Pular para o conteúdo

14/03/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 14 de março de 2022                                                         Ano 16 - N° 3.615


Apex Brasil vem ao RS debater exportações de lácteos e lançar Núcleo de qualificação 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desembarca nesta semana no Rio Grande do Sul para uma agenda de promoção às exportações de lácteos gaúchos. A comitiva chegou ao Estado na manhã de hoje (14/03) e segue nesta tarde para visita a laticínios. As reuniões acontecem até quarta-feira (16/03) e têm o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat). 

Na terça-feira (15/3), o primeiro evento será encontro híbrido realizado na sede do Sindilat do subcomitê de Lácteos da Apex Brasil. A reunião está marcada para começar às 14h e contará, já no início, com uma explanação do presidente do Sindilat, Guilherme Portella. Além da ApexBrasil e do Sindilat, participam representantes da Viva Lácteos, Sindileite SC e Sindileite PR. 
 
Na quarta-feira (16/03), ocorrerá o lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), colegiado de estímulo à exportação que também será integrado pelo Sindilat. Previsto para começar às 10h, o evento será na modalidade híbrida (on-line + presencial) no auditório Érico Veríssimo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

O PEIEX é um instrumento de apoio à exportação e capacita empresas para o início da venda de produtos e serviços para o exterior. O convênio será uma parceria entre a ApexBrasil e a Universidade. Durante o último convênio executado com a Unisinos, a Apex Brasil conseguiu apoiar 200 empresas do setor, que exportaram, juntas, mais de 30 milhões de dólares. Para esse novo acordo, outras 200 empresas serão treinadas para exportarem seus produtos, sendo que 125 receberão atendimento na região metropolitana de Porto Alegre, 25 em Santa Maria, no centro do Estado e 25 em Pelotas, na região Sul. Outras 25 empresas do setor lácteo da região Sul do Brasil se juntarão a esse novo grupo. 

De acordo com o analista de negócios internacionais da ApexBrasil Laudemir Müller, o lançamento do Programa ocorre em uma fase em que o Brasil está fortalecendo a exportação de lácteos e que, justamente por isso, é possível traçar estratégias junto das empresas. "Estamos nos somando a essas estratégias para apoiar e qualificar empresas. No início, em um geral, os países da América do Sul são mais indicados porque estão performando melhor. Mas vamos trabalhar cada caso, cada empresa terá o seu foco", pondera. 
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, está acompanhando a comitiva. Segundo ele, a semana reunirá oportunidades importantes para levar conhecimento sobre as exportações e os processos envolvidos para a cadeia produtiva. "A exportação dos produtos é a saída para retomar o crescimento da produção de leite no RS, visto que nos últimos 5 anos o Estado tem crescido abaixo da média brasileira e muito menos do que Santa Catarina e Paraná. Mas para chegar lá precisamos de informação e preparação por parte das empresas, tanto no âmbito técnico de negociações bilaterais quanto em competitividade", destaca. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)
 

Top 100 2022: os maiores produtores de leite do Brasil em 2021!

O Top 100 é um levantamento realizado pelo MilkPoint desde 2001. Nosso objetivo é ranquear e levar ao conhecimento de todos quem são os 100 maiores produtores de leite do Brasil!

Além da produção de leite comercializada no ano anterior, obtemos das fazendas diversas outras informações que nos ajudam a ter insights importantes a respeito deste complexo setor, sob a ótica das maiores fazendas.

Como é realizado o Top 100? 
O levantamento contou com duas fases distintas:  

Levantamento preliminar;  
Checagem e autorização para publicação.
No levantamento preliminar, divulgamos no site MilkPoint a iniciativa, visando receber, por parte dos leitores do site, indicações de propriedades que poderiam estar ranqueadas entre as 100 maiores. Nosso objetivo era saber a produção aproximada das fazendas indicadas, para, então, passar à fase de checagem, visando obter os dados consolidados do ano de 2021.

Na fase de checagem, contatamos individualmente os produtores selecionados, visando confirmar sua produção e obter outros dados para publicação do relatório completo, além de pedir autorização para divulgação. 

Como acessar o Levantamento Top 100? Acesse gratuitamente aqui todas as informações clicando aqui.  (Milkpoint)




Emater/RS: produção de leite começa a dar sinais de recuperação

Com o aumento da disponibilidade de pastos, principalmente das espécies cultivadas, assim como de água em quantidade e qualidade, a produção de leite começa a dar sinais de recuperação nas regiões com maiores registros de precipitações.
 
As temperaturas amenas também garantiram o conforto e bem-estar para as matrizes, facilitando o manejo dos animais. Há ocorrência de relatos do aumento das infestações pelo carrapato bovino, demandando maior controle por parte dos produtores. Em relação aos manejos preventivos, seguem sendo realizadas as vacinações contra brucelose bovino e raiva herbívora.
 
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, a produção de leite segue reduzida, devido aos efeitos da estiagem. Na Campanha, as perspectivas são melhores, em função do registro de precipitações, que proporcionaram condições para aumentar a oferta de pastagens cultivadas. O fornecimento de feno e das reservas de silagem da safra passada deve ser reduzido ao longo dos próximos dias, de acordo com a ampliação da oferta de forragem verde nas áreas de espécies cultivadas, como sorgo forrageiro, capim sudão, trevos e cornichão.

Na regional de Santa Rosa, há registro de aumento na produção de leite, reflexo das chuvas ocorridas e da diminuição das temperaturas máximas, diminuindo o estresse térmico no momento do pastejo. Em alguns municípios, os produtores relatam dificuldade para adquirir feno, devido à escassez deste alimento no mercado. Também há novos relatos da ocorrência de leite instável não ácido (LINA).
 
Na de Caxias do Sul, houve retorno do crescimento das pastagens, porém as temperaturas altas estão impactando no consumo do pasto pelas vacas, devido ao estresse térmico, provocando a diminuição da ingesta.
 
Na regional de Pelotas, há melhora no desenvolvimento do milho para silagem, mas ainda são necessários volumes expressivos de chuva para completar o ciclo da cultura. Muitos produtores seguem com a utilização da silagem para suplementação da alimentação, porém com diminuição da quantidade, em função da maior oferta de pasto a campo, sendo que o mesmo vem ocorrendo em muitos produtores da regional de Ijuí.
 
As informações são do Emater-RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Jogo Rápido 

MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade: É HOJE, vai começar, participe!
Hoje (14/03) começa o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade, uma jornada de conhecimentos técnicos dentro das fazendas de leite em busca de um leite mais rentável, otimizando processos e amenizando o impacto das variáveis externas na margem de lucro das propriedades leiteiras. Ao longo de seis encontros semanais online, o Feras da Rentabilidade trará palestras sobre qualidade do leite, produção de alimentos, índices zootécnicos, reprodução, genética, cria e recria, conforto e bem-estar, mas todas com uma abordagem exclusiva, voltada para a lucratividade e como cada um destes pontos influenciam no retorno financeiro. Contaremos com palestrantes especialistas e casos de produtores de leite que conseguem fazer da atividade um bom negócio. Além disso, todo o conteúdo ficará disponível por 30 dias na plataforma do evento para você ver e rever quantas vezes quiser! Se você ainda não fez a sua inscrição, ainda dá tempo, se inscreva agora, o Feras da Rentabilidade já vai começar! Associados do Sindilat contam com 30% de desconto na inscrição. (Milkpoint)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *