidades das instalações, facilitando os serviços de limpeza das vacas antes de irem para a sala de ordenha, reduzindo os riscos de contaminação do leite e de casos de mastite.
 
Com o final do período reprodutivo, o momento é de realizar protocolos de inseminação por tempo fixo (IATF) para emprenhar os animais que não ficaram prenhes durante o verão.
 
Na regional de Bagé, na Campanha, a produção de leite continua em patamares de estabilidade, com dietas baseadas em pastagens cultivadas de verão em final de ciclo, pequenas áreas de trevos e cornichão, campo nativo e uso estratégico de silagem e feno.
 
Na regional de Santa Maria, onde os reservatórios e mananciais estão com maior volume, houve melhora importante na qualidade da água, acompanhada de pastagens cultivadas, campo nativo com mais qualidade e maior oferta na alimentação aos rebanhos.
 
Na regional de Pelotas e Passo Fundo, a silagem do ano anterior está mantendo a alimentação dos animais até o momento, e as pastagens ainda mantêm a oferta parcial. Na regional de Ijuí, a produção de leite segue estável, mas com boa perspectiva de aumento devido à introdução das forrageiras anuais de inverno na alimentação dos animais. Segue a tendência de estabulação dos animais durante o período de inverno devido às dificuldades de manejo nos dias úmidos.
 
Na regional de Porto Alegre, foram diagnosticados dois casos de raiva herbívora no município de Eldorado do Sul, sendo que os produtores são sempre orientados a vacinar e a manter o monitoramento a qualquer sinal da doença no rebanho.
 
Na regional de Erechim, há preocupação com o aumento da ocorrência de casos de leite instável não ácido (LINA), fenômeno que ocorre mais intensamente nos meses de outono devido às abruptas mudanças de dieta e à baixa ruminação dos animais, além do alto consumo de silagens e concentrados. (As informações são do Emater-RS-Ascar)

CONSELEITE/MG

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 20 de Abril de 2022, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

a) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Fevereiro a ser pago em Março/2022.
 
b) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Março a ser pago em Abril/2022
 
c) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Março a ser pago em Abril/2022 e valores de referência projetados do leite padrão maior e menor valor de referência para o produto entregue em Abril/2022 a ser pago em Maio/2022



Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural. 
 
O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite padrão, maior e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela acima.
 
 Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br. (Conseleite/MG)




Italac se mantém entre as 3 marcas de bens de consumo mais compradas do Brasil!
 
Italac - Pelo terceiro ano consecutivo a Italac conquista a 3ª posição do ranking e se mantém entre as principais marcas de bens de consumo do país em 2021, estando ao lado de Coca-Cola e Ypê, conforme pesquisa Brand FootPrint realizada pela Kantar divisão Worldpanel.
 
A pesquisa Brand FootPrint 2022 analisou mais de 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares, representando 90% do potencial de consumo no Brasil.
 
Manter esta posição como uma das marcas mais escolhidas pelo consumidor e, dentro de um cenário conhecidamente desafiador não é uma tarefa fácil, por esta razão, deve ser amplamente comemorada.
 
Nesse sentido, a Gerente de Marketing da Italac Andreia Alvares destaca a importância em agradecer imensamente a todos que confiam e ajudam a tornar a Italac uma marca reconhecidamente presente na casa de milhões de consumidores e, bem como a todos os parceiros, produtores rurais, clientes, consumidores e o grande time de mais de 3.400 colaboradores que se dedicam diariamente a empresa.
 
A pesquisa pode ser integralmente visualizada clicando aqui. 
 
As informações são da Italac

Jogo Rápido 

 Festiqueijo está de volta
Carlos Barbosa (RS) retoma este ano seu Festqueijo, agora já na 31ª. Edição, passados 2 anos de intervalo decorrente da pandemia. Será das sextas aos domingos de 01 a 31 de julho. Seu lançamento oficial em Porto Alegre acontecerá às 19h 30m desta quarta-feira no Foyer do Teatro Bourbon Country. Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas que consumiram 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A organização espera para este ano um público 20% superior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *