Pular para o conteúdo

06/09/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  06 de setembro de 2021                                                  Ano 15 - N° 3.495


Prêmio Referência Leiteira avalia competitividade e qualidade de vida nos tambos
 
Governo do Estado, Emater e Sindilat lançam projeto inovador na Expointer
 
A produção leiteira gaúcha ganhará, a partir de 2021, um novo parâmetro de produtividade e qualidade. É o Prêmio Referência Leiteira, projeto capitaneado pela Secretaria da Agricultura, Emater/RS e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) e que visa destacar as propriedades em termos de eficiência produtiva e qualidade do leite, mas que também fazem um trabalho diferenciado em relação ao bem-estar animal e à saúde dos seus produtores e funcionários. O prêmio foi anunciado em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (6/9). O evento ocorreu na Casa da Indústria de Laticínios, no Boulevard do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e também de forma remota.
 
A proposta, explica o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, começou a ser gestada no início deste ano e vem demonstrar que é possível obter resultados diferenciados independentemente do número de vacas em lactação de uma propriedade. “Precisamos entender qual o caminho mais curto para elevar a competitividade da produção láctea gaúcha e garantir que nossos produtores vivam bem e sintam-se realizados com sua atividade. E valorizar esses bons exemplos é uma forma de mostrar a todos que podemos crescer sempre”, completou Portella.
 
O presidente da Emater/RS, Edmilson Pedro Pelizari, ressalta a importância socioeconômica do setor e a sua capilaridade no Estado. Segundo ele, esse trabalho corrobora a ação de extensão rural e de assistência que a Instituição executa na totalidade dos municípios do Estado. “Esse prêmio busca dar visibilidade ao que de melhor existe na pecuária leiteira do RS”, pontuou Pelizari. Atuando na concepção do projeto, o extensionista da Emater/RS e engenheiro agrícola Diego Barden dos Santos, explicou que a Emater terá papel importante na verificação dos dados das propriedades. “Esse prêmio vai mostrar que temos propriedades com indicadores tão bons quanto aqueles obtidos por grandes produtores internacionais”, projeta, confiante de que o setor lácteo tem uma representatividade que transcende o aspecto econômico. “É o leite que alimenta a criança. Então é esse produtor que cuida da alimentação das futuras gerações”, salienta.
 
Como Participar
Neste primeiro ano, o Prêmio Referência Leiteira avaliará indicadores de tambos gaúchos no período de outubro de 2021 a junho de 2022 em três categorias: Produtividade da Terra, Qualidade do Leite e Grau de Competitividade. A primeira avalia a quantidade de litros produzidos por ano em relação à área utilizada (litros/hectare/ano). A segunda mensurará índices qualitativos do leite como a Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT). Nesta categoria, a certificação de propriedades como livres de tuberculose e brucelose renderá pontos extras aos tambos inscritos.
 
Por fim, a terceira categoria desafia-se a correlacionar a quantidade de litros de leite produzido nas propriedades com o número de pessoas envolvidas, considerando seu grau de dedicação em termos de carga horária e capacidade laboral. Para participar, os produtores interessados precisam inscrever-se junto aos escritórios municipais da Emater/RS até 30 de setembro. Os extensionistas da Emater/RS farão o aferimento dos dados ao longo dos meses de forma a indicar os melhores resultados de acordo com a categoria. Serão premiados os três melhores produtores em cada categoria. A entrega dos prêmios deve ocorrer durante a Expointer 2022.
 
7º Prêmio Sindilat de Jornalismo
As inscrições para o 7º Prêmio Sindilat de Jornalismo serão abertas nesta segunda-feira (6/9) e se estendem até o dia 12/11/21. O mérito é concedido anualmente pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) em reconhecimento ao trabalho da imprensa que acompanha o setor. Neste ano, a premiação contemplará três categorias: Impresso, Eletrônico e On-line. Podem se inscrever ao 7º Prêmio Sindilat de Jornalismo profissionais que tenham trabalhos publicados entre 24/11/2020 e 12/11/2021 em veículos nacionais e que abordem a produção de lácteos e derivados na bacia leiteira do Rio Grande do Sul. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição (https://www.sindilat.com.br/site/wp-content/uploads/2021/09/FICHA-DE-INSCRICAO_2021.pdf) e remeter documentação e cópia do trabalho para o e-mail imprensasindilat@gmail.com. Mais detalhes sobre o processo podem ser conferidos no regulamento (https://www.sindilat.com.br/site/wp-content/uploads/2021/09/REGULAMENTO-2021.pdf) publicado no site do Sindilat.
 
O presidente do Sindilat, Guilherme Portella, destaca que a premiação mais uma vez vai reconhecer talentos do jornalismo que no decorrer do ano se debruçaram sobre pautas que evidenciam a realidade do setor, sua importância econômica e dinamismo. “O agronegócio como um todo fez e está fazendo a sua parte na pandemia. E com o setor lácteo não é diferente. Temos produtores, entidades e também profissionais da imprensa que nos ajudam diariamente a repercutir o que é toda essa cadeia produtiva”, pontua Portella. Os primeiros colocados nas três categorias receberão um troféu e um iPhone. Os segundos e terceiros premiados receberão troféu.
 
Sindilat na Expointer
O Sindilat participa da Expointer com o espaço institucional A Casa da Indústria de Laticínios. O espaço estará aberto ao público visitante durante todos os dias da feira e contará com a parceria da Tetra Pak, marca internacional referência em embalagens para alimentos. A multinacional participará de palestra onde sobre as tendências de consumo no setor lácteo, em evento para associados no dia 9 de setembro às 10h. (Assessoria de Imprensa Sindilat/Fotos: Carolina Jardine)
 

Parcerias com empresas de insumos: como ter uma relação ganha-ganha-ganha?
 
Um bom negócio é aquele que todos os envolvidos saem ganhando, certo? Na atividade leiteira, o mesmo válido é válido. Você já se questionou como ter uma relação ganha-ganha com empresas de insumos? Em que deve ser pautada e como estabelecer essa parceria? Quais as vantagens? Quais são as visões dos consultores, produtores e das empresas de insumo? Qual o papel de cada um? Com certeza, os questionamentos são muitos! É exatamente por isso, que no MilkPoint Experts: Feras da Consultoria, no dia 12/11, vamos ter um painel exclusivamente com esta temática, imperdível, né?
 
  • A visão dos consultores: Cassio Camargos, Consultor em Gestão, Controle da Mastite e Qualidade do Leite, Leonardo Araújo, QConz
  • A visão das empresas de insumos: Rafael Amaral, "Dr. Silagem", Lallemand, Fabio Fogaça, Alta Genetics
  • A visão dos produtores: Jaqueline Paim Ceretta, Produtora de Leite em Ijuí RS, Léo Pereira, das Fazendas Reunidas ACP & Filhos

Ainda não se inscreveu? Faça agora sua inscrição. Entre no site, veja a programação completa e se inscreva já!

Os associados do Sindilat/RS podem garantir sua participação com 30% de desconto, clicando aqui. (Milkpoint)
 
Senar terá Centro de Formação no parque
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) vai construir um Centro de Formação Profissional Rural no Parque de Exposições Assis Brasil. O projeto foi lançado no sábado, primeiro dia da Expointer 2021. O prédio, que terá dois pavimentos e cerca de 400 metros quadrados de área construída, contará com auditório para 120 pessoas, divisível em duas salas com capacidade para 70 e 50 ocupantes cada. O edifício será erguido no mesmo lote do parque onde hoje está instalado o Espaço Senar, vizinho ao Pavilhão Internacional. A obra deve ser finalizada em até sete meses.
 
Com isso, a expectativa é que fique pronta até a próxima edição da feira. Em contrapartida à cedência do terreno pelo Governo do Rio Grande do Sul, o Senar/RS construirá sanitários públicos no Parque de Exposições, em área de 280 metros quadrados, até a próxima Expointer. De acordo com o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, o Centro de Formação será usado para a capacitações de prestadores de serviço que atuam junto aos produtores rurais nas atividades de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “É um projeto distinto, diferenciado, uma casa que vai valorizar muito o parque, especialmente pelo lugar nobre onde está”, comenta Condorelli.
 
Nesta Expointer, o Senar/RS conta com três pontos de atendimento no parque para repassar informações sobre seus serviços aos produtores e visitantes. (Correio do Povo)

Jogo Rápido

Relatório Socioeconômico da Cadeia produtiva do Leite 2021

No dia 8, às 14h, na Casa da Emater, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, a Emater realizará a apresentação dos dados do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite 2021. A transmissão poderá ser acessada de forma on-line, através do link, CLICANDO AQUI. (Emater, adaptada pelo Sindilat)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *