Pular para o conteúdo

01/09/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  01 de setembro de 2021                                                  Ano 15 - N° 3.492


Expointer: palestras e seminários abordam diversos aspectos do agronegócio
 
Muito além de mostrar o que há de melhor em genética animal, máquinas e implementos agrícolas e produção agropecuária gaúcha, a Expointer é um espaço que proporciona uma grande troca de conhecimentos e informações. Fóruns, seminários, palestras e ciclos de debates fazem parte da programação nos nove dias da feira, abordando temas diversos como produção e sanidade animal, agricultura, cooperativismo, tecnologias aplicadas à agropecuária, entre outros assuntos.
 
Nesta edição, em que o acesso à Expointer será limitado a 15 mil visitantes por dia (ingressos podem ser comprados aqui), a maioria destes eventos terá transmissão pela internet. Assim, mesmo quem esteja a muitos quilômetros de distância do Parque de Exposições Assis Brasil vai poder acompanhar a programação técnica. CLIQUE AQUI para conferir. (Expointer)
 

Próximo trimestre deverá ter redução no volume de chuvas no RS

O próximo trimestre deverá ter precipitações abaixo do esperado na maior parte do Rio Grande do Sul. A previsão dos modelos climáticos indica a probabilidade de ocorrência de um novo evento La Niña nos próximos meses. De acordo com Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), “o La Niña é um fenômeno climático global, e a consequência para o estado é a diminuição das chuvas durante a primavera e o começo do verão”.

Para setembro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões, com valores ligeiramente acima da normalidade no Noroeste do Estado. Nos meses de outubro e novembro, o prognóstico indica a redução da chuva em todas regiões. A previsão trimestral indica a gradativa elevação das temperaturas, mínimas e máximas, ao longo do trimestre, porém, em setembro ainda ocorrerão incursões de massas de ar frio, condição que poderá favorecer a ocorrência de geadas isoladas.

Chuva

Setembro: Valores próximos da normalidade na maior parte do Estado, com totais acima da média no setor noroeste.

Outubro: Seco na Região Central, Leste e Nordeste e ligeiramente abaixo da média nas demais regiões.

Novembro: Seco na faixa Norte e ligeiramente abaixo da média nas demais regiões

Temperatura Máxima

Setembro: Próximo da normal em todo Estado.

Outubro: Valores próximos do normal na Fronteira Oeste e Campanha e ligeiramente acima da média nas demais regiões.

Novembro: Ligeiramente acima do normal na maioria das regiões, com valores menores na faixa Leste.

Temperatura Mínima

Setembro: Ligeiramente abaixo do normal em todas regiões.

Outubro: Próximo da média em todo Estado.

Novembro: Acima da média no Noroeste e próximo da normal nas demais regiões.

CLIQUE AQUI e veja os gráficos da previsão meteorológica e a análise do trimestre que passou. (Fonte: SEAPDR)

Sociedade civil pode participar de consulta pública sobre plano para agricultura de baixo carbono

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu consulta pública para receber contribuições para atualização do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (ABC+). As sugestões podem ser enviadas pelos interessados até 30 de setembro, conforme as orientações publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (31).

O objetivo do ABC+ é de promover a adaptação da agropecuária brasileira à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem. O ABC+ é a atualização do Plano ABC, executado de 2010 a 2020, que se tornou referência mundial de política pública na promoção de tecnologias e práticas sustentáveis no setor agropecuário.

Neste próximo decênio (2020 a 2030), o ABC + continuará a promover a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, chamadas, nesta nova etapa, de Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de produção Sustentáveis (SPSABC). Dentre eles estão: fixação biológica do nitrogênio; florestas plantadas; recuperação de pastagens degradadas; tratamento de dejetos animais; sistemas em integração nas modalidades integração lavoura, pecuária, floresta, sistemas agroflorestais e sistema plantio direto.

Contribuições

O ABC+ tem em sua composição um Plano Estratégico (PE), publicado em março de 2021, e um Plano Operacional (PO).

Os dois planos foram construídos com base nas lições aprendidas em dez anos de execução do Plano ABC, e em documentos publicados por diversas instituições que atuam em temáticas relacionadas à agropecuária e mudança do clima. Para a elaboração, foram consultados 28 atores nacionais, bem como os 27 grupos gestores estaduais (GGE). Além disso, mais de 200 autores, colaboradores e revisores, de 50 instituições parceiras, contribuíram.

Na consulta pública, os interessados poderão enviar as contribuições técnicas para os itens “Metas” e “Eixos Estratégicos de Atuação”, que integram o Plano Operacional do ABC+.

Os comentários e/ou sugestões são bem-vindos e fundamentais no aprimoramento desta importante política pública para o setor agropecuário. CLIQUE AQUI e participe da consulta pública. (Fonte: MAPA)


Jogo Rápido

Leite - Preço sobe, mas rentabilidade cai

O preço do leite captado em julho e pago ao produtor brasileiro em agosto teve alta de 2,1% em relação ao mês anterior, conforme pesquisa d o Cepea/Esalq/USP, atingindo R$ 2,3595 o litro. Segundo o levantamento, o valor de agosto da chamada “Média Brasil” é um recorde dentro da série histórica que começou a ser apurada em 2005, refletindo alta de 11,7% sobre o mesmo mês de 2020. O boletim destaca também que o aumento nos preços do leite no campo não significa garantia da rentabilidade para o produtor, uma vez que os custos apontaram intensa alta, especialmente neste momento em que o clima desfavorece a atividade. O Custo Operacional Efetivo cresceu quase 13% na “Média Brasil” de janeiro a julho, enquanto a receita subiu apenas 6% no mesmo período. (Correio do Povo)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *